terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bebeteca do João Paulo II vai atender mais de 200 alunos

O Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo II iniciou nesta segunda-feira (25), as atividades da sua Bebeteca. Com livros de banho, dobraduras, texturas, dedoches, fantoches, e musicais, além de materiais como fantasias e diversos objetos confeccionados pelas professoras, os 252 alunos com idade de zero a cinco anos, terão à disposição 60 livros do Kit Bebeteca e outros 100 recebidos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Todo o material está disposto em prateleiras coloridas, em um ambiente preparado especialmente para despertar o gosto pela leitura. A antiga sala de televisão foi reformada para abrigar a Bebeteca. “Dissemos que a bruxa havia levado a televisão, mas a fada faria uma surpresa. Dessa forma lúdica preparamos as crianças e despertamos a curiosidade sobre o novo espaço”, explica a professora Viviane Mesquita Dória, responsável pela sala e pelas atividades que serão desenvolvidas. O primeiro dia na Bebeteca surpreendeu as crianças que exploravam os livros e ouviam com atenção as histórias contadas pela professora. Gustavo Ramos, com apenas cinco anos, estava entusiasmado com o 'barulhinho' do livro. “Estou ouvindo o papagaio. É muito legal”, disse.

Pelo uma vez por semana, as dez turmas do Cmei, divididas em grupos de até nove alunos, utilizarão o espaço. De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Castro, e responsável pelo projeto Bebeteca, Nanci Rodrigues, a ideia é proporcinar o contato com o livro e despertar o interesse pela leitura. “Nosso objetivo não é a alfabetização, mas incentivar o prazer pela leitura que acontecerá naturalmente pelo contato com os livros desde os primeiros anos de vida”.

Esta é a terceira Bebeteca implantada nos Cmeis este ano. A primeira foi no Cmei Pequeno Reino, no Socavão, e a segunda no Rubens Quintilhano,no mês de setembro, além do projeto pioneiro desenvolvido no Cavalinho de Pau em 2007 .

Todos os Cmeis receberam no mês de agosto, o Kit Bebeteca com 60 livros e os estabelecimentos que ainda não destinaram um espaço específico, estão trabalhando com os livros em sala de aula. “Nossa preocupação é utilizar esse material. Capacitamos professoras e todos os Cmeis já estão trabalhando com os livros. A proposta é desenvolver um trabalho em rede que será estendido, futuramente, para o ensino fundamental. Será a base para a aprendizagem, despertando a curiosidade e motivando a criança a aprender a ler e escrever”, diz a diretora de Educação da secretaria, Rejane de Paula Nocera.

Para a diretora do Cmei João Paulo II, Gisele Toth Larocca, a Bebeteca é uma conquista. “São materiais atrativos e as crianças estão empolgadas. É um incentivo à formação de futuros leitores”, finaliza.