sexta-feira, 14 de março de 2008

Castro ganha 70 unidades habitacionais

A Caixa Econômica Federal realizou na quinta-feira (13), no auditório da Prefeitura, reunião para explanação do Programa Casa da Família, do governo federal em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Prefeitura de Castro.

Através do programa, 70 unidades habitacionais serão construídas no Jardim Baily para atender a famílias com renda entre dois e cinco salários mínimos. As casas serão construídas pelo sistema de gestão comunitária em que as famílias formarão uma associação para gerenciar os recursos e a obra. O prazo para construção das unidades é de no máximo 12 meses. As casas terão metragens de 63, 52, 44 e 40 metros quadrados.

O financiamento do imóvel será em 20 anos com prestações variando de R$ 200 a R$ 300.

A Prefeitura de Castro disponibilizou o terreno, fez a seleção das famílias e coordenará os projetos sociais a serem desenvolvidos para os moradores.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior destacou que a seleção das famílias foi realizada de forma transparente, priorizando o atendimento àquelas mais carentes e que obedeciam aos critérios da Caixa. “Sabemos que há carência de habitação e essas unidades vão beneficiar 70 famílias que foram escolhidas por critérios técnicos, sem qualquer favorecimento”, finalizou.
das assessorias:

quinta-feira, 13 de março de 2008

Castro perde Rivadávia Menarim

O prefeito municipal Moacyr Elias Fadel Junior decretou luto oficial por três dias em decorrência do falecimento do ex-prefeito de Castro Rivadávia Menarim.

Aos 93 anos, Rivadávia estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Anna Fiorillo Menarim, com quadro de insuficiência respiratória aguda decorrente de uma pneumonia. Ele faleceu por volta das 5 horas da madrugada desta quinta-feira (13).

Rivadávia foi prefeito de Castro nas gestões de 1968-1972, 1983-1988 e 1993-1996. Entre suas principais realizações, a construção do Parque Lacustre, Paço Municipal, Hospital Anna Fiorillo Menarim, Abatedouro Municipal, Ginásios de Esportes José Pagnacco e Douglas Pereira, Escola Municipal Dr. Jahyr Lopes.

O corpo do ex-prefeito será velado na Câmara Municipal de Castro. O enterro acontece às 9 horas desta sexta-feira (14), no Cemitério Municipal Frei Mathias. Não haverá expediente na Prefeitura Municipal no período da manhã de sexta-feira.

Histórico Rivadávia Menarim

Rivadávia Menarim nasceu em Castro, na Vila Rio Branco, em 14 de setembro de 1914. Seu Riva, como era conhecido na cidade, foi fazendeiro e importante político na região. Elegeu-se prefeito três vezes – 1968 a 1972, 1983 a 1988 e 1993 a 1996. Foi candidato a deputado estadual em 1998.

Sempre dedicado ao progresso do município, concretizou grandes obras na região: a Rodoviária de Castro, o Hospital Municipal Ana Fiorillo Menarim, Abatedouro Municipal, ginásios de esportes Douglas Pereira e Padre José Pagnaco; o Paço Municipal, Escola Municipal Jahyr Lopes, Parque de Máquinas, Parque de Exposições Dario Macedo, entre outras. Construiu várias escolas no interior do município e pontes de concreto. A maioria dos postos de saúde e escolas da região foi feita por ele.

Além disso, Seu Riva foi o responsável pela abertura de diversas estradas rurais da cidade, levando condições de desenvolvimento para o interior. Vale destacar que a maioria das obras que realizou foi com recursos próprios do município.

Durante as suas administrações atendia a todos que o procuravam, principalmente os mais humildes. O legado deixado pela morte do Seu Riva, aos 93 anos, ficará com certeza para a história de Castro e na memória de seu povo.
das assessorias:

quarta-feira, 12 de março de 2008

Professores da rede pública participam de oficina de folclore

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte está promovendo uma Oficina de Danças Folclóricas para 60 professores de Educação Física e da Educação Infantil da rede pública municipal e estadual. O objetivo é preparar os profissionais para o Festival de Danças Folclóricas da Rede Estudantil, que será realizado de 18 a 22 de agosto. O evento iniciou na terça-feira (11) e termina nesta quinta-feira (13), no Teatro Bento Mossurunga.

A oficina ministrada pela folclorista e professora de Humanística da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Sueli de Souza Lara, está abordando a formação cultural das regiões brasileiras e aulas práticas de Danças Gaúchas, Carimbó, Maracatu, Frevo, Lundum e Bumba meu Boi, entre outras.

De acordo com o coordenador de Educação Física Escolar da secretaria, Marcos Vinícius Rocco, os conhecimentos serão transmitidos aos alunos da Educação Infantil até a 4ª série do Ensino Fundamental, enfatizando ainda os costumes e tradições de cada região.

Para a professora, o ensino do folclore é uma necessidade para que o indivíduo se reconheça e se identifique com a cultura brasileira. “Só tendo uma identidade é que um povo tem força para alterar situações sociais e políticas em nosso país. Um povo que não conhece sua aldeia, não a defende”.

A professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Reino, no Socavão, Clarissa Oliveira da Silva, destaca que a oficina é válida para conhecer o fundamento e a história das danças de cada região. “É importante aprofundar o assunto para ensinar os nossos alunos”.

Andréia de Souza, professora de Geografia da Escola Estadual Fabiana Pimentel, considera que é possível trabalhar o folclore aliado à Geografia, resgatando a cultura e valorizando a identidade cultural de cada lugar.

Festival

Realizado a cada dois anos, o “Festival de Danças Folclóricas da Rede Estudantil” acontecerá de 18 a 22 de agosto. Este ano, além das apresentações nas escolas e no Teatro Bento Mossurunga, o festival também será realizado nas praças, permitindo o acesso da população ao festival em horários diferenciados.
Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro

Dia da Imigração Japonesa é votado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde desta quarta-feira (12) a 2ª sessão ordinária de março. Os parlamentares discutiram e aprovaram em primeiro turno o projeto de lei que institui o dia da Imigração Japonesa, que completa 100 anos neste ano no Brasil e 50 em Castro. De acordo com a proposta, de autoria do vereador Henrique Aurélio Salgado (PSDB), a data escolhida será 10 de agosto.

Os vereadores ainda votaram e aprovaram seis requerimentos. Eles pedem para o Centro de Telefonia Pública de Castro a instalação de telefone público em Itaponhacanga, próximo aos quilombolas do Tronco. Para a Prefeitura Municipal, foi solicitada a possibilidade de cascalhamento e patrolamento em algumas estradas rurais e a recuperação das estradas de Campina do Elias, do São João, Passo dos Bois e Tronco.

Nesta sessão, os vereadores apresentaram cinco indicações. Eles apontam a necessidade de operação tapa buracos com a máxima urgência no Jardim Arapongas e de abertura de esgotos na estrada que liga o Bairro da Conceição ao Lago, no Abapan. Para a estrada dos Agostinhos e Campina, e também da principal até o Guararema; à via que liga a Vila Poço Grande até o Bairro Santo Antonio, passando pela Chácara dos Diniz, e à rua Dr. Afonso Celso Abraão e adjacentes, no Jardim das Araucárias III, foram indicados patrolamento e cascalhamento.

A vereadora Aline Sleutjes (DEM) usou a tribuna para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado no sábado (8). O papel das mulheres na sociedade, no mercado de trabalho e na política foi abordado pela parlamentar. Além dela, o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, utilizou o espaço para explicar aos parlamentares sobre o projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Avaliação na rede municipal de ensino, em trâmite na Casa de Leis.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 19 de março, a partir das 14 horas, na sala de sessões.
das assessorias;

segunda-feira, 10 de março de 2008

Conferência Municipal da Juventude discute políticas públicas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, através da Superintendência da Criança e do Adolescente, promoveu na segunda-feira (10), no Educandário Manoel Ribas e na terça-feira (11), no Teatro Bento Mossurunga, a Primeira Conferência Municipal da Juventude. O evento tem por objetivo garantir a participação desse público no levantamento de propostas e soluções para as necessidades dos jovens no município de Castro. Durante os dois dias do evento serão abordados os temas: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional da Juventude; Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas da Juventude.

A superintendente da Criança e do Adolescente, Rosemara Alves, destaca que a conferência é uma oportunidade para discutir propostas que poderão ser implementadas pelos administradores para oferecer perspectivas de futuro aos jovens. “A conferência é um processo de participação, formação e diálogo com a sociedade brasileira sobre o tema juventude. Na conferência, os jovens podem expressar suas opiniões, suas vontades e fazer valer o seu direito ao real exercício da sua cidadania. Além disso, as propostas podem contribuir para o direcionamento da conferência nacional”, diz Rosemara.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Nocera, disse que a conferência é um espaço para que os jovens possam decidir o futuro dizendo o que querem e precisam. “Só em Castro são mais de nove mil estudantes. Vocês têm a chance de acender a luz no horizonte”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressaltou que Castro novamente dá exemplo para o Paraná ao realizar a Conferência da Juventude. “Vocês jovens é que vão decidir o que fazer. Depende de cada um de vocês construir o próprio futuro. Construam e nos ajudem também a construir um futuro melhor para Castro, o Paraná e o Brasil”, finalizou.
das assessorias