quarta-feira, 14 de julho de 2010

VALORIZANDO AS TRAJETÓRIAS

Projetos privilegiam a prática pedagógica inovadora

Trabalhos em sala de aula estimulam a criatividade, imaginação e interação

Ampliar as possibilidades de conhecimento através do trabalho criativo e diversificado dos professores é o objetivo do projeto Valorizando as Trajetórias apresentado nesta quarta-feira (14) no Teatro Bento Mossurunga pelas professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) desenvolvido com crianças de 4 e 5 anos.

Enfocando temas como o corpo humano, família, matemática, animais, cores, literatura e meio ambiente, entre outros, os trabalhos são resultado de uma prática pedagógica que estimula a criatividade, a imaginação, o trabalho em grupo e a interação entre alunos, professores, escola e pais.

A professora do CMEI Cavalinho de Pau, Dorothi de Jesus Hey destaca que a troca de experiências enriquece a todos. “É um aprendizado recíproco. Desde o início, construímos o conhecimento com pesquisa e participação do aluno. Também é um momento de reflexão que se estende aos pais que acabam por se envolver no projeto”, diz.

A coordenadora do Valorizando as Trajetórias, Nanci Rodrigues, diz que todo o trabalho desenvolvido pelas professoras mostra o respeito à infância, privilegiando o aprendizado. “São elaborados espaços específicos de acordo com o contexto em que a criança está inserida, considerando o que ela vive e gosta. É um olhar sensível do professor da educação infantil que está atendo para as especificidades, desenvolveido o trabalho de forma lúdica”.

Rede

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, disse que além de privilegiar a prática pedagógica, o Valorizando as Trajetórias estabelece uma gestão em rede, igual para todos os Cmeis. “Essa apresentação hoje é uma troca de experiência que nos dá a certeza de que temos uma prática pedagógica adequada em todos os Cmeis”.

Sanches destacou ainda que Castro tem uma educação infantil estruturada nas novas diretrizes curriculares que o Brasil criou para essa categoria, e o município se tornou referência, servindo de modelo para outras cidades. “O Valorizando as Trajetórias foi apresentado em um fórum no Rio Grande do Sul de Educação Infantil, e têm despertado o interesse de várias cidades”.

A segunda fase do projeto será apresentada em novembro. Participaram desta primeira fase os Cmeis Cavalinho de Pau; Despertar para o Mundo; Elisabeth Macedo Kugler; Nosso Lar; João Paulo II; Rubens Quintiliano; Pequeno Reino; Rivadávia de Grácia Lara e Turma do Pererê.