quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Educação promove encontro de professores acolhedores

A Secretaria Municipal de Educação, através da coordenação de educação inclusiva e especial, realizou nesta quinta-feira (4) o III Encontro de Professores Acolhedores e Coordenadoras da rede municipal de ensino.

O encontro faz parte de projeto de inclusão de alunos com deficiência em sala de aula. Temas como surdez, uso do aparelho auditivo, atrasos de linguagem, baixa visão estão entre os assuntos abordados aos professores e coordenadores.

Neste encontro os educadores foram orientados pela fonoaudióloga Maria Zumira Boamorte sobre tipos de deficiência e as dificuldades que podem ser enfrentadas pela criança, sintomas e cuidados necessários para garantir o desenvolvimento, além de questões relacionadas ao tratamento correto para diagnóstico preciso do problema.

Segundo a coordenadora pedagógica de educação inclusiva e especial da Secretaria Municipal de Educação, Rita Mara de Freitas Vieira, atualmente são 140 crianças com deficiência em geral matriculadas na rede municipal de ensino. “Como estes alunos estão inseridos na rede é fundamental que os professores conheçam e compreendam a necessidade de cada um em sala de aula”, explica.