quinta-feira, 5 de março de 2009

Alunos da rede municipal realizam Provinha Brasil

Mais de mil alunos da segunda série realizam prova de Língua Portuguesa
Alunos do segundo ano do ensino fundamental de 9 anos da rede municipal de Castro realizaram nesta quinta-feira (5) a primeira etapa da Provinha Brasil. O teste de Língua Portuguesa foi aplicado para 1190 crianças. Os alunos responderam questões objetivas de leitura e serão avaliados itens como a escrita. De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Carvalho, a prova é uma avaliação diagnóstica para ajudar gestores, professores e coordenadores das escolas a identificar o desempenho dos alunos no processo de alfabetização. De posse do resultado, a equipe pedagógica pode verificar as principais dificuldades dos alunos e articular ações para corrigir possíveis deficiências.A segunda etapa da Provinha Brasil acontecerá no segundo semestre e vai avaliar o progresso na alfabetização. “A prova permite que cada aluno, turma e escola seja avaliado”, diz Luciane.Para a realização das provas, os professores receberam um kit elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (Ceale). O material contém caderno de teste do aluno, caderno do professor/aplicador, guia de correção e interpretação dos resultados e reflexões sobre a prática. AlfabetizaçãoA Provinha Brasil é um instrumento criado pelo MEC para aferir o desempenho escolar a ser implantado nos municípios. Através do teste, o Ministério quer verificar se os alunos da rede pública são efetivamente alfabetizados aos oito anos. Caso isso não ocorra, o problema deve ser corrigido através de aulas de reforço. A meta do MEC é que todas as crianças cheguem à quarta série do ensino fundamental dominando conteúdos de leitura e escrita.

das assessorias:

Prefeito recebe presidente estadual do PT

Gleisi Hoffmann disse que PT está à disposição de municípios parceiros
A presidente estadual do PT, Gleisi Hoffman, se reuniu nesta quarta-feira (4) com prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Constantino Guedes, e reafirmou o apoio do partido à atual administração. “Moacyr sempre foi nosso parceiro e nos colocamos à disposição para o que ele precisar. Depois das eleições essa é a primeira vez que estamos vindo a Castro e queremos desejar muito sucesso a ele”, disse.Fadel destacou que a presidente estadual do PT sempre foi companheira da administração e intermediou recursos para Castro. “Gleisi é importante para nosso município e nos ajuda sempre que precisamos”. PlanejamentoSegundo Gleisi, a visita a Castro faz parte do planejamento estratégico do PT que está realizando encontro com militantes do partido e prefeitos aliados em todo o Estado. “ Nossa prioridade é acompanhar as prefeituras onde o partido tem prefeitos eleitos e também prefeitos parceiros para viabilizar o acesso dos municípios a recursos federais”.
das assessorias:

Câmara aprova convênios com instituições filantrópicas

A Câmara Municipal de Castro realizou nesta quarta-feira (04) a 1ª sessão ordinária de março, a partir das 14 horas, na sala de sessões. Os vereadores discutiram e votaram em único turno 12 projetos de Decreto Legislativo, um projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário de Castro ao Engenheiro Civil Rogério Walbach Tizzot, Secretário Estadual dos Transportes, e nove requerimentos. Os projetos de Decretos Legislativos confirmam convênios de cooperação financeira com 11 instituições filantrópicas. Serão beneficiadas as seguintes entidades: Associação Antonio e Marcos Cavanis, Associação de Assistência Social de Castrolanda, Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Associação Educacional e Assistencial Bethânia, Ação Social da Paróquia São Judas Tadeu, Associação Beneficente Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Grupo de Amor a Vida (GAV), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Castro (APAE), Asilo São Vicente de Paulo e Associação Comercial e Empresarial de Castro (AceCastro). Nos requerimentos, os vereadores solicitaram, ao Executivo, estudos para que catadoras do distrito de Socavão sejam integradas ao projeto de Inclusão Social dos Catadores e Familiares, a instalação com urgência de redutores de velocidade na avenida Doutor Ronie Cardoso, sentido Castro-Castrolanda e para que seja analisada a colocação de iluminação pública nas rotatórias desse local. Além disso, foi requerida a instalação de posto de saúde na Colônia Castrolanda, para que sejam desentupidos os bueiros localizados na rua Pedro Canha, próximo ao nº 321, Jardim Cantagalo I, e a recuperação do asfalto da rua Conselheiro Jesuíno. Eles pediram também informações a respeito da licitação para a merenda escolar. Ao Centro de Telefonia Pública da Brasil Telecom, os parlamentares reivindicaram estudos para instalação de telefone público no bairro do Passo dos Bois. Ainda foi requerido voto de congratulações às formandas castrenses do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE). Em 1ª discussão, foi aprovado o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 62.063,86. O montante será destinado à compra de material de consumo para a Secretaria Municipal de Saúde. Apenas uma indicação foi apresentada. Nela, os vereadores apontam ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano a necessidade de colocação de ponto de ônibus com cobertura no bairro de Passo dos Bois. Todas as matérias votadas nessa quarta-feira foram aprovadas por unanimidade. A próxima sessão ordinária de março será realizada no dia 11 de março, em horário regimental
das assessorias: