sábado, 6 de fevereiro de 2010

Palestra orienta sobre pedofilia

Especialista alerta sobre os perigos e quais cuidados pais e escolas devem ter A Secretaria Municipal da Criança e do Desenvolvimento em parceria com o Centro de Atendimento à Criança (CAC) Jardim Colonial promoveu, nesta sexta-feira (5) no Teatro Bento Mossurunga, palestra com o tema "Protegendo as crianças" abordando a pedofilia e violência sexual contra criança e adolescente. Participaram do evento servidores lotados na secretaria, funcionários do CAC, integrantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a comunidade. A palestrante, sargento Tânia Guerreiro, da Polícia Militar, especialista em assuntos referentes ao abuso sexual, pedofilia, drogas e prevenção na infância e adolescência, destacou que a pedofilia é tão antiga quanto a humanidade e ocorre em todas as classes sociais. Segundo ela, a orientação para a criança deve iniciar antes dos cinco anos, com um diálogo aberto para que ela não venha a ser uma vítima. "Se a criança não souber o que é pedofilia, ela vai passar por esta situação sem saber o que está acontecendo". Tânia alerta que tanto os pais quanto a escola devem orientar a criança, o jovem e o adolescente e observar o comportamento. "A vítima de pedofilia apresenta queda no rendimento escolar, não quer mais brincar e sente-se reprimida", alerta. Os pais também devem alertar os filhos para o uso da internet, advertindo que os pedófilos utilizam perfis falsos. "A internet abriu as portas para a pedofilia. Adolescentes e jovens colocam muitas informações pessoais nos sites de relacionamento, e isso facilita a ação do criminoso". Outros cuidados, segundo a especialista é não deixar os filhos posarem fora de casa, não utilizarem banheiros públicos quando estiverem sem a presença dos pais, cuidar com as pessoas que contratam para prestar serviços em casa, entre outros. No Brasil, segundo dados de 2005, uma criança é abusada a cada oito minutos, e segundo Tânia, esse número representa apenas 20% dos casos de pedofilia. "Os outros 80% estão na clandestinidade, e em 90% dos casos, as mães são coniventes. Quem souber da ação de um pedófilo deve denunciar às autoridades para que as providências sejam tomadas".

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

GUIA 2010 Segunda edição tem 30% a mais de páginas

A Prefeitura Municipal de Castro através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio lançou na quarta-feira (3) o Guia de Castro 2010, em solenidade realizada no Moinho do Imigrante Holandês da Castrolanda com a presença de autoridades, convidados e imprensa.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, destacou que o Guia cresceu em relação ao de 2009, com 30% a mais em páginas com matérias e publicidades. Ele agradeceu aos empresários e ao prefeito Moacyr Elias Fadel Junior que, mais uma vez, apoiaram a empreitada. “Vocês acreditaram no nosso trabalho para divulgar Castro e sua história”.

O secretário de Estado de Turismo, Celso Caron, destacou que o turismo está se consolidando no Paraná e no Brasil como um importante segmento da economia. A Secretaria dividiu o estado em quatro grandes regiões que abrangem Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais, Foz do Iguaçu e municípios lindeiros, abrangendo 210 municípios. Ele ressaltou o trabalho do secretário Guedes na divulgação de Castro. “Guedes faz um trabalho notável e com muita precisão. O guia é uma fascinante ferramenta para quem visita Castro”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressaltou que os municípios precisam criar alternativas viáveis economicamente e que o turismo é uma delas. “Vamos investir no turismo, temos um projeto de revitalização da Rua Doutor Jorge e agradecemos a vocês empresários que participaram do Guia 2010. Vocês são motivo de orgulho para nós”.

Homenagens

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Castro homenageou o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron, o escritor Fidelis Bueno, o presidente do Sindicato Rural de Castro e ex-prefeito Lauro Lopes, o funcionário público Antonio Martins Sobrinho e a funcionária da secretaria, Márcia Gomes.

O guia

A segunda edição do Guia de Castro tem 135 páginas coloridas contendo informações históricas, culturais, gastronômicas, fatos curiosos e importantes, turismo e de utilidade pública como endereço de lojas comerciais, órgãos públicos e instituições privadas, além de histórias como a de Dona Benta, uma senhora com 109 anos e do Conselheiro Laurindo, uruguaio que se casou com uma castrense, foi deputado estadual por duas vezes, presidente da Assembleia Legislativa, vereador em Castro e governador da Província de São Paulo.

Com formato internacional, a tiragem será de 15 mil exemplares. O guia foi viabilizado através de patrocínio de aproximadamente 130 empresários.