Meta é orientar ainda mais a comunidade sobre os cuidados para evitar a doença
A Vigilância Sanitária de Castro realizou na tarde de terça-feira (22) uma reunião no Auditório da Prefeitura para criar a Comissão Intersetorial Coordenadora das Ações do Programa Municipal de Controle à Dengue. Participaram da reunião diversos segmentos da sociedade. Cada um deles teve escolhido um representante para integrar a comissão.
Segundo Natalie Zahdi, chefe da Vigilância Sanitária, a criação da comissão visa intesificar os trabalhos de prevenção à doença em Castro. "Esse trabalho não será apenas dos agentes de endemias. A comissão também vai participar, principalmente buscando envolver a comunidade para o perigo e os cuidados na prevenção à doença", conta.
Natalie lembra que no ano passado alguns municípios do Paraná, inclusive da região, registraram aparecimento da doença. "Castro não teve qualquer registro, mas está adotando esta medida como um meio a mais de prevenção", comenta. A comissão terá reuniões mensais.
Desde dezembro, agentes de endemia já realizam visitas permanentes a residências da cidade. O trabalho consiste em orientar a população e verificar se existem pontos que possam apresentar risco.
A dengue é uma doença infecciosa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Para prevenir a doença, a ação mais simples é não deixar água parada, mesmo quando limpa, em qualquer tipo de recipiente. Manter caixas d'água, barris, tambores, tanques, devidamente fechados.
das assessorias.