sábado, 1 de novembro de 2008

Jeca realiza mais uma edição do Festival de Atividades Recreativas

Na segunda-feira (03), começa mais uma edição do Festival de Atividades Recreativas dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). Desde 2005 presente nos jogos, o festival reúne crianças de 7 e 8 anos do Ensino Fundamental, que participam de atividades, brincadeiras e mesmo sem competir, todas recebem medalhas, idênticas às entregues aos vencedores das competições dos jogos.

As brincadeiras, sempre orientadas por professores e monitores, estimulam a psicomotricidade, fundamental para o desenvolvimento físico das crianças, e são uma forma diferente de estimulá-las a participarem do Jeca. Baseados em estudos e pesquisas, que apontam que nessa faixa etária a criança ainda não tem idade para lidar com competição, o festival foi criado para integrar as crianças aos jogos. "Antes, havia muita cobrança dos técnicos, pais e professores para as crianças competirem e vencerem. A parte psicológica deles ainda não sabe lidar com a vitória e a derrota. A criança entrava na quadra com medo. Com o festival, eles participam dos jogos, como uma continuação do trabalho do profissional de Educação Física, mas de forma lúdica", explica a coordenadora do festival, Juliana Polistchuk.

Nesse ano, 548 crianças de 17 escolas municipais e particulares de Castro participam das atividades, distribuídas durante as quatro tardes de programação.

Serão sete brincadeiras – cama elástica, tombo legal, tobogã, balão bolha, touro mecânico, guerra de travesseiros e circuito de cordas – que nessa edição dos jogos serão realizadas no Complexo Esportivo da Prainha. "É um local fechado, com toda a segurança. As crianças estarão sempre acompanhadas por monitores", diz Juliana.

Nas atividades lúdicas, as crianças são separadas por equipes com alunos de diferentes escolas. Cada equipe é representada por uma cor, e na forma de rodízio, todas participam das atividades. "Essa separação é apenas para uma melhor organização. Não há contagem de pontos, nem competição", diz a coordenadora.

O Festival de Atividades Recreativas do grupo 0 acontece até quinta-feira (06) no Complexo Esportivo da Prainha, com início às 13h, e conta com o patrocínio de Laguna Tintas, Mercado Móveis, Tibagi Motos, Auto Mecânica Moers, Paraná Trator, CCAA, Calcário Kraemer, Aquarela, Posto Borsato, SP Alimentos, A Rainha, Kugler Veículos, Castrocenter Materiais de Construção, CDI, J. Baron, Mierlo Papelaria, Metalúrgica Lubeck, Bebê & Cia., Academia Extreme, Auto Escola Bacana, Uniderp, Lotérica Caça ao Tesouro, Suprimax, Supermercado Priotto, Sismuca, Iank Frutas e Academia Corpus Wellness. O festival ainda tem o apoio da Cooperativa Castrolanda, Infok e 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.

Eduardo Biagini

Conhecidos campeões dos grupos no atletismo

Com 26 provas durante todo o dia na pista do Centro Poliesportivo, terminaram nesta sexta-feira (31) as competições de atletismo da 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca).

Além das medalhas para os três primeiros colocados, os resultados serviram para a soma da pontuação geral das instituições de ensino participantes. As três melhores colocadas em cada um dos cinco grupos, tanto no masculino quanto no feminino, receberam troféus da organização dos jogos. Nas provas, do campeão ao oitavo lugar ganhavam pontos para a classificação geral das escolas.

O clima auxiliou na programação e, ao contrário de anos anteriores, nenhuma prova foi adiada ou transferida. "O nível foi muito bom. Também conseguimos manter o cronograma previsto para a competição. Os professores que estavam com atletas participando elogiaram a organização e, principalmente, a arbitragem", diz o coordenador geral dos jogos, Marcio Kops.

No total, 2296 atletas participaram das provas, recorde de inscrições na modalidade em todas as edições dos jogos. "Isso demonstra a importância de manter a pista de atletismo do Centro Poliesportivo para a prática da modalidade e para a qualidade de vida das pessoas que se utilizam do local", afirma Kops.

Os troféus para as três melhores escolas de cada um dos grupos foi entregue no final da tarde de sexta-feira na pista do Centro Poliesportivo.

Os Jogos Estudantis de Castro são uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. O Jeca acontece até o dia 8 de novembro e tem o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.

Confira a classificação geral dos grupos no atletismo:

Grupo 1 – Feminino

1º Santo Lazarini 72 pts.

2º José Antônio 43 pts.

3º Lourival 39 pts.

Grupo 1 – Masculino

1º Santo Lazarini 87 pts.

2º José Telles 41 pts.

3º Linneu 36 pts.

Grupo 2 – Feminino

1º Cavanis 58 pts.

2º Evangélica Castrolanda 55 pts.

3º Emília Erichsen 47 pts.

Grupo 2 – Masculino

1º Emília Erichsen 103 pts.

2º Evangélica de Castrolanda 69 pts.

3º Cavanis 55 pts.

Grupo 3 – Feminino

1º Evangélica de Castrolanda 80 pts.

2º Nisgoski 65 pts.

3º Emília Erichsen 59 pts.

Grupo 3 – Masculino

1º Evangélica de Castrolanda 85 pts.

2º Emília Erichsen 66 pts.

3º Estadual Castrolanda 46 pts.

Grupo 4 – Feminino

1º Cavanis 135 pts.

2º Emília Erichsen 71 pts.

3º Vespasiano C. de Mello 70 pts.

Grupo 4 – Masculino

1º Agrícola Olegário Macedo 85 pts.

2º Sepam 84 pts.

3º Emília Erichsen 75 pts.

Grupo 5 – Feminino

1º Nicolau Baltasar 146 pts.

2º Agrícola 83 pts.

3º Vespasiano C. de Mello 52 pts.

Grupo 5 – Masculino

1º Vespasiano 136 pts.

2º Agrícola 123 pts.

Eduardo Biagini

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Damas, tria e xadrez premiam vencedores

Na sexta-feira (31), foram conhecidos os campeões da tria, damas e xadrez da 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). As modalidades foram disputadas em três dias nos tabuleiros montados no Ginásio de Esportes Plínio Menarim.

Nesse ano, o xadrez teve um salto no número de inscritos, passando de 278 em 2007 para 374. Um dos fatores para o crescimento da modalidade deve-se ao projeto Xadrez Itinerante, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. A cada bimestre, a professora responsável pelo projeto, Josiane de Fátima Mueller, dá aulas de xadrez em duas escolas da cidade no contra-turno dos alunos. "Os professores agora sabem que os alunos aprenderam xadrez e inscrevem eles para a competição", disse a professora.

O estudante Luís Felipe foi um dos campeões nessa edição do Jeca no xadrez. Estudante da 8ª série, ele ajudou o Colégio Cavanis a ser o vencedor no grupo 3 masculino pelos segundo ano consecutivo. "Treino uma vez por semana na escola, mas jogo em casa, no computador e até sozinho", contou o garoto, que começou a jogar xadrez em agosto do ano passado. No seu grupo, a prata ficou com a Evangélica e o bronze foi para o Nisgoski.

Programação

Neste sábado (1º), a programação do Jeca continua com as finais do torneio individual de tênis de mesa dos grupos 2, 3, 4 e 5 masculino e feminino, o mini basquete para atletas do grupo 1 (alunos da 3ª e 4ª séries) e o início do futsal, modalidade com maior número de inscritos – 1212 atletas. No primeiro dia, 45 jogos de todos os grupos, tanto no masculino quanto no feminino, acontecem nos ginásios Douglas Pereira, Harry Preston Midkiff, Padre José Pagnacco e Epaminondas Xanda Nocera. As disputas no futsal seguem até o dia 7 de novembro.

Os Jogos Estudantis de Castro, uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte, contam com a participação recorde de 7469 atletas de 40 escolas da rede pública e privada da cidade. As competições acontecem até o dia 8 de novembro.

Confira os vencedores das damas, tria e xadrez:

Damas – grupo 1

Masculino

1º Emília Erichsen

2º Bernardo Litzinger

3º Vicente Machado

Feminino

1º Santo Lazarini

2º Bela Vista

3º Bernardo Litzinger

Tria – grupo 1

Masculino

1º São Sebastião

2º Linneu

3º Emília Erichsen

Feminino

1º Vicente Machado

2º JBV

3º Emília Erichsen

Xadrez

Grupo 1

Masculino

1º Vicente Machado

2º Dalila

3º Mariana

Feminino

1º Bernardo Litzinger

2º Mariana

3º Vicente Machado

Grupo 2

Masculino

1º Cavanis

2º Matilde

3º Nisgoski

Feminino

1º Emília Erichsen

2º Evangélica

3º Cavanis

Grupo 3

Masculino

1º Cavanis

2º Evangélica

3º Nisgoski

Feminino

1º Evangélica

2º Sepam

3º Emília Erichsen

Grupo 5

Masculino

1º Vespasiano

2º Olegário de Macedo

Feminino

1º Olegário

2º Vespasiano

Eduardo Biagini

Ginastas de Castro conquistam medalha em campeonato

Ginastas do Centro Castrense de Ginástica Rítmica de Castro participaram nos dias 25 e 26 de outubro, em Cascavel, do Campeonato Paranaense de Estreantes em Ginástica Rítmica. Oito adolescentes que estudam nas escolas Elza Macedo, Vicente Machado, Cavanis, Sepam e Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, com idade entre 8 e 12 anos, participaram do evento. Duas delas na categoria pré-infantil, individual, mãos livres, ficaram entre as 20 primeiras colocações competindo com outras 74 ginastas. As outras seis competiram na categoria infantil conjunto mãos livres conquistando a medalha de bronze.

Esta é a primeira vez que o grupo participa de uma competição estadual da Federação Paranaense de Ginástica Rítmica. O grupo formado em 2007 iniciou os treinos intensivos em fevereiro deste ano. De acordo com a técnica Joana Darc Sommer Doin, o resultado da competição foi muito bom levando em conta o pouco tempo em

que o grupo está atuando.

Para o treino das ginastas a Prefeitura paga o salário da técnica e os pais também contribuem. Joana conta ainda com a ajuda da ginasta Michelle Salzano que integrou a Seleção Brasileira de Ginastas e fez avaliação das meninas. "Estamos formando uma associação para conseguir patrocínio. Atualmente contamos também com a ajuda do Supermercado Priotto". Nossa idéia é fazer em Castro um pólo de ginástica rítmica", conta Joana Darc.

Os treinos acontecem no Ginásio Plinio Menarim, cinco vezes por semana e, às vezes, aos finais de semana e feriados, durante três horas. Atualmente, 25 ginastas estão treinando. "Não imaginava que conseguiríamos uma classificação tão boa no campeonato competindo com grupos que estão treinando há mais tempo. Esse bronze para nós vale ouro. Estamos muito felizes com o resultado", finalizou.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tênis de mesa define campeões por equipes

O tênis de mesa na 21ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca) tem os seus primeiros vencedores. Nesta quinta-feira (30), segundo dia de disputas na modalidade, foram definidos os campeões por equipes nos grupos 2 (para alunos de 5ª e 6ª séries) e 3 (alunos de 7ª e 8ª).

A Escola Evangélica Castrolanda faturou os títulos nos grupos 2 e 3 masculino. No grupo 2, a equipe formada por Wagner Groenwold, Eduardo Borsatto e Renan Gomes venceu na final o Colégio Nisgoski, dos alunos Luiz Oliveira, Yuri Gomes e Willian Medeira, que ficou com a prata. O bronze foi para o Colégio Emília Erichsen – Brendon Fábio Fernandes Martins, Vitor Amorim Reisdorfer e Wagner André Bueno Danilau.

No 3, Gustavo Eltjan Loman, Marcos Harm Loman e Diego Jean Loman venceram a equipe do Colégio Cavanis (Conrado Artur Marques de Souza, Ricardi Pereira, Rodrigo Shneider Gomes e Victor Hugo de Syllos Caetano). O terceiro lugar ficou com o Colégio Vespasiano, formado por André Luiz Costa da Silva, André Morais Silva e Danilo Pedroso Machado.

No grupo 2 feminino, o Colégio Emília Erichsen bateu a Evangélica na final por 3 a 1. O bronze foi para o Colégio Fabiana Pimentel. "Foi muito legal ganhar a medalha de ouro. Minha mãe sempre me abraça e me beija quando eu ganho medalha", disse Gabriela Doin de Godoy, uma das integrantes da equipe do Emília. A estudante da 5ª série começou a praticar a modalidade apenas este ano. Além do tênis de mesa, a garota de 11 anos vai participar do futsal nesse Jeca, onde já ganhou uma medalha de ouro na edição dos jogos do ano passado.

No grupo 3 feminino, o título por equipes foi para o Sepam. A prata ficou com o Fabiana Pimentel e o Nisgoski foi o terceiro.

Para a coordenadora do tênis de mesa no Jeca, Francieli de Almeida Rocha, as disputas estão correndo tranquilamente e revelaram uma boa surpresa. "Nesse ano tem escolas que não eram normais aparecer bem em classificações. O nível está bom", avalia.

Os jogos da modalidade seguem até sábado (1º) no Ginásio Gerson Torres, que conta com oito mesas para as disputas. Nesta sexta-feira (31) devem ser conhecidos os campeões por equipes e individuais dos grupos 4 e 5 masculino e feminino.

Na sexta também ocorre as últimas provas do atletismo, as rodadas finais do xadrez, damas e tria, além do início do mini basquete para as crianças do grupo 1 (alunos da 3ª e 4ª séries).

Os Jogos Estudantis de Castro, uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte, acontecem até o dia 8 de novembro e têm o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.

Confira os vencedores no torneio de equipes dos grupos 2 e 3:

Grupo 2

Feminino

1ª Emília Erichsen – Gabriela Doin de Godoy, Larissa de Fátima Oliveira e Lorena Carneiro dos Santos

2ª Evangélica - Larissa Jeanne Morsink, Annelise Oliveira Priotto e Evelyn te Vaarwerk

3ª Fabiana Pimentel – Alana Martins, Karoline de Oliveira, Érika Camila Almeida Santos e Lorena de Anhaia Kava

Masculino

1º Evangélica - Wagner Groenwold, Eduardo Borsatto e Renan Gomes

2º Nisgoski - Luiz Oliveira, Yuri Gomes e Willian Medeira

3º Emília Erichsen - Brendon Fábio Fernandes Martins, Vitor Amorim Reisdorfer e Wagner André Bueno Danilau

Grupo 3

Feminino

1ª Sepam – Isabella Gobbo, Yasmin Gobbo e Maria Fernanda Antunes

2ª Fabiana Pimentel – Patrícia Rodrigues, Rafaela Moreira, Mayara Carvalho e Denise de Castro

3ª Nisgoski – Talissa de Fátima Olivaldo, Suelen Connor, Tuane Cristine Gomes de Melo e Rauana Oliveira Tracz

Masculino

1º Evangélica - Gustavo Eltjan Loman, Marcos Harm Loman e Diego Jean Loman

2º Cavanis - Conrado Artur Marques de Souza, Ricardi Pereira, Rodrigo Shneider Gomes e Victor Hugo de Syllos Caetano

3º Vespasiano - André Luiz Costa da Silva, André Morais Silva e Danilo Pedroso Machado

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Jeca têm primeiros vencedores no atletismo

Primeiro ouro foi para aluna do Cavanis no salto em altura grupo 4

Os primeiros vencedores dos XXI Jogos Estudantis de Castro (Jeca) foram conhecidos logo no primeiro dia de competições. Como nos anos anteriores, a primeira medalha de ouro saiu no atletismo. Na manhã de quarta-feira (29), a atleta Rosa Maria Alves, do Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis, venceu a prova de salto em altura no grupo 4 feminino (para estudantes do Ensino Médio), com a marca de 1,25 metro. "Fiquei muito feliz. Pensei que ficaria em última, mas fui a primeira", avaliou a estudante de 17 anos, que participa pela última vez dos jogos. Além do atletismo, Rosa vai disputar o basquete nessa edição do Jeca. No ano passado, ela conquistou 4 medalhas, sendo três de ouro e uma de prata. Na mesma prova, a prata ficou com Pamela Mogoski, do Colégio Emília Erichsen, que saltou 1,23 metro, e o bronze foi para Bárbara Silva, do Cavanis, com 1,20 metro.

Ainda pela manhã, outras 11 provas dos grupos 2 (para alunos da 5ª e 6ª séries) e 4 tiveram vencedores (ver resultados abaixo). O atletismo segue com a sua programação na pista do Centro Poliesportivo até a tarde de sexta-feira (31).

Nesta quarta começaram também as partidas no tênis de mesa, que estão sendo disputadas no Ginásio de Esportes Gerson Torres, e nos jogos de tabuleiro - damas, tria e xadrez – no Ginásio Plínio Menarim. O tênis de mesa deve ter seus primeiros campeões nesta quinta-feira (30), enquanto o xadrez, damas e tria somente na sexta-feira, dia das últimas rodadas. As modalidades coletivas têm início na sexta, com o mini basquete, no grupo 1 (para estudantes da 3ª e 4ª séries).

Os Jogos Estudantis de Castro, uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, contam com a participação recorde de 7469 atletas – 1,2 mil a mais que no ano passado - de 40 escolas da rede pública e privada da cidade. As competições acontecem até o dia 8 de novembro.

Confira outros resultados finais das provas de atletismo disputadas na manhã de quarta (29):

800 metros rasos feminino – grupo 4

1ª Fabiane Aparecida da Silva – Cavanis – 3min08seg03

2ª Marilene de Souza – Edina Woellner – 3min23seg

3ª Adrielle Sheleides – Amanda – 3min30seg63

1500 metros rasos feminino – grupo 2

1ª Dienifer Susan Gonçalves – Nicolau Hampf – 6min34seg84

2ª Elaine Ap. Silva – Cavanis – 6min44seg

3ª Kamila de Oliveira – Basílio – 6min50seg83

5000 metros rasos masculino – grupo 4

1º Rodrigo de Jesus Santos Costa – Fabiana – 19min21seg03

2º Danilo Custódio de Oliveira – Joana Torres – 20min44seg

3º Jean Carlos Polak Saraiva – Joana Torres – 20min50seg71

Salto em altura masculino – grupo 2

1º Wagner Alexander Groenwold – Evangélica – 1,30m

2º Eliton Maciel – Emília Erichsen – 1,20m

3º Bruno Roberto – Evangélica – 1,15m

Salto em distância feminino – grupo 2

1ª Joicy Mara Souza – Sepam – 3,70m

2ª Lorena Wischnievski – São Sebastião – 3,63m

3ª Sthefany Los – Evangélica – 3,62m

Salto em distância masculino – grupo 4

1º Felipe Barbosa Krelling – Emília Erichsen – 5,25m

2º Leonardo Natucci – Sepan – 5m

3º Kevin André Glowienka – Olegário – 5m

Arremesso do peso feminino – grupo 4

1ª Rubia Carneiro Wisnierski – Vespasiano – 9,36m

2ª Rafaela Aparecida Wirwieber – Amanda – 8,48m

3ª Luciane Scheneider – Fabiana – 7,75m

Lançamento da pelota masculino – grupo 2

1º Fernando Carneiro Bannach – Emília Erichsen - 47,10m

2º Tiago de Jesus Pereira – Castrolanda – 42,48m

3º Michel Claudio de Souza – Joana Torres – 41,63m

Lançamento do disco feminino – grupo 2

1ª Evelyn Vaarwerk – Evangélica – 15,96m

2ªAna Cláudia Kwasnieski – Evangélica – 14,38m

3ª Cristielly Damaris da Silva – Edina Woellner – 13,55m

Lançamento do disco masculino – grupo 4

1º Leandro Valério de Oliveira – Olegário – 21,43m

2º Gustavo Carneiro Souza – Emília Erichsen – 21,35m

3º Eduardo Bonfim Alves – Cavanis – 21,05m

Lançamento do dardo feminino – grupo 4

1ª Emanuelle Machado Rebonato – Emília Erichsen – 21,20m

2ª Karen Cristine Fahdi – Cavanis – 18,90m

3ª Magda Cristina Sampaio – Cavanis – 14,34m

Eduardo Biagini:

Cerimônia de abertura do Jeca lota Ginásio Douglas Pereira

Cerca de 2 mil pessoas acompanharam desfile das delegações e apresentações artísticas

Em uma cerimônia que valorizou o talento local, homenageou o centenário da imigração japonesa no Brasil e os 50 anos da vinda dos primeiros japoneses a Castro, a abertura dos XXI Jogos Estudantis de Castro (Jeca) lotou o Ginásio de Esportes Douglas Pereira na noite desta terça-feira (28). Cerca de 2 mil pessoas acompanharam o evento, que teve duração de uma hora e meia, e auxiliaram entidades assistenciais da cidade com a doação de alimentos não-perecíveis na entrada.

A cerimônia teve início com o desfile dos alunos representantes das 40 instituições de ensino públicas e privadas do município que participam dessa edição dos jogos, a maior de todos os tempos, com 7469 atletas inscritos. Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e de Castro e as execuções dos hinos nacional, municipal e do Japão, o vice-prefeito Álvaro Telles, representando o prefeito municipal Moacyr Elias Fadel Junior, declarou oficialmente abertos os jogos.

Em uma iniciativa diferente, os estudantes Christian Vinícius da Silva, 10 anos, da 4ª série da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho, e Thaís Sayuri Berberich, 12 anos, da 6ª série do Colégio Emília Erichsen, foram responsáveis por carregar as tochas olímpicas e acender a pira olímpica, representando a união de japoneses e brasileiros. Ambos também realizaram o juramento do atleta, Thaís em japonês e Christian em português.

A cerimônia de abertura seguiu com apresentações artísticas do grupo de taikô (instrumento de percussão japonês) da Associação Cultural e Educacional de Castro (Acec), do grupo de dança da Associação Cultural Nipo-brasileira Castro-Ren e do projeto de ginástica rítmica da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

No final, o mascote do Jeca, o Iapozinho, foi o responsável pela confraternização entre todos os atletas que desfilaram na cerimônia.

"A expectativa para esse Jeca é a melhor possível e que a competição transcorra normalmente", disse o coordenador do Departamento de Esporte, Marcio Choma.

Nesta quarta-feira (29) começam as disputas do Jeca no atletismo, tênis de mesa, xadrez, damas e tria. Os Jogos Estudantis de Castro são uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. O Jeca acontece até o dia 8 de novembro e tem o patrocínio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson, Eny Sports e Infok.

Eduardo Biagini