sábado, 8 de novembro de 2008

XXI Jeca chegam ao fim

Terminou na tarde desse sábado (08) a 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca), a maior da história. Em 11 dias de disputas, 7469 atletas – participação recorde – de 40 escolas da rede pública e privada da cidade competiram em 16 modalidades. No total, a comissão organizadora dos jogos distribuiu 3 mil medalhas e 330 troféus.

No Ginásio Douglas Pereira, com boa presença de púbico, ocorreu a cerimônia de encerramento. Além de quatro apresentações artísticas, uma de um grupo de dança de Carambeí, e as outras três de grupos de Castro, foram entregues troféus especiais aos três estabelecimentos de ensino melhores colocados em cada um dos cinco grupos do Jeca. Para a classificação geral, foram computados os resultados de todas as modalidades, tanto no masculino quanto no feminino, e distribuída a pontuação entre as dez primeiras escolas.

O Colégio Emília Erichsen recebeu mais troféus na cerimônia de encerramento, sendo campeão geral nos grupos 1 (para alunos de 3ª e 4ª séries), 2 (alunos de 5ª e 6ª séries) e terceiro colocado no grupo 3 (alunos de 7ª e 8ª séries). O Colégio Estadual Antônio e Marcos Cavanis também recebeu três, mas apenas um de campeão da classificação geral, no grupo 4 (para alunos do Ensino Médio). Os outros dois foram de vice no grupo 3 e de terceiro no grupo 2.

Durante a cerimônia, as 17 escolas participantes do Festival de Atividades Recreativas também receberam um troféu da organização dos jogos.

Para o coordenador do Departamento de Esporte e supervisor geral do Jeca, Marcio Choma, essa edição dos jogos foi um sucesso. "Quero agradecer a equipe do Departamento de Esportes, que fez com que acontecessem os jogos. Esse foi um dos Jecas mais tranqüilos dos últimos anos. Realmente foi um congraçamento de todos os atletas e da comunidade esportiva da cidade", disse ele, que garante que no ano que vem haverá novidades para a competição. "Não quero adiantar nada, mas teremos algo novo para 2009", afirmou.

A 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro foi uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte, e teve o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.

Confira os campeões na classificação geral:

Grupo 1

1º Colégio Emília Erichsen 288 pontos

2º. Escola Santo Lazarini 234 pontos

3º Escola Bernardo Litzinger 201 pontos

Grupo 2

1º Colégio Emília Erichsen 269 pontos

2º Escola Evangélica de Castrolanda 229 pontos

3º Colégio Cavanis 227 pontos

Grupo 3

1º Escola Evangélica Castrolanda 269 pontos

2º Colégio Cavanis 221 pontos

3º Colégio Emília Erichsen 143 pontos

Grupo 4

1º Colégio Cavanis 282 pontos

2º Colégio Major Vespasiano Carneiro de Mello 187 pontos

3º Sepam 168 pontos

Grupo 5

1º Colégio Major Vespasiano Carneiro de Mello 306 pontos

2º Colégio Agrícola Olegário Macedo 249 pontos

3º Colégio Nicolau Baltasar 155 pontos

Eduardo Biagini

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Professores da rede municipal participam do Pró-letramento

Professores da rede municipal de ensino de Castro vão participar do Programa Pró-letramento do Ministério da Educação (MEC) dentro, curso de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Castro. Serão oito meses de duração em que os professores vão aprimorar conteúdos a serem trabalhados em sala de aula nas disciplinas de matemática, alfabetização e linguagem.

As inscrições devem ser feitas até 14 de novembro. As aulas serão uma vez por semana a partir do início do ano letivo de 2009 em oito pólos divididos em quatro de linguagem e quatro de matemática.

Os pólos estarão localizados na Escola Santo Lazarini (Abapan), José Nery Carneiro de Nápoli (Socavão) Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Lineu Madureira Novaes, Escola Municipal Dalila Ayres, Escola Municipal Vicente Machado (dois pólos) e Escola Municipal José Antonio Flygare Telles.

De acordo com a coordenadora pedagógica Carla Rogéria Machinski de Aguiar, o programa vai abranger todas as professoras da rede. "É importante a participação para a reciclagem de idéias e da prática pedagógica, visando o aperfeiçoamento profissional", diz.

Ceres Regina Vieira

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Modalidades coletivas do Jeca chegam ao fim

A sexta-feira (07), penúltimo dia da 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca), marca as últimas decisões nas modalidades coletivas.

No basquete, os grupos 2 (para alunos de 5ª e 6ª séries), 3 (alunos de 7ª e 8ª) e 5 (universitários e maiores de 18 anos) feminino e 2, 3, 4 e 5 masculino chegam ao final. As 13 partidas do dia estão marcadas para o Ginásio Douglas Pereira.

O bete ombro terá as partidas decisivas, que definirão os finalistas, e as disputas de medalhas nas quatro quadras montadas na pista de atletismo do Centro Poliesportivo.

O futebol e futebol suíço também chegam a decisão, respectivamente, no campo Dorival Kiel (Prainha) e Douglas Pereira (Santa Cruz).

No futsal, os grupos 1, 2 e 3 feminino e 1, 2, 3 e 4 masculino chegam ao fim. Os jogos dos grupos 1 masculino e feminino e 2 feminino acontecem à tarde no Ginásio Gerson Torres. As outras partidas serão no Ginásio Padre José Pagnacco.

No handebol, as decisões são nos grupos 2 e 3, tanto no masculino quanto no feminino. As partidas ocorrem no Ginásio Epaminondas Xanda Nocera. No mini handebol do grupo 1, os jogos decisivos acontecem pela manhã no Ginásio Estefano Milinkovic.

O mini vôlei chega ao final pela manhã no Ginásio Epaminondas Xanda Nocera. O grupo 2 feminino é o último do vôlei a decidir o campeão, às 10h45, também no Xanda Nocera.

Na queimada, disputada apenas pelo grupo 1, Escola Bela Vista e Colégio Emília Erichsen fazem a final do feminino às 9h45. O Bela Vista derrotou na semifinal a Escola J.F. Telles (Caic) por 4 a 3, e o Emília venceu a Escola Santo Lazarini por 5 a 4. Os dois derrotados disputam a medalha de bronze na partida preliminar. No masculino, a decisão do ouro é entre Escola Lourival (venceu na semi a Escola Elsa Macedo por 4 a 1) e J.F. Telles (Caic) – bateu o Emília Erichsen por 6 a 3. O jogo está marcado para às 9h30. Emília e Elsa fazem o confronto pelo terceiro lugar às 9h. Todas as partidas da modalidade serão realizadas no Ginásio de Esportes Gerson Torres.

Campeões

Na noite de terça-feira (04), foram definidos os campeões do grupo 5 feminino no futsal e handebol. No futsal, medalha de ouro para o Colégio Joana Torres, prata para o Vespasiano e bronze para o Inec. No handebol, o título foi do Colégio Nicolau Baltasar, que venceu duas partidas contra o Inec, evitando o terceiro confronto. Apenas as duas equipes se inscreveram para a modalidade nesse grupo.

Na tarde de quarta-feira (05) foram definidos os campeões do mini basquete, disputado pelo grupo 1. No feminino, medalha de ouro para o Colégio Emília Erichsen, que venceu na final a Escola Lourival por 7 a 5. O bronze ficou para a Escola Linneu. No masculino, o título ficou com a Escola Evangélica Castrolanda, seguido pelo J.F. Telles (Caic) e Sepam.

No vôlei feminino, o grupo 3 também chegou ao fim. A Escola Evangélica ficou com o ouro, e o Colégio Cavanis com a prata.

Vôlei de praia

No sábado, último dia dos jogos, estão programadas apenas as partidas no vôlei de praia, a partir das 8h. A modalidade teve sua data de disputa alterada em função das chuvas do último domingo (02), que inviabilizaram a realização das partidas nas duas quadras do Complexo Esportivo da Prainha.

Os Jogos Estudantis de Castro são uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. O Jeca tem o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.

Eduardo Biagini

Castro não terá corte etário

A Secretaria Municipal de Educação de Castro reuniu nesta quinta-feira (06) as diretoras das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para comunicar que o município não terá corte etário para o ingresso das crianças no ensino fundamental de 9 anos.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, o município está respaldado em entendimentos com a Coordenação das Promotorias Públicas do Estado do Paraná e com o Ministério Público local.

A secretaria vai editar resolução autorizando as diretoras das escolas do ensino fundamental a matricular crianças que completem 6 anos até o início do ano letivo, 9 de fevereiro de 2009, e após esta data, até o dia 31 de dezembro, mediante termo de compromisso do pai ou responsável pela criança e se houver vaga nas escolas. "O pai poderá escolher se quer que o filho seja matriculado no primeiro ano do ensino de 9 anos, ou se quer que ele permaneça no ensino infantil", explica o secretário.

Sanches destaca que o município não vai cumprir a Deliberação 02/08, aprovada no último dia 10 de outubro pelo Conselho Estadual de Educação para que somente as crianças que completem 6 anos até o primeiro dia do ano letivo de 2009 sejam matriculadas no primeiro ano do ensino de 9 anos. Ele ressalta que a medida é uma prevenção à possibilidade dos pais conseguirem liminares garantindo o ingresso das crianças no primeiro ano. "Estamos nos precavendo para não ter que mudar toda a estrutura em meados do ano letivo, causando transtornos para o município e para os pais, além de amparar os alunos da escola pública para que concorram em condições de igualdade com as crianças das escolas particulares", enfatiza.

Para aquelas crianças que permanecerem no ensino infantil mesmo completando 6 anos durante o ano de 2009, a secretaria fará o remanejamento para um pólo.

Pela resolução da Secretaria de Educação, nenhuma criança deverá ficar fora do primeiro ano, ao contrário da deliberação, que permitiria que apenas 200 ingressassem no primeiro ano do ensino de 9 anos.

Ceres Regina Vieira

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Alunos portadores de necessidades especiais participam do Jeca

Os Jogos Estudantis de Castro (Jeca) têm auxiliado na inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. Na edição desse ano, dois atletas com algum grau de deficiência foram inscritos para competir normalmente com os outros participantes.

No atletismo, o estudante do Colégio Fabiana Pimentel, Alessandro Carapiá dos Santos, participou de três provas – 100 metros, 800 metros e 5 mil metros rasos no grupo 5. Esse é o segundo ano que o estudante de 19 anos, que é surdo-mudo, competiu no Jeca. "Ele tomou gosto pelas provas de resistência. Nas aulas de Educação Física, é tudo normal. O entendimento dele para as atividades e treinos é fácil", diz o professor de Educação Física do Fabiana Pimentel, Anderlei Kremer de Castilhos. Segundo ele, a participação de seu aluno nos jogos só traz benefícios. "Temos prazer de incluir uma pessoa deficiente. O exemplo dele contribui muito, principalmente os menores, a participar da competição. Isso incentiva eles", afirma o professor.

O esforço para participar normalmente dos jogos deu resultado. Alessandro conquistou a medalha de bronze nos 5 mil metros.

No futebol e futsal, o exemplo vem do aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Joana Torres, Emerson Morais Woellner. Mesmo com um problema físico de nascimento, que o deixou com a perna direita mais curta, limitando alguns movimentos, não o impede de participar dos jogos. "Para mim, é tudo normal. Participo normalmente de tudo", conta o rapaz de 17 anos, que já marcou um gol no futsal nessa edição do Jeca. Em 2007, o rapaz conquistou uma medalha de bronze também no futsal. "A força de vontade dele dá uma motivação a mais no time", diz o treinador da equipe de futebol do colégio, Paulo Iank.

Para o coordenador geral dos jogos, Márcio Kops, é importante a participação de alunos com necessidades especiais na competição. "Como eles se saem bem com os outros, a gente deixa eles participarem normalmente. Para os colegas deles, não existe diferenciação. Queremos que os outros também o tratem como pessoas normais", diz. De acordo com Kops, esses dois casos devem servir como exemplo aos outros estudantes. "Algum aluno pode ver eles participando e se motivem a praticar uma atividade física", explica.

Eduardo Biagini

Construção e ampliação de escolas estão garantidas

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, esteve na terça-feira (04), na Superintendência de Desenvolvimento Educacional, em Curitiba, para acompanhar alguns projetos de melhorias de espaços físicos municipais e estaduais de educação de Castro.

Em audiência com o chefe da Superintenência, Luciano Mewes, Carlos Eduardo acompanhou o andamento dos projetos de construção de uma escola nova no Bairro do Tronco e também da reforma e ampliação das escolas estaduais no Guararema, São Sebastião e Edina Woelner, no Abapan. "Estamos otimistas, porque sabemos que o Estado será parceiro nesses projetos. São obras que vão melhorar muito a qualidade de ensino em Castro", comentou Sanches.

Para o Tronco, o projeto em andamento prevê um convênio com o Governo do Estado para a construção de uma escola nova onde funcionará a escola municipal e se instalará a escola estadual, que ainda não existe na localidade. "Os dois ensinos funcionarão em regime de dualidade em escola que deverá ser construída ao lado da creche do Tronco", explica o secretário.

Para o São Sebastião, o projeto prevê ampliação, com construção de três salas de aula, refeitório e alambrados. Já no Guararema, uma parceria deverá ser firmada com o Estado para a construção de uma nova escola municipal e reforma da atual escola para abrigar o ensino estadual. Ainda na Escola Edina Voelner, no Abapan, também existe projeto para reforma do espaço físico. "Todos esses projetos já estão encaminhados e a proposta é inseri-los ainda no orçamento do Estado deste ano", conta Carlos Eduardo.

DAS ASSESSORIAS:

Vôlei define primeiros campeões das modalidades coletivas do Jeca

O vôlei foi a primeira modalidade coletiva da 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca) a ter campeões. Um grupo no feminino e dois no masculino já tiveram premiações.

O primeiro campeão das modalidades coletivas foi conhecido na noite de segunda-feira (03). O Colégio Vespasiano levou a medalha de ouro no grupo 5 feminino (para alunos universitários ou maiores de 18 anos). Logo na primeira partida do grupo, o Campus de Castro da UEPG não compareceu. Com a desistência, as meninas do Vespasiano ficaram com o título. Apenas os dois estabelecimentos de ensino escreveram equipes na disputa desse grupo.

Na tarde de terça-feira (04), dois campeões do vôlei masculino receberam a premiação no Ginásio Gerson Torres. No grupo 3 (para alunos de 7ª e 8ª séries), o Colégio Cavanis ficou com a medalha de ouro ao vencer a Escola Evangélica de Castrolanda por 2 sets a 0 (parciais de 25/13 e 25/9). Na partida seguinte, foi a vez da Evangélica dar o troco no Cavanis e garantir o primeiro lugar no grupo 2 (alunos de 5ª e 6ª séries) ao vencer também por 2 sets a 0 (25/15 e 25/8). Em ambos os grupos, havia somente as duas equipes inscritas e os campeões venceram pela segunda vez seus adversários, evitando o terceiro confronto, previsto no regulamento, para decidir o título.

Handebol e futsal

Na noite desta terça-feira ainda poderiam ser conhecidos campeões no handebol, que está sendo disputado no Ginásio Epaminondas Xanda Nocera, e no futsal, com partidas em três ginásios da cidade.

Na quarta-feira (05), serão definidos os campeões do mini basquete do grupo 1 masculino e feminino, o vôlei do grupo 3 e 4 feminino e grupo 5 masculino.

Os Jogos Estudantis de Castro acontecem até o dia 8 de novembro. Nesse ano, o Jeca conta com a participação recorde de 7469 atletas de 40 escolas da rede pública e privada do município.

Eduardo Biagini

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Comissão organizadora divulga primeira parcial da classificação geral do Jeca

A comissão organizadora da 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca) divulgou na tarde dessa terça-feira (04) a primeira parcial da classificação geral de cada um dos cinco grupos da competição. Para essa parcial, foram somados os resultados das damas e tria (apenas disputados no grupo 1), do atletismo, tênis de mesa e xadrez, que terminaram no último final de semana. A classificação das modalidades coletivas, que em grande parte terminam na sexta-feira (07), não foi utilizada.

Para a classificação geral, são computados os resultados das modalidades tanto no masculino quanto no feminino, e distribuída a pontuação entre as dez primeiras escolas. A campeã conquista 30 pontos; a décima colocada, 1 ponto.

Os três primeiros colocados em cada um dos grupos receberão um troféu especial da organização durante a cerimônia de encerramento dos jogos, marcada para as 14h de sábado (08) no Ginásio de Esportes Douglas Pereira.

Equilíbrio

Na maioria dos grupos, a disputa pela liderança está equilibrada. No grupo 1 (para alunos da 3ª e 4ª séries), apenas sete pontos separam o terceiro colocado (Vicente Machado, com 101 pontos) para o líder – Bernardo Litzinger, 108 pontos. No grupo 4 (para alunos do Ensino Médio), a liderança é do Cavanis, campeão geral no atletismo feminino e vice no tênis de mesa feminino, com 92 pontos, quatro de vantagem para o vice Sepam. O Emília Erichsen vem na cola, com 85 pontos.

A classificação parcial de todos os grupos e escolas participantes está disponível em edital na sede do Departamento de Esporte, no Complexo Esportivo da Prainha – Rua Dom Pedro II, s/nº.

No total, a 21ª edição do Jeca vai distribuir 3 mil medalhas e 330 troféus para os três primeiros colocados dos cinco grupos nas 16 modalidades em disputa.

Os Jogos Estudantis de Castro são uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Nesse ano, o Jeca conta com a participação recorde de 7469 atletas de 40 escolas da rede pública e privada da cidade, e tem o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.

Confira a 1ª parcial, com os três primeiros colocados em cada grupo:

Grupo 1

1° Escola Municipal Bernardo Litzinger 108 pts.

2° Escola Municipal Santo Lazarini da Silva 107 pts.

3° Escola Municipal Vicente Machado 101 pts.

Grupo 2

1° Colégio Emília Erichsen 126 pts.

2° Colégio Cavanis 112 pts.

3° Escola Evangélica de Castrolanda 110 pts.

Grupo 3

1° Escola Evangélica de Castrolanda 149 pts.

2° Colégio Nisgoski 75pts.

3° Colégio Cavanis 73 pts.

Grupo 4

1° Colégio Cavanis 92 pts.

2° Sepam 88 pts.

3° Colégio Emília Erichsen 85 pts.

Grupo 5

1° Colégio Vespasiano 145 pts.

2° Agrícola Olegário Macedo 125 pts.

3° Colégio Nicolau Baltasar 45 pts.

Eduardo Biagini

Jeca: 1ª rodada do futebol tem média de quase 5 gols por partida

Segunda-feira (03), foram disputadas as primeiras partidas do futebol, uma das dez modalidades coletivas da 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). As partidas são realizadas no campo Dorival Kiel (Prainha).

Na 1ª rodada dos grupos 2 (alunos de 5ª e 6ª séries), 3 (7ª e 8ª séries) e 4 (estudantes do Ensino Médio), ao todo foram disputadas oito partidas, com 39 gols marcados, média superior a 4,8 gols por jogo.

O grupo 3 foi o com maior média de gols. Nas primeiras três partidas, os estudantes marcaram 17 gols, em uma média que chegou a mais de cinco gols por partida. A Escola Estadual Castrolanda venceu o Colégio Basílio Chrum por 4 a 3, o Colégio Vespasiano venceu o Colégio Edina Woelner por 3 a 1 e o Matilde Baer venceu o Cavanis por 4 a 2. O grupo 4 também teve uma média superior a cinco gols por jogo – foram 21 marcados em quatro jogos.

Regras

No futebol do Jeca, algumas regras são diferentes das oficiais. O tempo de duração dos jogos é diferente em cada grupo. No grupo 2, o jogo é dividido em dois tempos de 20 minutos cada. Além disso, o impedimento só existe dentro da grande área e a cobrança de escanteio ocorre no canto da grande área. No grupo 3, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos e no 4, 30 minutos.

Outra mudança na regra são as substituições, que podem chegar a cinco por partida, incluindo a do goleiro – nas regras oficiais, são três o máximo de substituições.

Todos os campeões serão conhecidos na tarde de sexta-feira (07), penúltimo dia do Jeca.

Programação

Nesta terça-feira (04), a programação do Jeca continua com as partidas de futebol, futebol suíço, futsal, mini handebol, handebol, queimada, mini vôlei, vôlei, basquete, semifinais do mini basquete feminino e masculino, além do Festival de Atividades Recreativas, em dez diferentes locais de competição.

Nessa edição dos Jogos Estudantis de Castro, 7469 atletas - recorde da história da competição - de 40 escolas da rede pública e privada da cidade disputam 16 modalidades. As competições acontecem até o dia 8 de novembro.

O Jeca é uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte, e tem o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.

Confira os resultados da 1ª rodada do futebol:

Grupo 2

Basílio Chrum 1 x 0 Vespasiano

Grupo 3

Basílio Chrum 3 x 4 Estadual Castrolanda

Vespasiano 3 x 1 Edina

Matilde Baer 4 x 2 Cavanis

Eduardo Biagini

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PALESTRA MOSTRA ESTRATÉGIAS PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO

500 pessoas prestigiaram o evento realizado na noite (3) de novembro no auditório do Inec. Cordenado pelos Alunos do 8º semestre de Administraçao. O especialista Luciano Salamacha é formado em Direito,em Gestão Empresarial,Pós-Graduação em Gestão industrial, Mestrado em Engenharia de Produção e doutourando em Administração. Salamacha falou para o JORNAL DE CASTRO sobre o tema de sua palestra confira o video .

domingo, 2 de novembro de 2008

Chuva altera programação do Jeca

As chuvas que caíram durante todo o domingo (02) modificaram a programação dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). O vôlei de praia teve a rodada transferida para sábado (08), último dia dos jogos.

Algumas partidas chegaram a ser disputadas pela manhã nas duas quadras do Complexo Esportivo da Prainha. No entanto, a coordenação técnica do Jeca optou pela mudança de data em função do mau tempo. Toda a rodada terá início às 8h.

No futsal, quatro partidas marcadas para a tarde no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco foram reprogramadas para acontecerem no Ginásio Agenor Moreira. O local não tinha condições de ser utilizado e colocava em risco a integridade física dos atletas.

Todos os jogos foram disputados normalmente no novo local de disputa.

Para essa segunda-feira (03), a programação do Jeca está mantida. No entanto, caso o tempo chuvoso permaneça, a coordenação técnica fará uma avaliação das condições dos locais de competição antes de tomar uma nova decisão.

Segurança

A organização dos jogos agradece a Polícia Militar da cidade pelo esquema especial de segurança montado para o evento. Policiais exclusivamente designados para realizar a patrulha nos locais de competição, inclusive com efetivo vindo de Ponta Grossa, têm garantido a tranquilidade nos jogos. Até o final da tarde de domingo (02), nenhuma ocorrência foi registrada. Além da PM, seguranças da Prefeitura realizam a segurança.

Os Jogos Estudantis de Castro, uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, contam com a participação recorde de 7469 atletas de 40 escolas da rede pública e privada da cidade. As competições acontecem até o dia 8 de novembro.

Eduardo Biagini