sábado, 4 de julho de 2009

Servidores participam de programa de liderança

Secretários e diretores de departamentos da Prefeitura de Castro estão participando do Programa de Desenvolvimento de Lideranças promovido em parceria entre a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato Rural de Castro e Prefeitura Municipal.

De acordo com o consultor empresarial Claudinei Alves, o programa é voltado ao aperfeiçoamento da capacidade de liderança de pessoas que ocupam cargos de chefia. Ao todo serão seis encontros, às sextas-feira e sábados. Os temas abordados são: conceito de liderança; motivação; resolução de conflitos; confiança; ética; valores de um grupo; planejamento estratégico; ambiente de trabalho, e organização da instituição. Entre as atividades estão dinâmicas de grupo, debates, vivências, jogos e trabalhos em grupo.

Claudinei destaca que há muitas pessoas que ocupam postos importantes, mas não estão preparadas para liderar. Do líder, segundo ele, exige-se conhecimento, habilidade e atitude para influenciar pessoas para que deem o melhor de si em suas atribuições. “Líder é aquele que consegue, com competência, estimular, reconhecer, elogiar, repreender de forma adequada e de acordo com cada situação, ou seja, no momento certo. O líder não faz pelas pessoas, mas com as pessoas e sabe do que o grupo precisa”.

O diretor do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros Gomes, destacou a participação dos servidores no programa. “Mostra que a Prefeitura está interessada em formar seus quadros de gestores com uma visão de longo prazo”.

A secretária municipal de Panejamento, Renata Macedo de Paula, ressaltou que o curso é uma oportunidade única de aperfeiçoamento para os servidores. “É importante aprendermos a arte de mobilizar as pessoas para o trabalho em equipe”.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Castro terá uma das maiores delegações

A Secretaria Municipal de Esporte e Cultura de Castro promoveu na terça-feira, 30 de junho, no Teatro Bento Mossurunga, o Congresso Técnico dos Jogos da Juventude, fase regional, que reunirá representantes dos 22 municípios que participarão da fase regional que acontecerá de 19 a 27 de julho em Castro.

De acordo com a coordenadora técnica da secretaria, Leila Mileski, serão 1200 atletas com idade entre 13 e 18 anos disputando sete modalidades. Os municípios de Castro e Pinhão estão inscritos em todas as modalidades e terão as maiores delegações.

Participam dos jogos os municípios de Campina do Simão; Carambeí; Castro; Guarapuava; Imbaú; Imbituva; Irati; Ivai; Jaguariaíva; Palmeira; Pinhão; Piraí do Sul; Ponta Grossa; Prudentópolis; Rebouças; Reserva do Iguaçu; Rio Azul; São João do Triunfo; Telêmaco Borba; Tibagi; Turvo e Ventania.

As disputas acontecerão nos ginásios de esportes do município e a abertura será no Ginásio de Esportes Douglas Pereira. A Paraná Esporte montará um refeitório especialmente para atender os participantes no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A fase regional vai selecionar as equipes para a fase final em Umuarama no mês de outubro. Os Jogos da Juventude são realizados pelo governo estadual através da Paraná Esporte.

Confira como ficaram os grupamentos:

Basquete Feminino Grupo Único – Pinhão, Irati, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Imbituva e Castro.

Basquete Masculino Grupo “A” - Castro, Reserva do Iguaçu e Imbituva Grupo “B” - Telêmaco Borba, Prudentópolis e Pinhão Grupo “C” - Piraí do Sul, Guarapuava e Irati.

Futebol Grupo “A” - Carambeí, Rebouças e Ivaí Grupo “B” - Guarapuava, Pinhão e Ventania Grupo “C” - Ponta Grossa, Turvo, Irati e Castro Grupo “D” - Palmeira, Reserva do Iguaçu e Tibagi

Futsal Feminino Grupo “A” - Reserva do Iguaçu, Rebouças e Pinhão Grupo “B” - Ponta Grossa, Carambeí, Irati e Castro. Grupo “C” - Telêmaco Borba, São João do Triunfo e Prudentópolis

Futsal Masculino Grupo “A” - Ponta Grossa, Prudentópolis, Campina do Simão e Tibagi Grupo “B” - Piraí do Sul, Imbaú, São João do Triunfo e Turvo Grupo “C” - Irati, Carambeí e Rio Azul Grupo “D” - Imbituva, Guarapuava e Castro Grupo “E” - Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Pinhão.

Handebol Feminino Grupo Único – Palmeira, Pinhão, Castro, Rebouças e Telêmaco Borba.

Handebol Masculino Grupo “A” - Ponta Grossa, Guarapuava e Palmeira Grupo “B” - Pinhão, Rebouças, Telêmaco Borba e Castro

Voleibol Feminino Grupo “A” - Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba e Palmeira Grupo “B” - Carambeí, Piraí do Sul e Pinhão

Voleibol Masculino

Grupo “A” - Carambeí, Castro, Ventania e Imbituva

Grupo “B” - Palmeira, Telêmaco Borba, Pinhão e Irati

Professoras apresentam trabalhos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nesta quinta-feira (02), no Teatro Bento Mossurunga, as apresentações do projeto “Valorizando as Trajetórias”. Desenvolvido pelas professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) tem por objetivo respeitar as diferentes necessidades das crianças, contemplando a transformação dos espaços e o desenvolvimento de aprendizagens significativas e motivadoras de novos saberes, e ainda valorizando os professores da Educação Infantil.

Nesta primeira etapa, as atividades contemplaram crianças de 4 a 5 anos e na segunda fase, em novembro, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos com crianças de zero a três anos.

Segundo a coordenadora do projeto, Nanci Rodrigues dos Santos, o projeto valoriza o trabalho diferenciado desenvolvido pelas professoras dos Cmeis, envolvendo o aprendizado cognitivo, social e cultural da criança de acordo com a faixa etária. As crianças participam e interagem nas atividades através das brincadeiras, confecção de material e visitas a locais diferentes do ambiente escolar. “As professoras partem da própria curiosidade dos alunos e fazem um diagnóstico das necessidades de aprendizado das crianças”.

Para a professora Roseneia de Carvalho do Cmei Nosso Lar, que desenvolveu o tema “Rodando, Imaginando e Descobrindo”, o projeto é uma oportunidade de trazer para a criança algo diferente da rotina. “O aluno interage, aprende de forma prazeirosa. Eles se envolvem naturalmente nas atividades e o aprendizado é de forma lúdica”.

Durante o projeto, as professoras receberam acompanhamento sobre como desenvolver os trabalhos e preparar os espaços para aprendizagem. No total, foram apresentados 29 projetos.

Para Nanci, nesta terceira edição, os projetos apresentaram um crescimento significativo. "A cada ano as professoras superam as dificuldades e os materiais estão cada vez mais bem feitos. O projeto é uma forma de se aperfeiçoar e estudar mais para ensinar a criança. É um investimento nelas próprias”.

Participaram desta primeira fase os Cmeis Cavalinho de Pau; Despertar para o Mundo; Elisabeth Macedo Kugler; Nosso Lar; João Paulo II; Rubens Quintiliano; Pequeno Reino; Rivadávia de Grácia Lara e Turma do Pererê.

Ministro inaugura agência do INSS em Castro

O ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valter Simão e o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, inauguraram nesta quinta-feira (1º) a agência da Previdência Social, em Castro.

A gerente regional do INSS, Eliane Luzia Schimit, agradeceu ao prefeito pelo apoio com a cessão de um imóvel durante os anos de 2001 a 2009 para o funcionamento da agência até a inauguração da sede própria. “A Prefeitura também doou o terreno e esse espaço físico faz parte de um procedimento de mudança pelo qual a Previdência vem passando”.

Fadel destacou a importância da nova agência que trará benefícios aos castrenses e também aos moradores de Piraí do Sul. “É uma satisfação receber o ministro aqui para inaugurar esta obra que vai beneficiar trabalhadores da nossa cidade e do município de Piraí do Sul”.

Valdir Simão ressaltou que o INSS é um sistema importante para a estabilidade social e de proteção ao trabalhador. “A inauguração desta agência é um momento importante para todos. Nosso objetivo é oferecer atendimento com excelência e mais próximo das pessoas”.

O ministro José Barroso Pimentel disse que a agência de Castro é uma das 38 novas agências da Previdencia Social previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento e vai elevar para 91 o número de unidades fixas. Até 2010, serão construídas 720 novas agências em municípios com mais de 20 mil habitantes. Com a expansão, a rede do INSS passa de 1.110 para 1.830 agências em todo o país. Atualmente a Previdência Social está presente em 950 municípios, mas passará a prestar atendimento a 1.670 cidades brasileiras.

Pimentel reforçou o apoio dos prefeitos que doaram os terrenos e destacou que para cada agência construída é feita uma licitação específica para que construtoras e prestadores de serviços da cidade possam realizar os serviços. Ele agradeceu a parceria do prefeito Moacyr. “Nas cidades onde o poder local é forte a correspondência dos prefeitos é 100%, como aqui em Castro, que está de parabéns pela nova agência”.

Com uma área construída de 570 metros quadrados, o novo prédio da Agência da Previdência Social de Castro conta com espaços mais amplos e estrutura moderna. Na agência poderão ser atendidas cerca de 80 pessoas por dia, moradores não apenas de Castro, mas também do município de Piraí do Sul. Na agência foram instalados oito guichês de atendimento e duas salas de perícia. Responsável pela manutenção de 13.967 benefícios por mês, com pagamento no valor de R$ 7,9 milhões, a agência conta com seis servidores administrativos e dois peritos médicos.

Requião inaugura Centro de Diálise em Castro

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, e o governador Roberto Requião inauguraram nesta quarta-feira (1º) o Centro de Diálise Jucimara Lopes, no Hospital Anna Fiorillo Menarim. O Centro foi implantado em parceria entre o Município, Nefromed, de Ponta Grossa, e Beneficência Camilliana. Com apoio do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, através de credenciamento dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vai atender o município e região.

O diretor da Nefromed, Nelson José Rodrigues Filho agradeceu a parceria e destacou que ainda terá desafios pela frente. “Nosso desafio será desenvolver mais a especialidade da nefrologia nesta cidade”.

O diretor da Beneficiência Camilliana, padre Justino Scatolin, ressaltou que a unidade é importante, pois os pacientes não precisarão mais se deslocar para o tratamento. “É um dia muito importante para Castro”.

O irmão da homenageada, Mozart Lopes, agradeceu em nome da família e disse que o Centro de Diálise é um sonho antigo que se realiza para os castrenses. “Agradeço pela homenagem à minha irmã. O Centro vai amenizar o sofrimento de muitas pessoas”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior destacou que o convênio entre o município e a Beneficiência Camilliana está melhorando a saúde no município. “No primeiro mandato contamos com o apoio do Estado para a instalação de oito leitos de UTI e hoje, através de parcerias, inauguramos o Centro de Diálise que já está atendendo 24 pessoas de Castro e terá capacidade ainda para atender pacientes da região”.

Fadel parabenizou ainda a família de Jucimara Lopes que dá nome ao Centro de Diálise. “Parabéns pela filha que se dedicou a este hospital e a toda a sua família que também se dedica à vida pública”.

O governador Roberto Requião disse que a homenagem mostra que Castro tem uma vida solidária e memória, que está presente pela lembrança de pessoas que tanto fizeram pelos outros. “Este Centro coloca pessoas mais perto de onde moram. Castro está de parabéns”.

Requião anunciou ainda para este ano a conclusão de 42 hospitais no Paraná e a entrega imediata de dois ônibus para os municípios que têm Consórcio de Saúde para transporte de pacientes que fazem tratamento continuados em diversos centros. “Até o final do ano, teremos o melhor sistema de saúde do país.

O Centro de Diálise terá capacidade para atender inicialmente 48 pacientes por mês, três vezes por semana para o tratamento da hemodiálise e desde o dia 17 de junho 24 pacientes de Castro estão realizando o tratamento. As outras 24 vagas serão distribuídas, futuramente, para pacientes da região. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o horário de funcionamento é das 13h30 às 17h30 de segunda-feira à sábado.

A ala que abriga os serviços de hemodiálise tem 1.100 metros quadrados, composta por três salas de diálise, sendo uma exclusiva para pacientes portadores do vírus da hepatite “B”. De acordo com o proprietário da Nefromed, Nelson José Rodrigues Filho, é a primeira unidade no Paraná com três salas. No total, 24 pacientes poderão ser atendidos por turno, em três sessões por semana.

O prédio conta ainda com copa, sala de reuso, arquivo morto, almoxarifado, refeitório para pacientes, copa para funcionários, depósitos, salas de utilidades, reuniões, emergência, preparação de medicamentos, diálise peritonial, administração, consultórios, rouparia, posto de enfermagem, banheiros, inclusive para portadores de necessidades especiais, vestiários para funcionários, sala de manutenção e sala de tratamento de água.

A equipe da hemodiálise conta com três técnicos que darão atendimento direto aos pacientes, dois enfermeiros e um médido nefrologista. As máquinas são de origem alemã. O investimento no Centro de Diálise foi de R$ 1milhão.

Requião entrega biblioteca e ônibus para o transporte escolar

O governador Roberto Requião e a secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi, inauguraram nesta quarta-feira (1º), a Biblioteca Cidadã de Castro que leva o nome da professora Nelsi Kugler. Requião também entregou 69 ônibus do transporte escolar para 19 municípios dos Campos Gerais, 65 títulos de terras devolutas para agricultores familiares das regiões do Guararema e Ribeirão das Areias e assinou convênio para ampliação da rede de esgoto em Castro.

A solenidade contou com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, secretários de estados, prefeitos dos Campos Gerais, deputados, autoridades municipais e convidados.

A secretária Vera Mussi destacou que a importância do projeto do governo do Estado. “É uma satisfação entregar a Biblioteca Cidadão para Castro, cidade onde eu nasci. Este projeto do governo visa o cidadão”.

O vice-governador Orlando Pessuti ressaltou que as políticas públicas do atual governo do Paraná são voltadas para a melhoria da vida dos paranaenses com geração de emprego, renda e formação educacional. “São estradas, hospitais e escolas. É uma alegria estar aqui em Castro para entregar a biblioteca e os ônibus para os prefeitos”.

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior agradeceu pela biblioteca, destacou as parcerias do município com o governo do Estado e anunciou obras para o segundo semestre como a construção de 60 casas, pavimentação para ruas dos bairros Frei Matias e Dalalana, Jardim Arapongas, Jardim dos Bancários, área central, Avenida Presidente Kennedy, reforma dos ginásios de esporte José Pagnaco e Douglas Pereira, revitalização do Parque lacustre e ainda convênio com a Sanepar para obras de saneamento básico que vão elevar para 97% o índice de rede coletora de esgoto em Castro.

O município também receberá do Estado a Clínica da Mulher e da Criança e o Centro da Juventude. “Através da parceria com o Estado conseguimos fazer uma revolução em nosso município. Quando assumimos o primeiro mandato o índice de rede de esgoto era 48%. O Centro da Juventude será utilizado por nossas crianças no contra-turno escolar. São 12 milhões em parcerias com os governos estadual e federal. Os títulos de terras entregues hoje beneficiam famílias que há mais de trinta anos ocupam estas terras e agora são proprietários legítimos”.

Fadel, que preside a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), enfatizou ainda a parceria do governo com os municípios dos Campos Gerais com obras e a entrega dos ônibus escolares e solicitou ao governador um convênio para a regularização de terras para mais de duas mil famílias no Estado.

O governador Roberto Requião disse que os ônibus entregues aos municípios são especiais para o transporte escolar e os motoristas passaram por treinamento para dirigir com segurança. Destacou ainda a Biblioteca Cidadã equipada com telecentro para acesso de crianças e adultos à internet e a construção da Clínica da Mulher e da Criança com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil.

Requião anunciou que até o final do ano o Paraná será o Estado com o setor de saúde mais avançado do país com a conclusão da construção de 42 hospitais. Para os municípios que têm Consórcio de Saúde, o governo vai destinar dois ônibus para o transporte de pacientes que fazem tratamento continuado em outras cidades. “É a política em benefício da comunidade que nós fazemos. É a parceria com todos os municípios. O governo é bom se o povo puder viver melhor. Castro chegará a 97% de rede de esgoto e isso significa mais qualidade de vida para todos. E só é possível isso se o governo for ético e sério”.

A Biblioteca Cidadã de Castro é a 70ª unidade do programa estadual prevê até 2010 a construção de 235 bibliotecas, em um investimento de R$ 73 milhões. Instalada em terreno da Secretaria Municipal de Educação, a biblioteca vai beneficiar os 67 mil habitantes do município, com um acervo inicial de duas mil obras literárias de autores brasileiros, latino-americanos e estrangeiros. Há ainda livros que tratam de assuntos históricos, sociológicos, filosóficos e antropológicos. Nas prateleiras os leitores encontrarão livros publicados pela Secretaria de Estado da Cultura, clássicos da literatura, biografias, obras de grandes escritores brasileiros e internacionais e dicionários de português, inglês e espanhol.

As crianças têm um espaço destinado especialmente a elas com mesas, cadeiras e prateleiras totalmente adaptadas na altura.

das assessorias: