sexta-feira, 10 de julho de 2009

Produtores de leite visitam usina da Castrolanda

Um grupo de 28 produtores de leite da região do Tanque Grande visitou nesta sexta-feira (10), a Usina de Beneficiamento de Leite da Cooperativa Castrolanda. A unidade industrializa o leite produzido em Castro e região.

Através de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Castro, Emater e Cooperativa Castrolanda, a UBL também irá receber leite produzido por pequenos produtores do município, num processo de inclusão sócioeconômico.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Márcio José Lopes, está sendo realizado um trabalho junto aos produtores para que eles sejam inseridos no sistema Castrolanda de produção de leite. Primeiramente é feito um diagnóstico das propriedades, os produtores passam por um treinamento sobre qualidade do leite, manejo e sistema de produção. A capacitação é realizada em parceria com o Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP). Paralelamente, é feito um projeto econômico-financeiro, em parceria com o Banco do Brasil através do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que prioriza linhas de crédito para viabilizar o aumento e adequação da produção nas propriedades. “Através do Termo de Cooperação, a meta é abranger 300 pequenos produtores até dezembro de 2010, para que possam ter uma atividade sustentável e vender o produto para a cooperativa, e com isso, praticamente dobrar sua renda”, explica.

Segundo o técnico da Emater, Sidney de Oliveira, os produtores são cadastrados e encaminhados para o treinamento. A Emater também elabora o projeto de crédito pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e acompanhamento da gestão da propriedade. “Damos todo o suporte técnico necessário”, diz.

O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Antônio Calmon de Lima, faz o elo entre o produtor e a cooperativa, além de acompanhamento de todo o processo. “A ideia é profissionalizar o pequeno produtor”.

Atualmente 70 produtores já passaram por treinamento e outros 40 vão iniciar o curso. Quarenta pequenos produtores já estão inseridos no sistema Castrolanda.

A UBL iniciou o funcionamento em 2008. Atualmente, recebe 550 mil litros de leite por dia, e cerca de 400 mil litros são transformados em leite concentrado (retirada de parte da água), que é vendido para empresas como a Nestlé, Itambé e Parmalat que utilizam para a produção de leite condensado e leite em pó. Neste segundo semestre, a empresa deve iniciar a produção de leite longa vida.

História do Paraná é contada em exposição

A secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi, e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maíto Filho, abriram na noite de quinta-feira, na Casa da Praça, a exposição “Paraná, Caminhos da História e da Arte”, trazendo obras de vários museus do Estado.

A Secretária disse que a exposição itinerante é a realização de um sonho de levar a arte paranaense para além dos museus. “Fico feliz em saber que muitas pessoas podem apreciar a história e a cultura do Paraná através desses objetos, documentos e fotografias”.

A mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte que representam a história e a produção artística paranaense.

Nesta nova fase o projeto “Paraná: Caminhos da história e da Arte” dividiu-se da seguinte forma: “História da Ocupação do Território Paranaense”, que expõe a história indígena do Paraná, por meio de objetos resgatados em sítios arqueológicos, passando pelos primeiros imigrantes europeus até os anos 60, quando o Paraná recebeu uma onda povoadora de migrantes provenientes do Rio Grande do Sul.

Em um outro momento, será apresentada a mostra “Caminhos da Arte”, na qual o público poderá conhecer os diferentes momentos das artes plásticas paranaenses. Desde os primórdios, na primeira metade do século XIX, até os primeiros anos do século XXI. Nesta parte da exposição, serão exibidas obras originais de grandes artistas paranaenses como Alfredo Andersen, João Turin, Maria Amélia D’ Assumpção, Theodoro De Bona e Guido Viaro.

Na mostra, estão em exibição objetos, documentos, obras de arte originais, bem como peças do acervo de museus da Secretaria. Espaços como os museus Paranaense, Alfredo Andersen, Imagem e do Som, Arte Contemporânea e Casa João Turin são alguns dos que participam desta coletânea de obras paranaenses.

A diretora de Cultura de Castro, Gisele Coradassi, destacou que a exposição é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento histórico e cultural. “É uma satisfação receber essa exposição aqui em Castro”.

A exposição permanece até o dia 9 de agosto, na Casa da Praça.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Seminário apresenta cultura paranaense

Mais de 150 pessoas participaram nesta quinta-feira (9), no Teatro Bento Mossurunga, do Seminário da Cultura Paranaense, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Prefeitura de Castro através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

A secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi, destacou que o seminário tem como objetivo valorizar a cultura paranaense, sua história e sua herança. “O homem expressa seus sentimentos pela arte, literatura e artes visuais. Todos os eventos da Cultura nós iniciamos com o hino do Paraná, que mais que um símbolo, significa uma demonstração de amor pelo nosso Estado. Nós somos parte desse time que é o Paraná com suas belas tradições, como nesta região, o Paraná Tropeiro. Queremos valorizar o 'ser paranaense'”, diz.

O Prefeito Moacyr Elias Fadel Junior disse que a secretária sempre valorizou a cultura e os castrenses prestigiando os eventos da cidade. Lembrou que Castro tem história, é a cidade-mãe do Paraná e poucos jovens sabem disso. Destacou que a atual gestão criou a Secretaria de Esporte e Cultura para, em conjunto com o Estado, dar mais ênfase e valorizar a cultura da cidade. “Agradecemos à secretária por Castro estar recebendo este evento tão importante que traz a história e a cultura do nosso Estado”.

A diretora de Cultura, Gisele Coradassi, ressaltou que o evento superou as expectativas. “Foi fantástico, o público já pediu continuidade de eventos como este que são uma oportunidade de despertar para a história do Paraná e da nossa cidade. É uma parceria que deu certo”.

Com apresentações de vídeos produzidos pela SEEC, o seminário abordou vários temas ligados à cultura paranaense. Uma palestra contou os causos e lendas do Paraná, narrados pelo ator Richard Rebello, permitindo aos participantes mergulharem na história paranaense e aprofundarem o conhecimento acerca da sua identidade cultural.

As palestras tiveram como tema: “Breve História do Paraná e Formação Étnica”; “As Artes Plásticas no Paraná”; “Patrimônio Histórico, Material e Imaterial” e “A Música Paranaense”.

das assessorias:

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Prefeitura vai retirar veículos irregulares

A Prefeitura Municipal de Castro realiza nesta quarta e quinta-feira (8 e 9) vistoria em 60 veículos que fazem os transporte de alunos da rede municipal de ensino. A inspeção é feita pela Inspecar, empresa especializada e homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Estão sendo veficados pneus, barra estabilizadora, parte elétrica, freios, amortecedores e tacógrafo, entre outros.

De acordo com o superintendente de Transporte Escolar e Alimentação da Secretaria Municipal de Educação, Giovani de Castro Zadra, para transportar alunos, o motorista deve ter o curso de transporte de escolar, carteira “D” ou “E”. Os veículos devem ser brancos com o dístico amarelo e atender a capacidade de lugares conforme o edital. Para ônibus são 45 lugares, 32 em micro-ônibus, 15 em vans e 12 para peruas.

Para os veículos que apresentarem qualquer irregularidade, será feita uma reinspeção nos dias 14 e 15. Não haverá prorrogação de prazo para adequação.

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, destaca que a Prefeitura é rigorosa no cumprimento das exigências para o transporte escolar. “Estamos transportando vidas e temos que ter responsabilidade. Os veículos que não estiverem adequados, serão retirados das ruas e uma nova licitação será aberta”, diz.

das assessorias:

Secretaria promove “Seminário da Cultura Paranaense”

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Prefeitura de Castro através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura promove nesta quinta-feira (9) em Castro, no Teatro Bento Mossurunga, a partir das 8h30, o Seminário da Cultura Paranaense.

Com apresentações de vídeos produzidos pela SEEC serão abordados vários temas ligados a cultura paranaense. O seminário conta com palestra-show que encanta a platéia e a faz cantar, os causos e lendas do Paraná, narrados pelo ator Richard Rebello. Os participantes mergulham na história paranaense e aprofundam o conhecimento acerca da sua identidade cultural.

Participam do evento os professores Roseli Boschilia, Rosemeire Odahara, Aymoré Indio do Brasil, e ainda os músicos-professores Lydio Roberto e Mara Fontoura.

De acordo com a diretora de Cultura, Gisele Coradassi, mais de 100 pessoas já estão inscritas para o seminário. “A procura está grande, e o evento é uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre a cultura paranaense”.

Exposição

Também na quinta-feira, às 20 horas, na Casa da Praça, haverá abertura da exposição “Paraná, Caminhos da História e da Arte”, trazendo obras de vários museus do Estado.

Gisele Coradassi destacou que receber a exposição é importante para o município, pelo seu contexto histórico no Estado. “Estamos honrados em receber esta exposição que traz obras originais de importantes museus do estado. Castro é muito valorizada pelo seu patrimônio preservado e revela também grandes artistas como nosso maestro Bento Mossurunga, considerado ícone da música paranaense. A Secretaria de Esporte e Cultura, enquanto agente cultural, tem a responsabilidade de propagar a nossa identidade paranaense”.

Programação do Seminário

08:30 às 09h00 - Abertura

09h00 às 09h30 - Apresentação dos vídeos

09h30 às 10h30 - Breve História do Paraná e Formação Étnica

10h30 às 10h45 - Coffe Break

10h45 às 12h15 - As Artes Plásticas no Paraná

12h15 às 14h00 - Almoço

14h00 às 15h00 - Patrimônio Histórico, Material e Imaterial

15h00 às 15h15 - Coffe Break

15h15 às 17h15 - A Música Paranaense

20h00 - Abertura da Exposição Paraná Caminhos da História e da Arte. - Casa da Praça

segunda-feira, 6 de julho de 2009

CREA apresenta propostas para o município

Os presidentes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Junior, e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Castro (AEAC), Faissal Fadel, apresentaram na sexta-feira à noite, no Hotel Buganville, para secretários municipais e convidados, as

propostas de políticas públicas desenvolvidas por profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências, visando o desenvolvimento e aumento da qualidade de vida da população. As sugestões foram elaboradas com base num diagnóstico feito na cidade, dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em ferramentas de gestão, como o Plano Plurianual.

Cabrini destacou no encontro a importância da “Agenda Parlamentar – Ideias e Soluções para os Municípios”, programa que está sendo desenvolvido em todas as regiões do Paraná pelo CREA e entidades de classe. As propostas também foram apresentadas para os vereadores do município na sexta-feira à tarde.

No mês de novembro, as sugestões serão encaminhadas aos deputados e candidatos ao governo do Estado nas próximas eleições.

Propostas

As propostas para Castro foram elaboradas sob a liderança da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Castro. Entre elas estão a adequação de passeios públicos para garantia da acessibilidade; agilização da análise de projetos de prevenção de incêndios; regulamentação de estruturas provisórias para eventos públicos; regulamentação de cercas eletrificadas e qualificação de mão-de-obra da construção civil.

A secretária municipal de Planejamento de Castro, Renata Macedo afirmou que as propostas poderão integrar o Plano Plurianual (PPA). Disse ainda, que é fundamental a participação da sociedade nesta discussão. “Somente o poder público não conseguirá promover o desenvolvimento. É preciso a participação de todos”, ressalta.

O prefeito Moacyr Elias Fade Junior destacou a importância do programa. “Esta colaboração do CREA para trazer melhorias para as cidades mostra que a entidade está interessada em prestar seus serviços para ajudar os administradores públicos. É de grande valia todo esse trabalho que vai oferecer assessoria de profissionais que detêm conhecimento tecnológico. Quem sai ganhando é a população”.

das assesorias: