sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Casa Fácil realiza segunda reunião

A Prefeitura Municipal de Castro realiza na próxima terça-feira (15), às 13h30, no Salão de Atos da Prefeitura, a segunda reunião do ano para pessoas interessadas em aderir ao programa Casa Fácil realizado através de convênio entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/PR) através da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Castro. A primeira reunião realizada em janeiro atraiu 50 pessoas e alguns projetos já foram encaminhados.

O convênio permite que proprietários de terreno construam suas casas de até 70 metros quadrados utilizando um dos 11 modelos disponíveis e com a dispensa das taxas, pagando apenas o valor de R$ 16,50 para ter direito ao alvará, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), planta padrão e habite-se. Há a possibilidade do imóvel ser financiado pela Caixa Econômica Federal. Os interessados em participar do convênio podem retirar na Prefeitura a lista de documentos necessários. Depois de expedido o alvará a obra pode ser iniciada.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Mário Sílvio Jakiemim Martins, destaca que o projeto é uma oportunidade para os interessados em construir a própria casa de contar com suporte técnico e pagamento de apenas uma taxa. “O projeto possibilita a construção de imóveis para quem já tem terreno. Os custos com a construção são por conta do interessado”.

das assessorias:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Prefeitura vai notificar proprietários de terrenos baldios

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Castro, em parceria com as secretarias de Fazenda, Saúde, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, vai elaborar um plano de trabalho e fazer um levantamento do número de terrenos baldios existentes no município. O objetivo é entrar em contato com os proprietários para façam, permanentemente, a manutenção das propriedades.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mário Silvio Jakiemim Martins, a limpeza dos lotes é obrigação dos proprietários e a falta de cumprimento desta obrigação pode gerar multa. “A Prefeitura vai notificar o dono do terreno para que ele faça a conservação. Se ele não cumprir, nós faremos a limpeza, seguindo um cronograma, porém, a multa pelo descumprimento da ordem e o gasto com os serviços serão lançados no carnê do IPTU, quantas vezes forem necessárias durante o ano”, explica.

Mário Silvio destaca ainda que várias denúncias chegam diariamente à Prefeitura de terrenos mal conservados, facilitando a proliferação de insetos e servindo como depósito de lixo, como recentemente foi verificado na Avenida Vicente Fiorillo. Também será desenvolvida uma campanha de conscientização para manutenção e conservação desses terrenos. “Todos querem uma cidade mais limpa e agradável para viver. É justo que todos colaborem”.

das assessorias:

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projovem Adolescente abre inscrições

  1. A Secretaria Municipal da Criança e do Desenvolvimento Social de Castro está com as inscrições abertas para o programa Projovem Adolescente - Programa Nacional de Inclusão de Jovens. O Projovem - serviço socioeducativo, atenderá adolescentes de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Bolsa Família, além de jovens atendidos pelos programas do Centro de Atendimento ao Adolescente em Liberdade Assistida (Caala), Sentinela e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social e também nas entidades atendidas pelo programa. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 14. As vagas são limitadas.
O Projovem Adolescente funcionará três vezes por semana, totalizando uma carga horária de 12 horas e 30 minutos semanais e será desenvolvido no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Marly Rolim, Centro de Capacitação para Adolescentes Padre Lívio Donati e Centro de Cultura Popular Consulesa Helena Van Den Berg. Para os adolescentes que moram no interior, o programa será realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Abapan e do Socavão.

O programa oferece oficina de informática, atividades socioeducativas, esporte, cultura, arte e lazer.

De acordo com a coordenadora do projeto em Castro, Josane Gobbo, pelo programa, os adolescentes têm a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho e acesso a atividades culturais. “São atividades que contribuem para a formação intelectual e social destes jovens e adolescentes”.

O Projovem Adolescente, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com as prefeituras, é um serviço socioeducativo de convívio, que visa complementar a proteção social básica à família, buscando a convivência familiar e comunitária, promovendo condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino, a inclusão e promoção de jovens, qualificando e valorizando a sua participação social.

Através da permanência dos jovens na escola, o programa quer erradicar o analfabetismo entre os jovens, preparará-los para conviver com o mundo do trabalho, promover uma vida saudável e democratizar o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e à tecnologia da informação, estimulando a cidadania e a participação social.

Os jovens são organizados em grupos de 15 a 30 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. O programa é monitorado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e desenvolvido por meio de oficinas de convívio e encontros. Além disso, foca seis temas transversais relacionados à juventude: direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde, esporte e lazer.

A carga horária total do Projovem Adolescente é de 1200 horas, distribuídas em dois ciclos anuais, com 12 horas e meia semanais de atividades para os jovens.

Em Castro, o Projovem será desenvolvido pelos Centros de Referência à Assistência Social

(CRAS) do Arapongas, Socavão e Abapan em parceria com as entidades Centro de

Capacitação Marly Rolim, Padre Lívio Donatti, Consulesa Van Den Berg.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Defesa Civil estuda instalação de mais hidrantes

O coordenador da Defesa Civil em Castro e secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, e o sargento Gilson José Diniz, do Corpo de Bombeiros de Castro, se reuniram na segunda-feira (7), na sede da corporação e definiram o levantamento dos locais que necessitam de hidrantes, além de confirmar os que já existem.

De acordo com Guedes muitos dos hidrantes não estão funcionando. “A Defesa Civil junto com os Bombeiros apresentará novos locais para instalações dos hidrantes, dando preferência aos prédios históricos e prédios geminados da Rua Dr. Jorge Xavier da Silva”, explicou.

Os munícipes também podem colaborar e enviar sugestões através do telefone 3906-2123, onde provisoriamente está instalada a Defesa Civil. O projeto dos novos hidrantes será encaminhado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano que posteriormente encaminhará as solicitações à Sanepar.

das assessorias:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Provopar entrega material escolar à crianças carentes

O Provopar de Castro, através do projeto “Provopar a caminho da escola” está entregando material escolar à crianças carentes do município. São kits contendo caderno, lápis, caneta, borracha, lápis de cor e cola, entre outros. Os materiais são conseguidos por meio de doações do comércio, da comunidade e comprados com recursos da própria entidade, obtidos com as promoções realizadas durante o ano.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros Madureira, o projeto beneficia famílias com renda per capita de até R$ 120,00 e que estão cadastradas no Provopar. “A ideia é que nenhuma criança fique fora da escola por falta de material escolar. Este ano já atendemos 200 crianças e temos possibilidade de atender mais 200”, explica.

As doações ao projeto podem ser feitas no Provopar e também na Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social. São aceitos materiais novos e usados em bom estado. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3233-2711. “Ainda estamos recebendo as doações. Quem quiser doar mochilas pode telefonar para o Provopar que passaremos para apanhar”.

Desde 2005, o projeto já atendeu cerca de duas mil crianças.