quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Professores de Educação Física participam de capacitação

Professores de Educação Fìsica, das salas de recursos e coordenadores das escolas municipais de Castro participam nesta quinta-feira (17) de um curso sobre psicomotricidade. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8 horas no Ginásio de Esportes Stéfano Milinkovic, ao lado da Escola Bernardo Ltzinger e será coordenado pela professora Jocian Bueno, de Curitiba.

De acordo com a coordenadora de Educação Física Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Mariada Cristina Lourenço, durante todo o dia os professores terão instruções práticas de como trabalhar a atividade física com portadores de necessidades especiais com o objetivo de que essas crianças possam aproveitar cada vez mais a prática esportiva. “Hoje todas as crianças participam das aulas e os professores tentam adequar as atividades para que ninguém fique de fora. Com o curso poderemos sanar as dúvidas, obter sugestões e aprender mais sobre como incluir todos em igualdade de condições”, diz.

A coordenadora de Educação Inclusiva e Especial da secretaria, Rita Maria de Freitas Vieira, destaca que atualmente 140 crianças portadoras de algum tipo de necessidade especial estão matriculadas na rede municipal que tem cerca de dez mil alunos. Ela ressalta que a atividade física é tão importante quanto a intelectual. “O corpo vivenciando o movimento ajuda também no desenvolvimento do cérebro. Temos que dar subsídios aos professores para trabalharem melhor a educação física com esses alunos. Algumas atividades o portador de deficiência não pode fazer, porém, há sempre uma alternativa e ninguém fica excluído”, finaliza.

das assessorias:

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CASA FÁCIL

A Prefeitura Municipal de Castro realizou nesta terça-feira (15), no Salão de Atos da Prefeitura, a segunda reunião do ano para pessoas interessadas em aderir ao programa Casa Fácil. Além de sanar dúvidas, algumas pessoas, de posse de toda a codumentação, deram encaminhamento ao processo para obter o alvará e construir a casa própria.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Mário Silvio Jakiemim Martins, enfatizou a importância da documentação completa para a emissão do alvará e solicitou para aqueles que vão utilizar os projetos da Prefeitura para que mantenham essa documentação no local da obra para eventual fiscalização. Outra recomendação é para que o projeto seja seguido rigorosamente. “Se não for seguido à risca, a pessoa corre o risco de não ter o habite-se liberado”, explica

Com mais esta reunião, são cerca de 60 pessoas que procuraram a Prefeitura para aderir ao convênio realizado em parceria entre a Prefeitura e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/PR) através da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Castro.

O convênio permite que proprietários de terreno construam suas casas de até 70 metros quadrados utilizando um dos 11 modelos disponíveis e pagando apenas a taxa do CREA para ter direito à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), planta padrão e habite-se. Os interessados em participar do convênio podem retirar na Prefeitura a lista de documentos necessários. Depois de expedido o alvará a obra pode ser iniciada.

Ruan Felipe Staron vai se beneficiar do convênio e já providenciou toda a documentação para obter financiamento junto à Caixa Econômica Federal para a compra do terreno e a construção da casa. “Com o Casa Fácil vou fazer economia, ter suporte técnico e todo apoio legal para construir a minha casa própria”.

DAS ASSESSORIAS: