quarta-feira, 2 de abril de 2008

Vereadores analisam alterações no Código de Posturas

Proposta aprovada em primeira votação estabelece o horário de funcionamento de bares, restaurantes e similares

A Câmara Municipal de Castro realizou nesta quarta-feira (02) a 1ª sessão ordinária de abril. Os vereadores analisaram em primeiro turno dois projetos de lei. A proposta de lei complementar nº 02/08, de autoria do vereador Herculano da Silva, regulamenta o horário de funcionamento de bares, restaurantes e similares no Código de Posturas e o projeto nº 18/08, enviado pelo Executivo, que autoriza a doação de terreno para a construção da sede da Agência da Previdência Social de Castro (INSS) na Vila Rio Branco.

De acordo com a emenda apresentada pela Comissão Permanente de Constituição e Justiça ao projeto de lei complementar, estão sujeitos ao horário especial bares e similares, que funcionarão das 6 às 24 horas, com exceção de hotéis, flats, clubes, associações, hospitais, shoppings e panificadoras. Restaurantes e pizzarias poderão operar das 6 às 3 horas, com venda de bebidas alcoólicas restringidas para o consumo local e atendimento restrito a ambientes fechados. Na lei, ainda consta que não haverá concessão de licenças para bares em imóveis a menos de 100 metros de distância de estabelecimentos de ensino municipal, estadual, privado, inclusive de ensino superior. A matéria será colocada em segunda votação e, somente, depois de sancionado pelo Prefeito Moacyr Elias Fadel Junior (PMDB) entrará em vigor.

Além dos dois projetos de lei, os vereadores aprovaram quatro requerimentos com melhorias para Castro. Eles pedem para que seja estudada a possibilidade de instalação de telefone público no bairro de Conceição e de redutores de velocidade perto da Escola Municipal Jahyr Lopes, Além disso, os parlamentares solicitam a recuperação da ponte próxima ao Colégio Agrícola e voto de Pesar pelo falecimento de Jacy Carneiro Gomes.

Os vereadores apresentaram ainda três indicações, que apontam a necessidade de patrolamento em frente à loja de Materiais de Construção J. Tureck, localizada no Contorno Sul; de meio-fio na Rua Antonio José Gomes e providências nos Postos de Saúde do interior do município. Foi pedido também, em requerimento verbal, voto de congratulações ao 5º Batalhão de Cavalaria Mecanizada pela passagem de aniversário.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 9 de abril, a partir das 14 horas, na sala de sessões.
das assessorias:

segunda-feira, 31 de março de 2008

Festa dos 304 anos de Castro atrai mais de 60 mil pessoas

As comemorações dos 304 anos de Castro reuniram pelo menos 60 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores. A programação de atividades iniciou no dia 21 de março, no Parque Lacustre, numa promoção da Acecastro, com apoio da Prefeitura Municipal de Castro.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Nocera, o evento foi considerado um sucesso pelos organizadores. “A festa teve grande presença de público, famílias e não houve qualquer ocorrência na área da segurança”, avaliou.

Somente no final de semana, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Parque Lacustre. No parque, uma estrutura com alimentação, feira de artesanatos e parque de diversões animou os castrenses. Durante as três noites, as atrações ficaram por conta dos Garotos de Ouro, na sexta-feira (28), às 21 horas. No sábado (29) foi a vez do grupo Amigos da Terra se apresentar às 19 horas, e em seguida, às 21 horas, o grupo Cowboys do Asfalto. No domingo à noite, o show da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba e a queima de fogos encerraram as festividades.

Campanha

No último domingo, as pessoas puderam participar da campanha promovida pelo Provopar para a compra de próteses para o menino Maurício Demquevicz Novak, que perdeu parte dos braços numa descarga elétrica. Mais de R$ 22 mil foram arrecadados na terceira noite de festa. “Muitas pessoas já tinham adquirido o ingresso para o show na troca por um quilo de alimento e, mesmo assim, colaboraram com a campanha”, conta.

História

As comemorações dos 304 anos da Concessão das Sesmarias têm por objetivo destacar o potencial histórico e natural do município.

O primeiro requerimento de Sesmaria atendido nos Campos Gerais foi de Pedro Taques de Almeida, em 19 de março de 1704, cuja família se fixou na região, fundando a Fazenda Capão Alto. Com a concessão de outras sesmarias, a Freguesia de Sant'Ana do Iapó compreendia na época as áreas dos municípios de Jaguariaíva, Piraí do Sul, Castro, Carambeí e Ponta Grossa.

Com o constante vai e vem de tropas que cruzavam a propriedade, rapidamente a formação dos Campos Gerais efetivou-se com o "Caminho de Viamão", que iniciava em Viamão (RS), passava por Castro e terminava em Sorocaba (SP).
Departamento de Comunicação Social