quarta-feira, 6 de maio de 2009

Secretaria de Saúde faz teste em recém-nascidos

Quase 100 bebês já foram avaliados

A Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Anna Fiorillo Menarim está realizando a Triagem Auditiva Neonatal em recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de identificar precocemente possível deficiência auditiva. O “teste da orelhinha” é feito pela fonoaudióloga Maria Zulmira Boamorte Silvério, que cedeu o aparelho e realiza o teste que é indolor e dura, em média, de 5 a 10 minutos e pode ser feito enquanto a criança está dormindo. Coloca-se um fone no ouvido do bebê, emitem-se estímulos sonoros e na captação do seu retorno (eco), registra-se no computador o funcionamento do ouvido, produzindo-se um gráfico. Se houver suspeita de problemas, o bebê deverá fazer avaliação otológica e audiológica completas.

Devem fazer o teste todos os bebês recém-nascidos, mas há alguns grupos de risco que não podem ficar sem o teste como os prematuros, com peso inferior a 1.500 gramas, com icterícia (amarelão), qualquer tipo de alteração no nascimento (APGAR de 0 a 6), infecções neonatais congênitas (rubéola, sífilis, toxoplasmose), infecções adquiridas (meningite, septicemia), bebês que ficaram em respirador artificial, que usaram medicações ototóxicas no berçário já na maternidade, com história de deficiência auditiva hereditária, recém-nascidos portadores de alterações crânio-faciais e algumas síndromes.

De acordo com a fonoaudióloga, desde o início dos testes, em 1º de abril, 97 recém-nascidos foram avaliados. Em alguns foram feitos novos testes após 15 dias, mas nenhuma deficiência foi detectada.

Importância

A cada mil recém-nascidos, três apresentam algum tipo de perda auditiva e é comum que os problemas auditivos sejam detectados apenas aos 2 ou 3 anos, quando a criança já apresenta dificuldades de comunicação. A demora pode prejudicar o desenvolvimento da criança, e o bebê pode apresentar problemas mesmo se na família não houver nenhum caso de surdez.

Com a detecção da deficiência auditiva após o segundo ano de vida, a criança perde, por causa de seu mundo silencioso, a fase mais importante da aquisição de linguagem

e provavelmente terá dificuldades para se comunicar, mas também de inter-relacionamentos, já que vive num mundo de ouvintes. “É imprescindível fazer o teste para detectar uma possível perda auditiva e encaminhar para tratamento”, finaliza Maria Zulmira.

das assessorias:

terça-feira, 5 de maio de 2009

O SONHO DE SER PADRE REALIZADO

Para quem nasce com vocação nao perde sua rota na vida,pois para o conhecido de todos como Professor Juarez Telles se tornou realidade, seu sonho e seu destino na vocação de se tornar Padre.Foi na Matriz San'tana no dia 3 de maio as 16 horas. A igreja lotou por amigos e familiares para sua ordenação.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Futsal castrense procura vitória nas próximas rodadas

Time da Prefeitura de Castro/Nano Futsal quer três vitórias para garantir vaga na segunda fase

A 5ª Rodada da Chave Prata do Campeonato Paranaense de Futsal aconteceu em Castro, na noite de sábado (2), com o Ginásio de Esportes Douglas Pereira lotado. O time da Prefeitura Municipal de Castro/Nano Futsal ficou no empate de 3 a 3 contra o Mandaguaçu Futsal. Destaque para o atleta Lucas Roberto Petrech, o Pepê, que já fez sete gols no campeonato e se classifica no 5º lugar no saldo geral entre os atacantes. O time quer vencer três jogos nas próximas oito rodadas que estão por vir.

Segundo o técnico, Ricardo Antunes Westphal, o time pode até ter chances se ganhar dois jogos. “O time precisa ganhar três partidas para garantir a classificação para a segunda fase. Estamos animados porque o plantel é de Castro, só temos dois jogadores que não são daqui. A maioria é iniciante e estão indo bem”, confirma. A tabela não favoreceu o time Nano Futsal. Três jogos foram contra equipes consideradas favoritas.

No próximo sábado (9), o time Prefeitura Municipal de Castro/Nano Futsal joga como visitante, contra Laranjeiras Futsal. “É um jogo chave, porque eles estão uma posição acima. Se a gente ganhar, vamos subir na tabela”, anima-se Westphal. Na primeira fase do campeonato, 12 times se classificam. A segunda fase deverá iniciar no mês de julho, após uma pausa para os Jogos Abertos do Paraná. das assessorias:

Mais de 800 pessoas participam da Corrida Rústica do Trabalhador

A Corrida Rústica do Dia do Trabalhador, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura no dia 1º de maio, contou com a participação de 805 pessoas divididas em 11 categorias masculino e feminino. Participaram do evento as escolas Dalila Ayres, Jahyr Lopes. Mariana Garcez, Vicente Machado, Bernardo Litzinger, Caic, Irmãos Cavanis, Amanda Carneiro de Mello, Vespasiano Carneiro de Mello, Basílio Chrum, Maria Aparecida Nisgoski, Joana Torres, Santo Lazarini, Clube de Corredores de Piraí do Sul, 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, além de atletas das cidades de Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba, Arapoti, Tibagi, Prudentópolis, Carambeí e Itararé.

A largada e a chegada foram em frente a loja Eny Sports, na Vila Rio Branco. Os atletas correram percursos de 1500 metros para a categoria pré-mirim e mirim, 3000 metros para as categorias infantil e juvenil e 6000 metros para as categorias adulto, pré-veterano e veterano.

Os três primeiros colocados receberam troféus; para os classificados do 4º ao 10º lugar houve entrega de medalhas por categoria. A Escola Municipal Jahyr Lopes inscreveu 178 alunos e levou o kit esportivo.

O coordenador da corrida Marcos Vinicios de Rocco destacou que o evento superou as expectativas pelo grande número de participantes. “Como temos carência de provas deste tipo em nossa cidade, muitas pessoas aproveitaram para participar”. A intenção da Secretaria de Esporte e Cultura é promover pelo menos mais duas provas no decorrer do ano. A próxima já esta marcada para o dia 26 de julho dia de Nossa Senhora de Sant'Ana, padroeira de Castro.

Confira os vencedores das provas:

CATEGORIA INFANTIL MASCULINO

1º WELLWESON VIVI Guarapuava

2º CARLOS DOS ANJOS Guarapuava

3º RAFAEL DA SILVA Piraí do Sul

CATEGORIA INFANTIL FEMININO

1º BRUNA ARAÚJO Pirai do Sul

2º KARINA RODRIGUES Ponta Grossa

3º JAQUELINE DOS SANTOS Piraí do Sul

CATEGORIA JUVENIL MASCULINO

1º MAIKE R. DA SILVA Ponta Grossa

2º JEAN FERREIRA Piraí do Sul

3º FABIO MACHADO Piraí do Sul

CATEGORIA ADULTO MASCULINO

1º ALESSANDRO LEAL Ponta Grossa

2º JAMES DOS SANTOS Pirai

3º RODRIGO OLIVEIRA Tibagi

CATEGORIA PRÉ-MIRIM MASCULINO.

1º MARCELO TEIXEIRA Escola Dalila Ayres

2º WESLEI VIVI Guarapuava

3º MARCO GALVÃO Escola Dalila Ayres

CATEGORIA PRÉ-MIRIM FEMININO.

1º MARIANE F. JUSTINO Escola Santo Lazarini

2º ANA PAULA SANTOS Escola Jahyr Lopes

3º VANESSA RODRIGUES Ponta Grossa

CATEGORIA MIRIM MASCULINO

1º IGOR DE CAMARGO Piraí do Sul

2ºROGÉRIO TELLES Piraí do Sul

3º BRUNO DE LIMA Escola Bernardo Litzinger

CATEGORIA MIRIM FEMININO

1º MIRIELE DA SILVA Piraí do Sul

2º DÉBORA DA SILVA Escola Dalila Ayres

3ºCAROLINA DE JORGE Escola Dalila Ayres

CATEGORIA ADULTO FEMININO

1º ISABEL PASSONI Ponta Grossa

2º ELIANE ZARGINSKI Castro

3º MARIA MARCIA DE SOUZA Curitiba

CATEGORIA: PRÉ VETERANO

1º DIRCEU VIVI Guarapuava

2º ADRIANO DA SILVA Arapoti

3º AIRTON DOS REIS LEONARDO Arapoti

CATEGORIA VETERANOS

1º JAIRO DOS SANTOS Piraí do Sul

2º ANTONIO AMAURI BOSE Ponta Grossa

3º JOSÉ ANTONIO GONÇALVES Castro

Rua de Recreio

Na tarde do dia 1º de maio, também em frente à Eny Sports, na Vila Rio Branco, a Secretaria de Esporte e Cultura promoveu em conjunto com os acadêmicos de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a primeira Rua de Recreio que contou com a participação de mais de 400 crianças que durante toda a tarde participaram de diversas atividades como pintura no rosto, brincadeiras cantadas, boliche, mini-basquete, mini-futebol, jogos individuais, corridas e oficinas de danças.

Rocco ressalta a importância destas atividades em que as crianças brincam e praticam esportes e não estão se envolvendo em atividades prejudiciais a seu desenvolvimento. Ele também destaca a parceria realizada com o curso de Educação Física da UEPG que muito colaborou com a iniciativa, e já prevê outros eventos desta natureza para os próximos meses.

das assessorias: