sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Alunos do Socavão têm oficina de arte

Atividade faz parte do projeto "Valorizando as Trajetórias"

Quarenta alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Reino, do Distrito do Socavão, visitaram nesta sexta-feira (19) a Casa da Praça, o Teatro Bento Mossurunga, a Bebeteca do CMEI Cavalinho de Pau, a Biblioteca Municipal e o Restaurante Cidadão Vovó Marilda. A atividade faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte "Valorizando as Trajetórias".

Com o tema "Pintando, Bordando e Melecando", os alunos do Socavão estão aprendendo sobre pintura, artes cênicas, dança, teatro, canto e literatura. Entre as atividades já desenvolvidas estão a dramatização, aula de capoeira e banda de instrumentos feitos de sucata.

Na tarde de sexta-feira, os alunos do Pré I participaram de uma oficina de pintura na Casa da Praça com os artistas plásticos Ilsemarie Hampf, Eduardo Freitas e Ana Guedes. Os alunos do Pré II desenvolveram atividades na Bebeteca e na Biblioteca Municipal. De acordo com a professora Ivone Reis, através da arte os alunos têm conseguido se expressar melhor. "Já notamos mais desenvoltura e melhor entrosamento dos alunos com as atividades", diz.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A castrense Rosilete é a primeira brasileira a ter um título internacional.

Rosilete dos Santos recebeu uma placa do prefeito

O prefeito em exercício José Otávio Nocera recebeu nesta quarta-feira (17) a campeã mundial de boxe, Rosilete dos Santos. Ela fez uma visita à Prefeitura, recebeu uma placa em sua homenagem e desfilou em carro aberto dos bombeiros pelas ruas da cidade.

A castrense Rosilete é a primeira brasileira a ter um título internacional. A conquista aconteceu no sábado (13) em São José dos Pinhais contra a argentina Paula Monteiro na categoria Galo (até 54 kg), pela Comissão Mundial de Boxe (CMB). "Estou muito feliz com essa vitória e agora é pensar para a frente", diz a campeã que já foi procurada por empresários que têm interesse em promover lutas na Europa.

Nocera destacou que é um orgulho para Castro ter uma boxeadora campeã mundial, levando o nome da cidade para outros países. "Desejamos ainda mais sucesso para ela".

Rosilete iniciou a carreira há oito anos em Castro. É a primeira paranaense a lutar boxe no Estado nas categorias amador e profissional. Nesse tempo foram 15 lutas com 12 vitórias. Esse é o primeiro título mundial. Em abril deste ano, ela desafiou a bielorrussa Alesia Graf, detentora de dois cinturões na categoria Super Mosca (até 52 kg).

Embora tenha perdido a luta, a boxeadora destaca que foi uma luta muito importante para sua carreira. "Foi uma experiência muito boa. Agora com esse título estou ainda mais entusiasmada para treinar", diz.

A campeã pretende promover um evento ainda este ano em Castro.

das assessorias:

terça-feira, 16 de setembro de 2008

JOGOS ESTUDANTIS DE CASTRO

Competições vão reunir seis mil alunos

Participam dos jogos 42 escolas em 15 modalidades

Foi realizado nesta segunda-feira (15) o lançamento dos 21º Jogos Estudantis de Castro (JECA), promovidos pela Prefeitura Municipal de Castro através do Departamento de Esporte com apoio da Cooperativa Castrolanda, Casa Gerson e Eny Sport´s.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício, José Otávio Nocera, do presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF), Gildásio José dos Santos e profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Nocera destacou que as competições são para mostrar o espírito de confraternização da comunidade escolar. "Somos uma família e vamos fazer estes jogos cada vez melhor".

O diretor de Esportes, Márcio Roberto Choma disse que as competições envolvem todos os alunos do município, além de suas famílias que participam torcendo pelos atletas. "Espero que a competição se consolide como a maior do interior do Paraná e parabenizo a todos os envolvidos".

Gildásio José dos Santos ressaltou que essa edição dos Jeca coincide com os 10 anos de regulamentação da profissão do professor de Educação Física. "O esporte é a mola mestra na formação das futuras gerações. Vocês professores são os responsáveis por isso. Castro está de parabéns por mais essa edição dos JECA".

Competição

As competições dos 21º Jogos Estudantis de Castro (JECA) acontecerão de 28 de outubro a 8 de novembro com a participação de mais de seis mil alunos, com idade a partir de seis anos, de 42 escolas das redes municipal, estadual e particular.

Serão disputadas 15 modalidades: atletismo, basquetebol, bete-ombro, voleibol, dama, tria e xadrez, futsal, futebol, futebol suíço, handebol, queimada, tênis de mesa, voleibol de praia, coreografia; e, do grupo zero, atividades recreativas. Atletas com idade a partir de seis anos participam do Jeca.

sas assessorias;