terça-feira, 21 de julho de 2009

Merendeiras passam por capacitação

Mais de nove mil refeições serão servidas diariamente

A empresa Starbene Refeições Industriais, vencedora da licitação para fornecimento da merenda escolar na rede municipal de ensino de Castro, promoveu nesta terça-feira (21) capacitação para 80 merendeiras na Escola Municipal Dalila Ayres. O treinamento foi acompanhado por representantes do Conselho de Alimentação Escolar.

De acordo com a coordenadora da Starbene em Castro, Daiane Buratto, as profissionais receberam orientações sobre boas práticas de fabricação dentro da cozinha, higiene pessoal, higiene na manipulação de alimentos, porcionamento de merenda, coleta de amostra de alimentos e utilização do uniforme. “Estamos apenas relembrando pontos que as merendeiras já aprenderam, mas que é necessário estar sempre retomando para que a confecção dos alimentos seja feita dentro de padrões rigorosos de higiene”, diz.

Ainda esta semana, as merendeiras receberão o cardápio que será servido nas escolas, seguindo padrão estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que recomenda percentuais de calorias e proteínas por quilo de alimentação, conforme a faixa etária.

Diariamente, serão servidas mais de 9 mil refeições para 37 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. A empresa também é responsável pelo fornecimento do gás, limpeza e dedetização das cozinhas, manutenção e assistência dos equipamentos. A cada refeição é coletada uma amostra dos alimentos e também da água utilizada no preparo dos alimentos. Cada merendeira recebe dois uniformes compostos de calça, camiseta e avental na cor branca. Semanalmente, as nutricionistas verificam como está o preparo da merenda nas escolas.

O Superintendente de Transporte e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Giovani de Castro Zadra, destaca que a capacitação é realizada duas vezes por ano para as merendeiras. “Nosso objetivo é que as crianças tenham uma merenda preparada com todos os cuidados necessários e adequada ao desenvolvimento físico. Criança bem alimentada com certeza, tem maior rendimento no aprendizado”.

JOGOS DA JUVENTUDE

Mais de duas mil pessoas prestigiam abertura

1.200 atletas disputam sete modalidades

Mais de duas mil pessoas prestigiaram a abertura dos 23º Jogos da Juventude do Paraná – fase regional, realizada no domingo (19), no Ginásio de Esportes Douglas Pereira, em Castro. Com desfile das 22 delegações, hasteamento dos pavilhões, acendimento da pira e apresentações de dança misturada a movimentos esportivos, 1.200 atletas abriran o evento que terá competições até o dia 27.

Os jogos iniciaram nesta segunda-feira (20) às 8 horas. Estão sendo disputadas as modalidades de basquete, futebol, vôlei, futsal, vôlei de areia, xadrez e handebol. No total são 97 equipes e atletas com idade entre 13 e 18 anos. As competições acontecem nos ginásios de esportes Douglas Pereira, Gerson Torres Pereira, Epaminondas Xanda Nocera, Prainha, Estádio do Caramuru e Clube União e Progresso.

Os atletas estão alojados em 12 escolas e colégios e podem utilizar o Telecentro Vicentinho para se comunicar com os pais através da internet. As refeições estão sendo servidas em um restaurante montado na Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC) para atender exclusivamente os participantes dos jogos.

Participam dos jogos os municípios de Campina do Simão; Carambeí; Castro; Guarapuava; Imbaú; Imbituva; Irati; Ivai; Jaguariaíva; Palmeira; Pinhão; Piraí do Sul; Ponta Grossa; Prudentópolis; Rebouças; Reserva do Iguaçu; Rio Azul; São João do Triunfo; Telêmaco Borba; Tibagi; Turvo e Ventania.

A fase regional vai selecionar as equipes para a fase final em Umuarama no mês de outubro. Os Jogos da Juventude são realizados pelo governo estadual através da Paraná Esporte.

Os Jogos da Juventude são realizados pelo governo estadual através da Paraná Esporte e faz parte da política nacional de desporto para promover o esporte em nível juvenil, buscando talentos esportivos.