sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Servidores encerram programa de liderança

Secretários e diretores de departamentos da Prefeitura de Castro participaram nesta sexta-feira (11) do último encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças promovido em parceria entre a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato Rural de Castro e Prefeitura Municipal.

De acordo com o consultor empresarial Claudinei Alves, o objetivo do curso é desenvolver habilidades de liderança para melhor influenciar pessoas com quem se convive em vários ambientes. Ele destaca que o líder tem papel fundamental no setor público e precisa conciliar os interesses da administração com os da comunidade. “A liderança no serviço público é fundamental, porque o setor se posiciona como fomentador do processo de desenvolvimento, concentra a arrecadação de recursos e tem que administrar bem para atender os anseios dos munícipes”.

Entre as características do líder destacam-se os princípios e valores éticos, habilidade de comunicação, saber ouvir, coragem, ousadia, capacidade de lidar com as diferenças e inspirar confiança nas pessoas. “A liderança pode ser desenvolvida e todos têm potencial para exercer. Muitas pessoas fazem isso naturalmente, outras precisam de estímulo”.

Os seis encontros abordaram conceito de liderança; motivação; resolução de conflitos; confiança; ética; valores de um grupo; planejamento estratégico; ambiente de trabalho, e organização da instituição, através da realização de dinâmicas de grupo, debates, vivências, jogos e trabalhos em grupo.

Avaliação

Para Maria Inez Pedrosa Machado, o curso foi uma oportunidade de vivenciar com os colegas novos conhecimentos. “É bastante útil para nós que exercemos cargos de confiança na administração. É preciso entender que quando a liderança é positiva, a administração é bem organizada”.

Mário Sílvio Martins destaca que a liderança pode ser aplicada no serviço público. “A liderança sustentável no setor público pode melhorar o andamento dos serviços. Todos os conceitos que aprendemos podem ser aplicados no dia a dia”.

Elisabeth Rolim ressalta que foi uma oportunidade de reciclagem, uma visualização dos problemas comuns e a interação com colegas de outras secretaria. “Um líder une o grupo de trabalho, que enxerga os problemas e todos colaboram para resolver”.

A secretária municipal de Planejamento, Renata Macedo de Paula, ressaltou que a liderança é importante em qualquer área e que no setor público é preciso mobilizar as pessoas para o trabalho em equipe. “Buscamos estratégias para melhor atender a população e isso exige liderança dos chefes de equipe para agregar esforços conjuntos para a excelência na prestação de serviços e solução de problemas”.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Agentes comunitários recebem capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quarta-feira (9), no Teatro Bento Mossurunga, a capacitação para 80 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a realização do teste de acuidade visual na rede municipal de ensino.

O teste faz parte do projeto “Olhar Brasil”, elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde para atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental, em alfabetizandos cadastrados no programa “Brasil Alfabetizado” e na população com idade igual ou acima de 60 anos. A implementação do projeto permitirá reduzir as taxas de evasão decorrentes de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

De acordo com um dos coordenadores do Programa Saúde da Família, Diogo de Paula Nocera, os agentes comunitários realizarão o teste nos alunos e encaminharão, para serviços especializados, os casos de outras doenças oftalmológicas. “Os testes devem iniciar dentro de um mês nas escolas municipais, em seguida serão feitos com alfabetizandos do 'Brasil Alfabetizado', e na sequência com os idosos, em suas casas”.

Os agentes receberam orientação do médico oftalmologista Júlio Galache, sobre a anatomia do olho humano, distúrbios da visão e como realizar o teste de acuidade. As informações serão repassadas para os demais agentes comunitários

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Levi e Zé da Cuia pedem regulamentação do transporte escolar privado

presidente da Câmara Municipal, Antonio Levi Napoli Pinheiro (PMDB), e o vereador Zé da Cuia (PP) discutiram novamente nesta terça-feira (08) sobre a regulamentação do transporte coletivo privado no município. Participaram do encontro, realizado na sede do Legislativo, o procurador geral de Castro, Ronie Cardoso Filho, o chefe do Departamento de Segurança, Antonio Sérgio de Oliveira, o assessor legislativo Renato Bueno de Magalhães e a advogada da Câmara, Patrícia Fontoura Selmer.

O procurador disse na ocasião que a Prefeitura deve elaborar projeto de lei regulamentando este setor. Em seguida, ela enviará proposta à Câmara para discussão e aprovação. Requerimento de autoria de Levi e Zé da Cuia, com as sugestões de Oliveira, apresentadas na reunião da sexta-feira (04), será encaminhado nesta semana para o Executivo, em especial à Procuradoria e Secretaria de Gestão Pública.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que cada município pode regulamentar o que for necessário. Lotação, condições de tráfego, planilha de custo, inspeção dos veículos, credenciamento de motoristas, entre outros, são algumas das preocupações dos vereadores, que devem constar na legislação. De acordo com Levi, o projeto de lei deve ser discutido também com os proprietários de vans e ônibus que realizam o transporte de estudantes.

Castro terá unidade do Senai

A Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, está acertando a instalação de uma unidade do Serviço Nacional da Indústria (Senai) no município para oferecer cursos profissionalizantes. A Prefeitura vai construir um barracão para abrigar a unidade que deverá ser entregue em março de 2010. Até lá, será escolhido um local para abrigar provisoriamente alguns cursos ainda este ano.

De acordo com a gerente regional do Senai, Rosmery Dall'Oglio Kostycz, para 2009 é possível trazer os cursos de eletricista de automóveis, mecânico de manutenção industrial, operador de empilhadeira, eletricista, instalador predial e industrial. “Para o próximo ano, seguiremos a demanda local com o oferecimento de cursos fixos e móveis”, explica.

Rosmery apresentou ainda ao prefeito Moacyr Elias Fadel Junior a proposta de trazer para Castro o Colégio SESI de ensino médio. “Poderemos unir a estrutura do Colégio SESI e do Senai para oferecer o ensino médio com cursos profissionalizantes”.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, ressaltou que a parceria será boa para o município, possibilitando o oferecimento de cursos de qualificação de excelência. “Castro vai ganhar com o Senai”, diz.

Fadel destacou que a instalação de uma unidade do Senai vai permitir a profissionalização em várias áreas, preparando as pessoas para o mercado de trabalho. “O Senai tem tradição em cursos profissionalizantes e o mercado de trabalho necessita de pessoas qualificadas”, diz.