sábado, 21 de junho de 2008

DEPUTADOS APOIAM ClAUDIONI BRAGA

O encontro regional dos Democratas na noite do dia 20 de junho, no Memorial da Imigração reuniu cerca de centenas de convidados para o lancamento da pré candidatura de Claudioni Braga as eleições para prefeito em outubro de 2008. Se fizeram presente Marcelo Rangel e Plauto Miro Deputados Estadual e o Presidente Estadual do Partido Deputado Federal Abelardo Lupion.
CONFIRA OS VIDEOS DOS DEPOIMENTOS DOS DEPUTADOS: CONFIRA AQUI O DEPOIMENTO DE BRAGA AOS SEUS CONVIDADOS:

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Castro obtém nota 4,9 no IDEB

Município ultrapassou média prevista que era de 4,5

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, divulgou nesta sexta-feira (20) o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Castro, realizado em novembro do ano passado nas disciplinas de Português e Matemática para alunos da 4ª série do ensino fundamental de 13 escolas da rede municipal da zona urbana.

O município de Castro obteve a nota 4,9 em uma escala de zero a 10, o que significa que os alunos estão dominando 49% dos conteúdos ensinados. A previsão de nota era de 4,5, mesmo resultado obtido em 2005. A média de 4,9 estava prevista para o ano de 2009. O IDEB é realizado a cada dois anos para alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Das 13 escolas que passaram pela avaliação, 12 alcançaram nota maior do que em 2005, apenas a Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho não superou a nota de 2005.

Sanches destacou que o resultado estimula a secretaria a continuar desenvolvendo o trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe pedagógica. "Essa nota é resultado de um esforço contínuo que estamos fazendo e estava em nossas expectativas. Para 2009, o mínimo que queremos alcançar é de 5,1", diz.

Ele explica que a expectativa de crescimento se dá por conta do Sistema Municipal de Avaliação, o IDEC (Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro), implantado este ano no município e que será realizado para 3ª e 4ª série, duas vezes ao ano.

Planejamento

O secretário ressaltou ainda que o crescimento da nota do IDEB em relação a 2005 deve-se a um trabalho pautado no planejamento, com prioridade na prática pedagógica com foco na aprendizagem, pedagogas fazendo o trabalho de coordenação nas escolas, trabalho com grupos de estudo série por série, estímulo aos professores através do Plano de Carreiras e o esforço técnico da equipe de professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas. Outro ponto importante é o trabalho realizado junto aos pais, que resulta na melhoria do aprendizado do aluno.

Correção

Sanches destaca que no Brasil não havia a cultura da avaliação e que o sistema atualmente serve para medir o que os alunos aprendem ou deixam de aprender, possibilitando a redefinição do foco na aprendizagem.

O que é o IDEB

O IDEB foi lançado pelo Ministério da Educação para sintetizar o rendimento escolar do aluno, com desempenhos em exames, e assim melhorar o sistema de educação no Brasil.

Cada escola terá metas a serem atingidas, e a sociedade poderá acompanhar a projeção do índice de cada instituição. Para o Brasil, a meta do índice, que vai de zero a dez, é hoje de 3,8 para os primeiros anos do ensino fundamental, que deverá atingir em 2021 o índice 6. Nos últimos anos do ensino fundamental, que é de 3,5, deverá chegar a 5,5 e para o ensino médio, que é de 3,4, a meta é 5,2.

Os municípios brasileiros precisam cumprir as metas e elevar gradualmente os índices do IDEB para continuar recebendo recursos para a educação.

Notas por escolas

Santo Lazarini da Silva 4,3

Bernardo Litzinger 6,5

Dalila Ayres 4,3

Elsa Macedo 5,0

Estação do Tronco 5,0

Jahyr Lopes 4,2

Jardim Bela Vista 4,8

Josefa A.F. Telles 4,6

José Nery C. De Napoli 4,7

Linneu M. Novaes 5,3

Lourival L.de Carvalho 4,7

Mariana G. Duarte 5,0

Relindis B. Capilé 4,8

Vicente Machado 5,3

Vila Rosário 4,3

das assessorias:

terça-feira, 17 de junho de 2008

Lei garante acesso aos portadores de deficiência na administração pública

Projeto reserva 5% das vagas em concurso público

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior sancionou nesta segunda-feira (16) o projeto de lei 1768/2008, do Executivo, que garante o acesso de pessoas portadoras de deficiência ao serviço público, desde que essa não seja fator impeditivo do exercício da função relativa ao cargo. Pelo projeto, os portadores de deficiência têm o direito assegurado de se inscrever em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos. Também fica vedada qualquer forma de obstáculo à inscrição da pessoa portadora de deficiência em concurso público para ingressar em carreira na administração pública.

O candidato portador de deficiência terá direito a concorrer a todas as vagas e haverá a reserva de percentual mínimo de 5% para cada cargo, especificamente. A reserva de vagas se dará sobre o total de cargos e empregos públicos de cada carreira e não apenas sobre as vagas oferecidas em concurso.

Para o prefeito, a lei vai dar oportunidade para os portadores de deficiência que tiverem interesse em trabalhar na administração pública. "A lei vai permitir a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, sem discriminação", diz.

das assessorias:

Programa vai permitir economia de 18% e melhorar a qualidade dos serviços

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, lançou nesta segunda-feira (16) o Sistema de Gerenciamento e Rastreamento do Transporte Escolar, que vai monitorar via satélite o transporte dos alunos das escolas públicas de Castro. Com o sistema de informação, a Secretaria de Educação poderá acompanhar todo o trajeto dos veículos desde o horário de saída, parada nos pontos, horário de embarque e desembarque dos alunos na escola, além do itinerário. Todos os dados serão armazenados diariamente e arquivados no sistema. Os relatórios contêm os dados de cada escola, veículo, rota, tempo percorrido e quilometragem.

Para implantar o sistema, a Secretaria fez a reconstrução de cada rota, renovação e padronização das frotas, instalação de módulos rastreadores em cada veículo e um sistema de informação para gerenciamento do serviço prestado. “Vamos economizar 18% em relação ao que foi gasto no ano passado e utilizar esse dinheiro em outros projetos”, diz.

A Secretaria vai ainda exigir curso específico para o transporte escolar. Atualmente, o município transporta cinco mil alunos diariamente, e a despesa com os serviços prestados foi de R$ 2,8 milhões no ano passado. O repasse dos governos estadual e federal foi de apenas R$ 600 mil.

PDE

Durante o evento, o secretário apresentou também o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação “Todos pela Educação”, que compreende 28 diretrizes para melhorar a aprendizagem e fazer com que os alunos dominem os conteúdos da Educação Básica. O plano estabelece metas de qualidade para a educação no Brasil e cria mecanismos de avaliação do rendimento dos alunos através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), aplicado a cada dois anos nas escolas para alunos da 4ª série do Ensino Fundamental.

Até 2022, a proposta é cumprir cinco metas: 98% das crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola; toda criança deverá saber ler e escrever até os 8 anos com plena alfabetização; todo aluno deverá aprender o conteúdo apropriado para sua série; 95% dos alunos concluindo o Ensino Fundamental até os 16 anos e 90% concluindo o Ensino Médio até os 19 anos e investimento em educação garantido e bem gestionado.

Há ainda o compromisso do governo federal de a partir de 2010 até 2022 investir 5% do PIB em educação. Atualmente, o índice aplicado é de 3,2% do PIB.

Os municípios brasileiros precisam cumprir as metas e elevar gradualmente os índices do IDEB para continuar recebendo recursos para a educação.

Para melhorar a qualidade da educação, o Ministério da Educação propõe a gestão educacional com planejamento para otimizar recursos materiais e humanos; formação continuada de professores e profissionais da área; práticas pedagógicas e avaliação, e infra-estrutura física e recursos pedagógicos.

Estrutura

Sanches destacou que o município já está adotando algumas estratégias como o Sistema Municipal de Avaliação para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro (IDEC), aplicado para cerca de três mil alunos da 3ª e 4ª séries, nas disciplinas de Matemática e Português. O objetivo é medir o rendimento de cada aluno nessas disciplinas e possibilitar o trabalho com todos os professores para melhorar a prática pedagógica e reduzir a defasagem no aprendizado.

Também já está em andamento o Portal de Gestão da Secretaria para fazer uma administração de forma mais eficiente, a implantação do Plano de Ação Articulada (PAR), um levantamento que aponta o quê precisa melhorar, e o Programa de Formação Continuada, desenvolvido em parceria com várias instituições de ensino.

Além disso, o município investiu na reforma e construção de escolas, mobiliário novo e uniformes para os estudantes. A formação continuada de professores e profissionais da educação é outro foco da secretaria para a melhoria da qualidade na educação. “Castro tem hoje 92% dos professores com ensino superior e 63% com pós-graduação. Investimos também na infra-estrutura das escolas. Todas essas estratégias devem ser acompanhadas pela sociedade”, pondera.

Resultados

O superintendente de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Estado da Educação, Luciano Pereira Mewes, destacou que o que acontece em Castro serve de exemplo para outras cidades do Paraná. “Sonho com isso para outros municípios. Tudo aqui se realiza pelo esforço dos professores e tenho certeza de que na vida dessas crianças há um sentimento de amor por esses educadores”.

Para o coordenador de Transporte Escolar do Ministério da Educação, José Maria Rodrigues de Souza, a iniciativa da Prefeitura faz com que os índices da educação no município sejam melhorados substancialmente. “Quando há programas e boa vontade para melhorar a educação, podemos tirar o Brasil do atraso. Castro sai na frente com o rastreamento escolar, que poderá ser replicado por todo o país. A administração teve ousadia para promover as mudanças”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior destacou que o projeto para o transporte escolar é em respeito aos pais e às crianças. “O transporte escolar é um problema de gestão e assumimos um compromisso de melhorar a qualidade. Estamos fazendo a nossa parte, e vamos cobrar mais o Estado para que aumente o repasse de recursos. Parabéns aos professores e alunos, os maiores responsáveis por essa conquista”, finalizou.

Premiação

A Secretaria de Educação entregou troféus aos alunos que gabaritaram as provas aplicadas pelo Sistema Municipal de Avaliação. Para as alunas Márcia Stella, da Escola Municipal Professora Elsa Macedo, e Mayara Lopes Sperandio, da Escola Municipal BernardoLitzinger, que gabaritaram tanto a prova de Português quanto de Matemática, o prêmio foi uma bicicleta.
das assessorias: