sexta-feira, 16 de maio de 2008

Prefeito anuncia oficialmente obras de pavimentação

Pavimentação de 12 quilômetros deve estar concluída em fevereiro de 2009

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, anunciou oficialmente nesta sexta-feira (16), durante o programa do radialista e deputado estadual Jocelito Canto, transmitido da Castrolanda, as obras de pavimentação da PR-340. Trata-se da pavimentação no trecho de cerca de 8,5 km entre a Castrolanda e o Cruzo, e mais 4 quilômetros na Estrada do Cerne, que segue sentido ao Abapan, totalizando 12 quilômetros.

Fadel destacou que a estrada foi o sonho de muitos prefeitos que agora começa a ser realizado. “É uma satisfação anunciar o asfalto de parte dessa estrada. A realização dessa obra tem muita importância, um sonho que muitos políticos prometeram e até agora tinha ficado só na conversa. É bonito na política quando alguém se compromete e cumpre. Agora conseguimos viabilizar essa obra. A Castrolanda e os moradores do Socavão e do Abapan estão de parabéns. Vamos continuar lutando para conseguir mais 10 quilômetros”, disse.

“Esse asfalto é o começo de um grande sonho de toda a população castrense. Vou estar junto com o prefeito e batalhar por mais recursos para dar continuidade à pavimentação, dessa vez, saindo lá da Vila do Socavão em direção à cidade”, ressaltou Jocelito, lembrando que os recursos para o asfalto são oriundos do Governo do Estado.

A obra

A pavimentação iniciou no dia 8 de maio com trabalhos de topografia e terraplanagem. A obra está sendo executada pelo Exército, com recursos a fundo perdido, sem custos para o município. A pavimentação deve custar cerca de R$ 10 milhões.

De acordo com o engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), Ciro Ribas, responsável pela fiscalização dos trabalhos, a obra completa com asfaltamento deve estar concluída em fevereiro de 2009.

Estrada do Cerne

A PR-090 (Estrada do Cerne) faz parte das “Estradas da Liberdade”, vias sob a responsabilidade do governo estadual que são alternativas às estradas pedagiadas. Atualmente, as obras de pavimentação da PR-090 se encontram na localidade de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba. Cerca de 20 quilômetros já foram asfaltados. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Transportes, até 2010, a pavimentação deve chegar a Castro e continuar até Tibagi e Ortigueira.
das assessorias:

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Rosilete Santos agradece apoio da Prefeitura

Boxeadora disputou título mundial na Alemanha

A lutadora de boxe Rosilete Santos, acompanhada do marido Macaris do Livramento, esteve nesta quinta-feira (15) em Castro para agradecer ao prefeito Moacyr Elias Fadel Junior o apoio recebido para a disputa do Mundial de Boxe, na categoria Super Mosca, realizado em Stutgartt (Alemanha) no dia 3 de maio. Rosilete perdeu a luta para a alemã Alessia Graf, atual campeã mundial, mas destaca que a experiência foi muito boa. "Foi uma oportunidade maravilhosa", diz.

Rosilete iniciou sua carreira no boxe em Castro, em 19 de maio de 2001, sendo a primeira paranaense a estrear no esporte. É também a primeira brasileira a disputar um título mundial e no ranking das 71 boxeadoras mundiais na categoria Super Mosca, está na 15ª posição.

A próxima luta da atleta será no dia 31 de maio, em Curitiba, com uma adversária de outro país. Rosilete pretende ainda organizar uma luta em Castro. "Aqui é minha cidade, sempre tive apoio da Prefeitura e do comércio, então gostaria de fazer uma luta aqui", finalizou.

das assessorias:

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ministério da Agricultura discute parcerias com o município

Uma das propostas é desenvolver projetos para profissionalização na área rural

O superintendente federal do Paraná do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Daniel Gonçalves Filho, fez uma visita de cortesia nesta quarta-feira (14) ao prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior. Durante o encontro, foram discutidas algumas parcerias para o município como a utilização da área da Fazenda Capão do Cipó, que pertence à União e está sob a tutela do Ministério da Agricultura, e o Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP) para o desenvolvimento de projetos de educação e profissionalização rural, buscando alternativas para geração de renda nas pequenas e médias propriedades familiares do município e região.

Outra proposta é a contratação de técnicos pela Prefeitura para fazer a inspeção de produtos de origem animal e vegetal. O Ministério também vai doar à Prefeitura dois veículos para serem utilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O prefeito Moacyr Fadel destacou que a Prefeitura vai avaliar as propostas. "Parcerias são bem vindas e o que estiver ao nosso alcance vamos fazer. A área rural é importante no município e investimos para melhorar as condições para os produtores rurais, incluindo aqueles da agricultura familiar", finalizou.

das assessorias:

terça-feira, 13 de maio de 2008

Gestores debatem ambiente infantil e redução das desigualdades

Evento reuniu mais de 300 pessoas para discutir prioridades

O segundo e último dia do I Fórum Estadual de Educação Infantil promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) Paraná com apoio da Prefeitura Municipal de Castro teve três palestras nesta terça-feira (13), no Teatro Bento Mossurunga.

Abordando o tema “A Gestão Pedagógica na Educação Infantil” a professora-doutora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira falou sobre o desafio nos diferentes modos de organizar o ambiente infantil para promover o aprendizado. A idéia é criar um modelo pedagógico específico centrado em cinco fatores: espaço físico, organização das atividades no tempo, materiais, atividades propostas e interações, com o objetivo de propiciar um desenvolvimento completo incluindo a linguagem e a imaginação.

O ambiente deve levar em conta a segurança, higiene, organização, estímulos, brinquedos adequados e livros. A criança também deve ter a oportunidade de apresentar suas próprias produções e se reagrupar em pequenos grupos. “Os princípios do modelo de organização devem atender ao desenvolvimento infantil em diferentes possibilidades. O desafio é não deixar virar bagunça e nem ficar no imobilismo, mas criar um ambiente produtivo”, diz.

Para a professora, as escolas estão interessadas em investir nesses espaços. “Há ainda algumas escolas que por questões de investimentos permanecem no modelo antigo. Em Castro, o Centro Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau corresponde às possibilidades voltadas para a criança”, conclui.

Desigualdades

“Educação Infantil e Desigualdades” foi a palestra ministrada pela professora-doutora Patrícia Corsino. Ela explica que a Educação Infantil é uma das maneiras para reduzir as desigualdades. “O maior número de crianças com idade entre zero e seis anos está concentrado nas classes menos favorecidas. Se essas crianças freqüentam espaços de educação, certamente farão parte de um processo de inclusão e presume-se que terão seus direitos garantidos de proteção, cultura, alimentação e saúde”, diz.

Patrícia destaca ainda que estando na educação infantil, essas crianças terão uma trajetória escolar mais bem sucedida, contribuindo também para melhorar as condições da família, já que os pais podem trabalhar enquanto a criança está na escola.

A professora explica que a educação infantil ainda não é a prioridade dos governos e, sim, o ensino fundamental. Atualmente, essa etapa da educação básica está sob a responsabilidade dos administradores municipais, que arcam com as despesas. “Já existe uma discussão no MEC sobre o papel do Estado e da União quando alguns municípios não conseguem dar conta de atender a educação infantil. E o Brasil já está consciente que a prioridade na faixa etária dos 6 aos 14 anos, que é o ensino fundamental, não é suficiente. Isso já é um avanço”, finaliza.

Avaliação

Para o presidente da União de Dirigentes Municipais de Ensino (Undime PR) e secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte de Castro, Carlos Eduardo Sanches, o resultado do fórum é bastante positivo. “Os gestores de educação tiveram a oportunidade de debater a educação infantil sob vários aspectos, com o olhar de prioridade dessa etapa fundamental da educação básica”, finalizou.
das assessorias:

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Gestores debatem prioridades para políticas na primeira infância

Fórum da Educação Infantil quer aprofundar as discussões e refletir a prática pedagógica

O I Fórum Estadual de Educação Infantil promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) Paraná com apoio da Prefeitura Municipal de Castro reuniu nesta segunda-feira (12), no Teatro Bento Mossurunga, gestores da educação de vários

municípios paranaenses para discutir a Educação Infantil em diversos âmbitos. O evento contou ainda com a participação do presidente da Comissão de Educação na Assembléia Legislativa, deputado estadual Péricles de Holleben Mello, e com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, além de palestrantes.

O presidente da Undime Paraná e secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte de Castro, Carlos Eduardo Sanches, destacou que o debate é importante devido às expectativas em torno da educação infantil porque há um esforço no Brasil para avançar nessa fase da educação básica.

Para o secretário, se as crianças conseguirem freqüentar a educação infantil antes de ingressar no Ensino Fundamental terão mais sucesso escolar. Ele defende que a qualidade na educação infantil prioriza o atendimento e a oferta de vagas pela escola pública e não de forma terceirizada. “O Paraná dá exemplo na educação. Tenho certeza de que vamos avançar e a educação infantil precisa ter qualidade, principalmente na escola pública”, diz.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, ressaltou que só um povo vigilante pode exercer a vigilância e fazer com que a pátria não seja subtraída de sua riqueza, e isso só é possível pelo conhecimento e cultura, que devem ser promovidos democraticamente pela escola pública. “Que é por excelência, um local de cidadania”.

Miranda contou que 50% das crianças e adolescentes que estão na 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental não sabem escrever um simples bilhete. Dos alunos que conseguem terminar o Ensino Médio, poucos vão para a universidade. Cerca de 30% dos jovens com idade entre 15 e 24 anos não estudam e nem trabalham. Miranda comparou que o Brasil ainda tem uma dívida enorme com a educação pública. “Há uma legião de jovens sem perspectivas, e que se tornam mão-de-obra barata para o crime, porque não têm em que apostar”, pondera.

Miranda disse que a administração pública de Castro dá exemplo ao promover uma educação pensando no futuro. “A educação é onde começa tudo. Castro faz história, muda os rumos do país resgatando uma dívida histórica do Brasil e abrindo portas para todos que acorrem à escola pública, e que são os que mais precisam”, concluiu.

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello reforçou o conceito de que a educação infantil é imprescindível, principalmente por ser na infância que se formam o caráter e a personalidade da pessoa. Destacou ainda que a escola é fundamental na vida das famílias carentes. “O Brasil enfrenta grandes desafios, mas o governo federal está investindo para melhorar os índices. Castro trata a educação de maneira singular, com apoio da comunidade”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior agradeceu a presença de todos no evento e contou que no início de sua administração, o município enfrentava alto índice de criminalidade. “Pregávamos que só sairíamos dessa condição por meio da educação e sabemos que tudo inicia na educação infantil. Continuaremos nessa batalha com coragem e determinação para através da educação transformar o país”, finalizou.

Uma das palestras ministradas no fórum abordou o tema “A Construção dos Espaços na Educação Infantil”. A professora-doutora Maria da Graça Souza Horn destacou que esses espaços devem propiciar a possibilidade de interações cognitivas, sociais e culturais, num entendimento de que a criança aprende interagindo em determinados espaços, mediada por parceiros mais experientes como os professores e outras crianças.

Para a professora, atualmente as escolas estão preocupadas com os espaços para a educação infantil enquanto parceiro pedagógico. “Já há indícios dessa preocupação e desse entendimento do espaço como componente curricular e não apenas como pano de fundo”, explica.

Maria da Graça ressalta ainda que com a centralização da educação infantil pelos municípios, há uma definição na busca pela qualidade ao atendimento à criança enquanto um direito seu. “A educação infantil avançou, mas precisa ainda mais vontade política de nossos gestores para investir mais nessa faixa etária. Esses investimentos significam que estaremos nos preservando de mais gastos, mais construções de prisões e de repetências escolares. Precisamos investir no futuro e isso reverterá em benefícios para todos”, finalizou.

Palestras

O Fórum de Educação Infantil continua nesta terça-feira. Às 8h30 haverá palestra com o tema “A Avaliação na Educação Infantil”, com a professora-doutora Elisandra Girardelli Godoi, e às 10h20, com o tema “Educação Infantil e Desigualdade”, com a professora-doutora Patrícia Corsino. Às 13h30 será a vez da professora-doutora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira com o tema “A Gestão Pedagógica na Educação Infantil”. Também haverá debates nos períodos da manhã e tarde.
das assessorias: