sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Professoras recebem prêmios

O secretário municipal de Educação de Castro, Carlos Eduardo Sanches entregou nesta sexta-feira (21) o prêmio para os melhores trabalhos do Concurso Valorizando as Trajetórias em cerimônia realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Castro no Teatro Bento Mossurunga.

Sanches destacou o trabalho realizado pelas professoras da Educação Infantil. "Temos que priorizar a Educação Infantil, sem deixar de focar o Ensino Fundamental para sanar problemas de crianças que saem dessa etapa sem dominar completamente os conteúdos. E só combatemos isso quando oferecemos vagas nos Cmeis e ensino de qualidade",diz.

O secretário ressaltou ainda que o município atingiu um nível muito bom na área da educação e que vai continuar trabalhando para elevar cada vez mais a qualidade do ensino público. "E conseguimos tudo isso graças ao excelente trabalho desenvolvido pelas professoras e por toda a equipe da secretaria", enfatizou.

A representante do Núcleo Regional de Educação, Zilma de Fátima Auer Alberichi, uma das avaliadoras dos projetos destacou que os trabalhos foram bem conduzidos, respeitando o conhecimento e as etapas que a criança tem em seu desenvolvimento. "As professoras se dedicaram ao projeto, a idéia é promissora e deve se repetir", disse.

Daniele Marques Vieira, representando o Movimento Interforum de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), que também avaliou os projetos, ressaltou a qualidade das atividades desenvolvidas e o encaminhamento da gestão pedagógica do município para a Educação Infantil. "Os trabalhos foram surpreendentes. A qualidade pedagógica e dos critérios para a Educação Infantil estão adequados. Com essa estratégia, Castro será referência para outros municípios", comentou.

O projeto

O Valorizando as Trajetórias, coordenado pelas professoras Larissa Biassio Rosa e Nanci Rodrigues dos Santos, foi desenvolvido pelas professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com o objetivo de respeitar as diferentes necessidades das crianças, contemplando a transformação dos espaços e o desenvolvimento de aprendizagens significativas e motivadoras de novos saberes, e ainda valorizando os professores da Educação Infantil.

O projeto foi realizado nas modalidades creche, para crianças de zero a três anos e pré-escola, com crianças de 4 a 5 anos, com o desenvolvimento de diversos conteúdos de interesse da criança, privilegiando o espaço para novas aprendizagens e ampliando o saber.

Confira os projetos premiados

Modalidade creche – de zero a três anos

3º lugar - O mundo das sensações - CMEI Despertar para o Mundo

Professoras Adriane Aparecida Ferreira Bueno e Danielle Ferraz Tibucheski

2º lugar - Cinco sentidos em ação: cores, sabores, odores, sons e diversão!

CMEI Cavalinho de Pau

Professoras Maria Izabel de Oliveira Nunes e Rosangela Nunes

1º lugar - Meu cantinho, meu mundo! - CMEI Elisabet Macedo Kugler

Professora Solange Palhano e Zélia Maria Moreira

Modalidade pré-escola de 4 a 5 anos

3º lugar - É sempre hora de fazer arte - CMEI Cavalinho de Pau

Professora Maraizza Moura Chacon e Marilda Castro

2º lugar - Eles já foram crianças... Agora encantam o mundo infantil

CMEI João Paulo II

Professoras Alexandra Machado Ribeiro e Josilma de Fátima Santos Ortiz

1º lugar - Show da vida! - CMEI Elisabet Macedo Kugler

Professoras Reni Perpétuo Porto da Cruz e Sueli Conceição dos Santos Pereira

das assessorias:

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Rexona/Ades terá continuidade em Castro

Projeto foca o desenvolvimento humano através do esporte

A coordenadora dos núcleos do Paraná do projeto Rexona/Ades Esporte Cidadão, Maria Auxiliadora Villar Castanheira, mais conhecida por Dora,ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, acompanhada do representante da Secretaria de Estado da Educação e Paraná Esporte, Darlan França, se reuniu nesta quinta-feira (20) com o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, para confirmar a parceria que dará continuidade ao projeto em Castro e a participação do município na etapa final do XI Torneio Internúcleo que será realizado em dezembro, em Curitiba.

Fadel destacou que a idéia é continuar e ampliar o projeto Rexona/Ades no município. "O projeto é um sucesso em Castro e queremos que mais crianças tenham a oportunidade de participar. No próximo ano vamos investir mais no esporte e uma das medidas será a reforma dos ginásios de esportes", destacou.

Dora enfatizou que em Castro o projeto já experimentou bons momentos pelo interesse da Prefeitura, motivação dos atletas e pais "Castro recebeu muito bem o projeto e queremos pensar em melhorias para dar continuidade e sustentabilidade. Os núcleos são importantes e o prefeito valoriza o trabalho desenvolvido com as crianças. Nosso objetivo é que Castro seja referência de projeto social para a região", diz.

Para a coordenadora do núcleo de Castro, Cristiane Maciel Kirilov, a continuidade do projeto é importante pela oportunidade que oferece de desenvolvimento integral às crianças . "Ficamos felizes, porque desde o início, o projeto foi abraçado pelos pais e pelas crianças. Nestes três anos, tivemos excelentes resultados", finaliza.

O Projeto Rexona/Ades de Voleibol é desenvolvido em parceria pelo Instituto Compartilhar – dirigido pelo técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardo Rocha Rezende, o "Bernardinho", Unilever e Governo do Paraná através da Paraná Esporte. Trabalha no contraturno escolar com o desenvolvimento humano através da prática do voleibol. Tem como foco principal trabalhar valores como cooperação, disciplina, trabalho em equipe, responsabilidade e respeito às diferenças por meio do esporte como ferramenta para desenvolvimento do cidadão e inclusão social.

No Paraná são 26 núcleos atendendo 3800 crianças por ano. Em 11 anos, mais de 27 mil já passaram pelo projeto. Em Castro o projeto funciona desde 2005, é desenvolvido em seis ginásios de esportes e conta com a parceria da Prefeitura Municipal. Mais de 600 crianças e adolescentes já integraram o projeto que oferece anualmente 150 vagas.

Castro vai participar da etapa final do XI Torneio Intenúcleo Rexona/Ades de Voleibol que será realizado de 4 a 7 de dezembro, em Curitiba, no campus avançado da Paraná Esporte. São quatro trios (dois masculinos e dois femininos), dois quartetos (um masculino e um feminino) e o time masculino de voleibol.

das assessorias:

domingo, 16 de novembro de 2008

JULIANA G0LTZ VENCE O CONCURSO GAROTA COMÉCIO 2008

Oito candidatas representaram o Comércio Castrense para a escolha da GAROTA COMÉRCIO 2008,na noite do dia 15 de novembro as 20.00hrs no TEATRO BENTO MUSSURUNGA. O evento foi realizado pelos alunos da ESCOLA MARIA AP NISGOSKI DO CURSO TEC. EM ADIMINSTRAÇÃO. JULIANA GOLTZ FOI A VENCEDORA COM 520 PONTOS. CONFIRA AQUI COMO FOI O DESFILE DAS LINDAS CANDIDATAS AO CONCURSO DA GAROTA COMÉRCIO 2008.