Professores também conhecem metas do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação
O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, divulgou nesta terça-feira (4) para diretores e professores das escolas municipais, o resultado do primeira etapa do Sistema Municipal de Avaliação para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro (IDEC). A avaliação foi aplicada para cerca de três mil alunos da 3ª e 4ª séries, nas disciplinas de Matemática e Português. A média alcançada em uma escala de zero a 10 foi de 4,4.
De acordo com o secretário, o resultado da avaliação é bastante satisfatório. "O mais importante é analisar e diagnosticar qual é o rendimento de cada aluno nessas disciplinas e possibilitar o trabalho com todos os professores para melhorar a prática pedagógica e reduzir a defasagem no aprendizado".
Uma nova etapa de avaliação será realizada no segundo semestre. O IDEC será obtido pela somatória do desempenho individual dos alunos nas duas avaliações com a taxa de aprovação do ano anterior de cada série. "Quanto maior o desempenho dos alunos nos testes e maior a taxa de aprovação, mais alto será o IDEC. Para melhorar esse índice é importante que as escolas trabalhem nas duas dimensões do indicador simultaneamente", explica Sanches.
PDE
O secretário apresentou ainda o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação "Todos pela Educação", que compreende 28 diretrizes para melhorar a aprendizagem e fazer com que os alunos dominem os conteúdos da Educação Básica. O plano estabelece metas de qualidade para a educação no Brasil e cria mecanismos de avaliação do rendimento dos alunos através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), aplicado a cada dois anos nas escolas para alunos da 4ª série do Ensino Fundamental.
Até 2022, a proposta é cumprir cinco metas: 98% das crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola; toda criança deverá saber ler e escrever até os 8 anos com plena alfabetização; todo aluno deverá aprender o conteúdo apropriado para sua série; 95% dos alunos concluindo o Ensino Fundamental até os 16 anos e 90% concluindo o Ensino Médio até os 19 anos e investimento em educação garantido e bem gestionado.
Há ainda o compromisso do governo federal de a partir de 2010 até 2022 investir 5% do PIB em educação. Atualmente, o índice aplicado é de 3,2% do PIB.
Os municípios brasileiros precisam cumprir as metas e elevar gradualmente os índices do IDEB para continuar recebendo recursos para a educação.
Para melhorar a qualidade da educação, o Ministério da Educação propõe a gestão educacional com planejamento para otimizar recursos materiais e humanos; formação continuada de professores e profissionais da área; práticas pedagógicas e avaliação, e infra-estrutura física e recursos pedagógicos. "A partir de agora e nos próximos três anos, muitas inovações vão ocorrer. É preciso mudar a prática pedagógica para mudar a rotina no ambiente escolar. Temos que ter professores atualizados e com ensino superior concluído por exigência da lei até 2011. É imprescindível a avaliação da educação para corrigir possíveis desvios de rota e saber se o dinheiro público está sendo bem aplicado", diz Sanches.
Estratégias
Com o objetivo de avançar na qualidade da educação, Castro já está implantando algumas estratégias que incluem o Portal de Gestão da Secretaria para fazer uma administração de forma mais eficiente; rastreamento do transporte escolar para reduzir custos; Plano de Ação Articulada (PAR), um levantamento que aponta o quê precisa melhorar e o Programa de Formação Continuada. "Já estamos caminhando para melhorar os níveis na educação, mas precisamos ainda implantar conselhos escolares e aumentar o número de bibliotecas nas escolas, entre outras coisas. Para conseguir avançar ainda mais, é necessário o envolvimento e o compromisso de todos. Do poder público, professores, profissionais da educação e comunidade", finaliza.
das assessorias: