sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Secretário apresenta programa florestal do governo

Projeto prevê criação de empregos e desenvolvimento sustentável do setor

O secretário especial de Desenvolvimento Florestal, do governo do Paraná, Nivaldo Passos kruger, apresentou, nesta quinta-feira (19) para o vice-prefeito de Castro, Álvaro Telles, e secretários, o Programa Florestal Madeireiro do Estado do Paraná, que será desenvolvido em parceria com os municípios. De acordo com o secretário, o programa tem a finalidade de preparar o Estado do Paraná para atender a crescente demanda por produtos de origem florestal e proporcionar a disponibilidade de dois milhões de hectares de cultivos florestais a partir do ano de 2020. Estudos apontam a necessidade de plantio anual de 53 mil hectares de florestas, sem considerar o crescimento anual médio do setor na ordem de 7,7%.

O programa atingirá pequenos e médios agricultores com áreas inferiores a 50 hectares para a realização do plantio de árvores e a geração de emprego. O Estado destinará R$ 50 milhões por ano para o projeto. Além disso, deverá propiciar a recuperação de áreas de reserva legal, promovendo seu manejo sustentável e a melhoria ambiental, a modernização industrial e a produção de matéria prima florestal de qualidade visando garantir a competitividade do setor paranaense no contexto nacional e internacional, entre outros objetivos.

No primeiro momento, o trabalho, de acordo com Kruger, é conscientizar a sociedade da necessidade de se plantar árvores. "Queremos contar com a colaboração de órgãos como escolas, universidades, exército, igreja e sindicatos, entre outras, para difundir a idéia", explica.

O vice-prefeito, Álvaro Telles, destacou que o projeto do governo Requião vai beneficiar pequenos agricultores e gerar emprego para a população da zona rural. "É um projeto que prevê a sustentabilidade do setor e se preocupa em promover melhores condições de renda e da qualidade de vida para a comunidade", diz

das assessorias:

Câmara entrega títulos de Cidadão Honorário

Hans Peeten, Irmã Elsa Bezzi e Dr. José Almeida Fonseca foram homenageados pelo Legislativo castrense na noite de quarta-feira A Câmara Municipal de Castro entregou na noite de quarta-feira (18) o título de Cidadão Honorário à Irmã Elsa Bezzi, Johannes Martinus Gerardus Peeten e Dr. José Almeida Fonseca. A sessão solene foi realizada no Teatro Bento Mossurunga e contou com a presença dos vereadores, do vice-prefeito Álvaro Telles, do comandante da 5º Batalhão de Cavalaria Mecanizado, major Richard Murray, e do ex-vereador Henrique Aurélio Salgado, propositor das homenagens. Aproximadamente 130 pessoas prestigiaram o evento, entre amigos e familiares dos homenageados.
A solenidade foi comandada pelo presidente do Legislativo castrense, Antonio Levi Napoli Pinheiro (PMDB). O vereador vice-presidente Joel Elias Fadel (PSDB) usou a tribuna para discursar em nome de todos os parlamentares sobre a vida da Irmã Elsa Bezzi. Gérson Sutil (PSB) prestou a homenagem a Hans Peeten e Marcos Simão (PMDB) falou sobre Dr. Zezinho. Os hinos do Brasil e de Castro foram interpretados pelo tenor Pedro Henrique Telles e pela professora Eliane Ramos Kowalski.
Homenageados
O título de Cidadão Honorário reconhece como castrenses pessoas que não nasceram no município, mas que de alguma maneira prestaram serviços relevantes à sociedade. A homenageada Irmã Elsa Bezzi nasceu em Trento, na Itália. É missionária no Brasil há mais de 20 anos. Chegou a Castro em 13 de fevereiro de 1990 e teve como sua primeira residência o Cenáculo Cavanis, onde auxiliava na Casa de Retiros. Ministrou aulas de ensino religioso na Escola de Vila Rosário, Jardim Ninho Sorriso, escola municipal Professor Bernardo Litzinger, entre outras. Além disso, sempre prestou atendimento às famílias necessitadas.
Hans Peeten nasceu em 24 de outubro de 1949 em Eindhoven, na Holanda. O engenheiro agrônomo chegou a nossa região em 1976 para trabalhar no Departamento de Assistência Técnica (DAT), hoje Fundação ABC. Na década de 70, foi um dos pioneiros do Plantio Direto nos Campos Gerais. Em dezembro de 1990, deixou o Brasil e voltou à Holanda com a família.
Outro homenageado, José Almeida Fonseca, conhecido como Dr. Zezinho, nasceu em 10 de novembro de 1935, em Piraí do Sul. Com seis anos, devido ao falecimento de sua mãe, passou a viver em Castro com seus avós. Lecionou em diversas instituições de ensino no município e também abriu as portas, em 1960, de seu laboratório, na época, denominado “Laboratório de Análises Clínicas de José Almeida Fonseca”. Com esse empreendimento, ele passou a atender a população de Castro e de municípios vizinhos, a qual não precisou mais se deslocar até Ponta Grossa. das assessorias:

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Atleta castrense fica em quinto lugar no triathlon

José Antônio Gonçalves conquistou o 5º lugar em Caiobá

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, recebeu nesta segunda-feira (16) a visita do atleta castrense José Antônio Gonçalves, que obteve o quinto lugar no último domingo (15) no Circuito Nacional de Triathlon, etapa Caiobá. A modalidade compreende natação, ciclismo e corrida. São 750 metros de natação, 20 quilômetros de corrida de bicicleta e outros cinco de corrida de rua. Gonçalves participa há 12 anos de competições e já conquistou mais de 500 prêmios entre medalhas e troféus.Fadel destacou a participação de Gonçalves que competiu com outros 670 atletas brasileiros e parabenizou o atleta pela conquista. "Castro esteve muito bem representada. Estamos orgulhosos", disse.
das assessorias: