quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Evento comemora Dia Mundial de Combate à Aids

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro, através do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu nesta quarta-feira (1º), em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, palestra show com o tema 'Motivação' e apresentações culturais dos alunos do Colégio Estadual Joana Torres e das Agentes Comunitárias de Saúde. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social.

De acordo com a coordenadora do programa DST/HIV e Aids da Secretaria de Saúde, Natalie Cotrim Zadhi, a ideia do evento é levar informação para que as pessoas saibam mais sobre o vírus HIV, como se adquire e transmite, e principalmente, alertar para a importância da prevenção e do tratamento. “O evento faz parte do nosso trabalho de conscientização junto à comunidade”.

Tratamento

Natalie explica que quando é detectado o vírus HIV, ou se a doença se desenvolve, o portador passa a ser acompanhado pelo SAE/CTA, recebendo orientação sobre os cuidados necessários e os medicamentos que precisa tomar. As gestantes também devem fazer o teste de HIV, para em caso de resultado positivo, receberem acompanhamento para que o vírus não seja transmitido ao bebê. “Ressaltamos mais uma vez a importância da prevenção, dos cuidados a serem tomados e ainda, do tratamento e acompanhamento profissional para portadores do vírus ou que desenvolveram a doença. O melhor caminho é a informação e o conhecimento”.

Capacitação

Os profissionais que atuam no serviço, bem como a coordenação do programa municipal DST/HIV e Aids, participaram durante o ano de 2010 de cursos de capacitação, treinamento, reuniões técnicas, congressos e seminários com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos e melhorar o atendimento. Profissionais da Saúde de Castro multiplicaram as informações realizando palestras e cursos em diversas cidades do Paraná.

Em 2010 foram realizados 247 testes rápidos para detecção de HIV, com 5 resultados positivos. Foram notificados 16 novos casos de Aids e 4 gestantes com HIV positivo. Os óbitos decorrentes da doença somaram 6. O serviço de saúde realizou ainda 402 consultas para pacientes portadores de HIV, Aids e outras DST´s, além de 732 atendimentos para pacientes com hanseníase e tuberculose.

Rede

A secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutscke, destacou que o município desenvolve um trabalho em rede que envolve todas as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Ela alertou ainda que a incidência da Aids está aumentando, principalmente entre os adolescentes. “Nosso papel é o da prevenção e temos que levar o conhecimento às crianças e adolescentes, que irão multiplicar as informações para o adultos. É um trabalho contínuo, temos espaço e profissionais adequados para o atendimento, e podemos fazer a diferença”.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SONHOS DE NATAL

Milhares de pessoas prestigiaram no último sábado (26), a abertura oficial da campanha “Sonhos de Natal”, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro) e Prefeitura Municipal. O desfile pela Rua Dr. Jorge Xavier da Silva contou com a participação de empresas, escolas e entidades, além de carros enfeitados com o tema.