sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vôlei masculino é vice-campeão dos Jogos da Juventude

A equipe de voleibol masculino de Castro, que participa da 23ª edição dos Jogos da Juventude – Fase Final, realizada em Umuarama, garantiu o segundo lugar na final realizada na manhã desta sexta-feira (02) contra a equipe de Araucária. O time já havia vencido a semifinal contra o time de Francisco Beltrão, o que já garantiu a vaga na Divisão A dos Jogos da Juventude, que é a divisão de elite no Paraná, reunindo as melhores equipes do Estado.

Na partida contra Araucária, a equipe de Castro acabou perdendo os três sets. O primeiro set ficou em 25x22, o segundo e terceiro 25x20. “Foi um jogo atípico, mas mesmo assim estamos muito satisfeitos porque esta equipe agora está entre as oito melhores do Paraná. E isto é muito importante”, disse o secretário de Esporte e Cultura, Clóvis Coradassi.

Resultados

Além do voleibol, Castro foi representado com mais quatro equipes, o basquete feminino, xadrez feminino e masculino e o taekwondo. A equipe de basquetebol feminino chegou a passar para a segunda fase da competição, mas acabou perdendo. O xadrez e o taekwondo também representaram bem o município mas não obtiveram medalhas.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mais de 7 mil alunos farão teste de acuidade visual

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social e Rotary Club de Castro, lançaram nesta segunda-feira (28) o projeto o “Olhar Brasil”, elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde para atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental, em alfabetizandos cadastrados no programa “Brasil Alfabetizado” e na população com idade igual ou acima de 60 anos. A implementação do projeto permitirá reduzir as taxas de evasão decorrentes de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

De acordo com um dos coordenadores do Programa Saúde da Família, Diogo de Paula Nocera, agentes comunitários, que já receberam capacitação, realizarão o teste nos alunos e encaminharão, para serviços especializados, os casos de outras doenças oftalmológicas. “Estes profissionais estão capacitados para buscar a existência de erros de refração e encaminhar estas crianças para o atendimento”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, as atividades iniciariam em setembro, mas em virtude dos transtornos causados pela Gripe A, devem iniciar em outubro. Ela explica que caso a criança precise de atendimento, haverá encaminhamento para a saúde, que vai agilizar a consulta. Se mesmo assim, a criança precisar de um procedimento mais complexo, também terá a garantia do tratamento.

O projeto abrange ainda o fornecimento de óculos. Esta iniciativa será da Secretaria da Criança e Desenvolvimento Social, através de encaminhamento das crianças aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “As crianças que realmente precisarem de óculos serão encaminhadas para receber esse benefício”, afirma a secretária Kátiba Fadel.

O secretário de Educação, Carlos Eduardo Sanches, falou da importância da capacidade de articulação das secretarias envolvidas para garantir o trabalho conjunto. “Entre tantos problemas que dificultam a aprendizagem de nossas crianças, um deles é o problema de visão. Diagnosticar e tratar essas crianças certamente vai garantir melhoria no aprendizado e da sua qualidade de vida”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior agradeceu o empenho e a dedicação das secretarias, do Rotary e do oftalmologista Julio Galache. “Esta é uma questão importante. Cuidar das nossas crianças e de sua saúde, sempre foi uma das nossas prioridades. Por isso, parabenizo toda esta equipe pela idealização do projeto”. A primeira escola a receber o projeto será a Escola Municipal Doutor Jahir Lopes, no dia 3 de outubro.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Escola do Socavão recebe obras no valor de R$ 200 mil

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, acompanhado de secretários e vereadores, inaugurou no domingo (27), as novas salas de aula e a cobertura do pátio do Colégio Estadual Fabiana Pimentel, no Socavão. A Prefeitura, junto com o Estado, investiu R$ 200 mil nas obras de construção de quatro salas de aula, ampliação da cozinha e cobertura do pátio. A escola conta com 960 alunos do ensino fundamental e médio. “Com mais salas de aula poderemos atender melhor a demanda que cresce a cada ano”, disse o diretor do estabelecimento, Edson Reinaldo Carneiro.

Fadel destacou que com as reformas, todos terão mais conforto. “As salas novas, a ampliação da cozinha e a cobertura do pátio vão melhorar o atendimento aos alunos aqui do Socavão que terão mais espaço para as aulas. Os investimentos na educação são prioridade desta administração. Buscamos fazer uma escola cada vez com mais qualidade e isso significa investir na infraestrutura e principalmente nas pessoas”.

Logo após a inauguração das obras na escola, o prefeito, acompanhado de secretários e vereadores, inaugurou a sede da Pastoral da Criança no Socavão.

Recreação

O dia também foi de muita atividade esportiva e cultural no Socavão. A Secretaria Municipal de Esporte e Cultura de Castro levou sua estrutura para promover a “Gincana Esportiva e Cultural da Amizade” com a realização de provas esportivas, brincadeiras e apresentações culturais. As atividades, envolveram alunos das escolas municipal e estadual, pais, professores e comunidade em geral.

Uma caminhada e um passeio ciclístico pelas ruas do Socavão marcaram o início das atividades que tiveram ainda apresentação de teatro do grupo Artescola, com a peça “A Grande Viagem” que conta a história da Arca de Noé. À tarde, houve apresentações de dança do Projeto Dança Castro e do grupo do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do Socavão.

O torneio de futsal premiou a equipe mais animada, disciplinada, participativa, uniformizada, criativa e organizada.

De acordo com a coordenadora do evento, Cristiane Kirilov, desde a primeira tarefa que foi a apresentação do “Grito de guerra”, todas as provas foram marcadas por muita animação dos participantes e das torcidas. “A Gincana superou as expectativas tanto pela participação quanto pela movimentação das escolas locais através de seus diretores e funcionários, dos alunos de terceiro ano na divulgação, dos professores e da comunidade em geral.

Identidades

A equipe do setor de identificação da Agência do Trabalhador de Castro finalizou 150 processos de Carteira de Identidade dos alunos do Colégio Fabiana Pimentel, e outros 100 serão concluídos durante a semana. De acordo com o responsável pelo setor, Gerson Daniel Mendes, o trabalho foi bem produtivo. “Conseguimos um bom resultado e agora vamos terminar o que falta aqui na agência.”.