quinta-feira, 10 de julho de 2008

PROJETO COOPERJOVEM

Alunos aprendem sobre princípios da cooperação

Objetivo é difundir o cooperativismo junto à comunidade escolar, fortalecendo a identidade cooperativista

Alunos da Escola Municipal de Estação do Tronco realizaram nesta quinta-feira (10) apresentações de atividades do projeto Cooperjovem desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Castro através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Cooperativa Castrolanda e o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O objetivo é incentivar o cooperativismo como filosofia de vida e união de esforços

para o bem comum, a geração de emprego e renda.

O projeto piloto foi implantado na Escola Municipal Relindes Capilé, na Castrolanda, e Escola Municipal de Estação do Tronco para alunos da 3ª série do Ensino Fundamental. Com os temas "Transporte Escolar" e "Alimentação", os professores da escola do Tronco trabalham os princípios da cooperação abordando os cuidados como não ficar em pé nos bancos do ônibus, cuidar da limpeza, não colocar a cabeça para fora e não desperdiçar alimentos, entre outros quesitos.

Os alunos produziram cartazes contando a linha do tempo do cooperativismo no mundo e no Brasil, textos, acrósticos e um rap falando sobre a cooperação. Eles apresentaram dados como o surgimento o início do cooperativismo no Brasil em 1847 em diversos ramos e o contingente de mais de cinco milhões de pessoas trabalhando neste sistema atualmente.

Para o aluno Murilo Serafim, trabalhar em grupo é melhor do que sozinho. Ele conta que aprendeu a cuidar mais do ônibus escolar. "É muito legal. Uma ajuda o outro e o ônibus que antes era sujo, agora está limpinho".

Resultados

De acordo com a diretora da escola do Tronco, Eva Kuk, o projeto está apresentando excelentes resultados. "As crianças estão trabalhando a cooperação e já mudaram seus hábitos. É muito gratificante", ressalta.

A representante do Sescoop, Fabianne Turra, destacou que a iniciativa de trabalhar o cooperativismo com as crianças é um incentivo para que eles possam fazer um mundo melhor. "É maravilhoso ver eles apreendendo a cooperar", diz.

O presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, disse que através do projeto uma semente foi plantada com o objetivo de que a próxima geração tenha uma filosofia de cooperação na organização da sociedade. "Todos temos interesses em comum e a convicção de que a cooperação faz parte da caminhada para atingir este objetivo".

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, ressaltou que através do programa as crianças têm a oportunidade de aprender a trabalhar em conjunto. "Elas vão viver e crescer juntas e verão que na vida, se estiverem unidas, poderão obter resultados melhores". Segundo ele, a idéia é ampliar o projeto para outras escolas do município.

O programa

O Cooperjovem foi lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Cooperativa Castrolanda.

Com o objetivo é difundir o cooperativismo junto à comunidade escolar, fortalecendo a identidade cooperativista, estão sendo desenvolvidas ações, projetos e parcerias para que a criança experimente a proposta da cooperação com princípios cooperativistas, baseado em ajuda mútua e interesse pela comunidade.

O Cooperjovem terá duas fases. A primeira, "Iniciando a Cooperação", será desenvolvida com alunos da faixa etária de 6 a 13 anos e visa estimular a formação de uma consciência inicial sobre cooperação e cooperativismo. A segunda, "Vivendo Cooperação", vai abranger alunos na faixa etária dos 14 aos 24 anos e está estruturada para ampliar a percepção do sentido e da prática da cooperação e do cooperativismo, tendo como principal preocupação a preparação do jovem para o entendimento do mundo do trabalho por meio do empreendimento cooperativista.

Para desenvolver o projeto, os professores passaram por capacitação no mês de agosto de 2007 e receberam da Sescoop todo o material didático para trabalhar em sala de aula. As crianças ganharam cartilhas sobre noções do cooperativismo.

das assessorias:

segunda-feira, 7 de julho de 2008

RUA DO MORRO

Obras devem ser concluídas ainda este mês

Mais seis mil metros quadrados serão asfaltados

As obras na Rua Olegário de Macedo (Rua do Morro) recomeçaram na quarta-feira passada (3) e de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, serão pavimentados cerca de seis mil metros quadrados restantes. O local ainda receberá paisagismo e sinalização. No final de semana, equipes que trabalharam no local fizeram um tratamento asfáltico e deixaram a via preparada para receber a capa asfáltica definitiva. Até o final da semana, o pavimento já deve estar sendo colocado na Rua do Morro.

A via está recebendo asfalto num total de dez quadras, totalizando 11.184 metros quadrados e investimento de R$ 744 mil com recursos do Paraná Urbano. Cerca de 70% da obra já está pronta. A Prefeitura está construindo uma rotatória no cruzamento da Rua Olegário de Macedo (Rua do Morro) com a Avenida Vicente Fiorillo para agilizar o fluxo de veículos e trazer mais segurança para os motoristas.A previsão, segundo Gobbo, é que as obras sejam concluídas ainda este mês.

das assessorias: