quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sala Campos Gerais recebe exposição cultural de quatro municípios da região

Pelas mãos dos artistas dos municípios de Ipiranga, Reserva, Ivaí e Imbaú, os visitantes do Parque Estadual de Vila Velha podem conhecer tradições e registros de belas paisagens de quatro municípios dos Campos Gerais. A exposição faz parte do projeto Sala Campos Gerais que desde de junho de 2007 está divulgando cultura e os atrativos turísticos dos municípios participantes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

A mostra foi lançada nesta quarta-feira (30) e contou com apresentações culturais como a do Coral infantil da Escola Io Io Encantado de Imbaú, a Fanfarra Municipal de Ipiranga- FAMUI, e o Grupo Vocal de Reserva. O prefeito Municipal de Imbaú, Lauir de Oliveira, esteve no evento e afirma que a Sala Campos Gerais é um espaço de fusão cultural. “Nesta exposição estão presentes as características, folclore e as tradições dos municípios de forma harmônica sendo assim uma demonstração do quanto os Campos Gerais é rico em cultura e belezas naturais”, afirma. Segundo a Diretora de Turismo da AMCG, Danielle Korevar, a exposição, que vai até dia 30 de julho, reúne um conjunto de obras que procura mostrar as peculiaridades de cada município. “A idéia é divulgar e mostrar por meio das obras o potencial dos municípios e evidenciar a diversidade artística, turística e cultural dos Campos Gerais” finaliza.

das assessorias:

quarta-feira, 30 de abril de 2008

REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS TEM REPRESENTANTE NO CONSELHO ESTADUAL DAS CIDADES

A região dos Campos Gerais tem um representante no Conselho das Cidades do Paraná (Concidades Paraná). O vereador Mário César Marcondes da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, representa a região no segmento do poder público municipal.

Os 28 membros que compõem a primeira gestão do órgão colegiado foram empossados nesta semana pelo governador Roberto Requião e pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, na Escola de Governo.

Para o presidente do Concidades Paraná, Forte Netto, o conselho significa um avanço no processo de implementação da Política de Desenvolvimento do Estado (PDE). “Além de criar um espaço institucional permanente para o debate das políticas públicas, o conselho vai ampliar a participação da população nas questões relacionadas à infra-estrutura urbana”, ressaltou.

O Concidades Paraná é composto por 31 representantes do poder público e da sociedade civil e seus respectivos suplentes, cujas entidades e membros foram definidos na 3ª Conferência Estadual das Cidades, assim distribuídos: sete integrantes dos movimentos sociais e populares, cinco do poder público estadual, quatro do poder público municipal, três do poder público federal, três do empresariado, três dos trabalhadores, dois das entidades acadêmicas e conselhos de classe, um das organizações governamentais e três observadores.

“Os observadores serão indicados pelas suas entidades nas áreas governamental, não-governamental e da sociedade civil”, informou Forte Netto. Os conselheiros estaduais terão mandato de três anos, podendo ser reconduzidos à vaga depois deste período. As representações serão referendadas no processo das conferências das cidades.

Atribuições - Além de propor diretrizes para a PDE, o conselho terá a finalidade de criar mecanismos de articulação entre os programas relacionados ao desenvolvimento urbano e regional e os recursos estaduais.

O Concidades Paraná também terá um importante papel na distribuição de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Uma resolução do Ministério das Cidades recomenda que projetos de investimento com recursos deste programa

sejam submetidos a instâncias de consulta popular, entre eles os conselhos das cidades. No Paraná, esperamos que o conselho estadual tenha grande interferência na construção e implementação das políticas habitacionais”, ressaltou o governador Requião.

das assessorias: