quarta-feira, 3 de junho de 2009

Alunos fazem prova do IDEC

A Secretaria Municipal de Educação de Castro realiza nesta quarta (3) e quinta-feira (4) a primeira etapa de provas do Sistema Municipal de Avaliação para alunos de terceiras e quartas séries da zona urbana para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro (IDEC). Os alunos da zona rural fazem a prova nos dias 8 e 9, próximas segunda e terça-feira. No primeiro dia, os alunos respondem questões de Língua Portuguesa e Produção de Texto e, no segundo dia, questões de Matemática.

De acordo com a diretora de Educação da secretaria, Rejane Nocera, a avaliação tem como objetivo medir o desempenho individual dos alunos, readequar a prática pedagógica e rever conteúdos . “Com os resultados obtidos podemos reorientar o planejamento de forma a corrigir as deficiências”, explica.

Rejane ressalta que neste segundo ano a aplicação das provas envolveu todas as equipes de coordenadoras pedagógicas e diretoras das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), além da equipe da secretaria. As provas começarão a ser corrigidas já nesta sexta-feira.

IDEC

O Sistema Municipal de Avaliação foi implantado no início de 2008 com o objetivo de medir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro. As provas são realizadas duas vezes ao ano e o IDEC é obtido pela somatória do desempenho individual dos alunos nas duas avaliações com a taxa de aprovação do ano anterior de cada série. “Na segunda fase verificamos a evolução do aprendizado”, diz Rejane.

das assessorias: