sábado, 3 de novembro de 2007

Basquete tem primeiras partidas nos Jeca

Jogos do grupo 1 têm regras diferenciadas Com sete partidas do grupo 1 (para alunos das 3ª e 4ª séries) masculino e feminino, começaram neste sábado (03) as competições do basquete na 20ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). Para os jogos do grupo inicial, regras diferenciadas foram estabelecidas. “O regulamento para essa faixa etária é mais flexível, é a primeira vivência no basquete para essas crianças. Por isso usamos a parte pedagógica da arbitragem”, disse o coordenador da arbitragem no basquete do Jeca, Sanderson de Moura. Para o grupo 1, o altura da tabela é menor, de 3,05 metros para 2,60 metros. As faltas são mais toleráveis e o número de inscritos por equipe diminui de 12 para 10. Menor também é o tempo do jogo. São quatro tempos de cinco minutos, metade da regra oficial (quatro tempos de 10 minutos). O aluno da 4ª série do Colégio Sepam, Amauri Becker Gomes, 10 anos, participa pela primeira vez no basquete. “Eu treino basquete desde o ano passado, duas vezes por semana. Eu gosto muito”, disse o garoto, armador da sua equipe, que nessa edição do Jeca participou das damas e tria e levou duas medalhas de bronze para casa. As competições de basquete no Jeca seguem até dia 9 de novembro. Tênis de mesa Na manhã deste sábado (03) foram conhecidos os últimos campeões do tênis de mesa, com as finais individuais do grupo 2 masculino e feminino e do grupo 3 masculino. Foram quatro dias de competições nas oito mesas montadas no Ginásio Douglas Pereira. Programação Para este domingo (04), quinto dia de competições da 20ª edição dos Jogos Estudantis de Castro, estão previstas as últimas provas de atletismo, transferidas da quinta-feira e sexta-feira, na pista do Centro Poliesportivo. O basquete do grupo 1 tem mais uma rodada no Ginásio Estefano Milinkovic, assim como o futebol masculino dos grupos 3 e 4 (Campo Dorival Kiel – prainha), o futebol suíço (Campo Douglas Pereira) e futsal (Ginásios Douglas Pereira, Gerson Torres Pereira, Harry Midkiff e Padre José Pagnacco). No mesmo dia, começam as competições de queimada, no ginásio Gerson Torres Pereira, e vôlei de praia, nas duas quadras do Complexo Esportivo da Prainha. Confira os campeões no tênis de mesa: Grupo 2 Equipe Masculino 1º Evangélica 2º Emília Erichsen 3º Sepam Feminino 1º Nisgoski 2º Emília Erichsen 3º Evangélica Grupo 3 Equipe Masculino 1º Cavanis 2º Nisgoski 3º Evangélica Feminino 1º Sepam 2º Cavanis 3º Evangélica Individual Feminino 1º Isabela Gobbo - Sepam 2º Elaine Szymanski - Cavanis 3º Yasmin Gobbo - Sepam Geral Feminino 1º Sepam 2º Cavanis 3º Evangélica Grupo 4 Masculino 1º Nisgoski 2º Emília Erichsen 3º Vespasiano Feminino 1º Sepam 2º Cavanis 3º Nicolau Grupo 5 Masculino 1º UEPG 2º Agrícola 3º Vespasiano Feminino 1º Joana Torres2º Agrícola
Eduardo Biagini – assessor de imprensa dos Jogos Estudantis de Castro

Feriado faz pais acompanharem filhos nos Jeca

Nem mesmo a chuva que caiu em Castro durante o feriado de Finados nesta sexta-feira (02) impediu que pais fossem aos ginásios da cidade incentivarem seus filhos nas competições dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). Além do Clube dos Alemães, que recebeu as últimas rodadas das damas, tria e xadrez, e do Ginásio Douglas Pereira, com as disputas do tênis de mesa, os ginásios que receberam a primeira rodada do futsal ficaram cheios. Na sua maioria, a torcida era dos pais, que aproveitaram o feriado para acompanhar o desempenho dos filhos na competição. Um deles era o vendedor autônomo Lúcio Kuk, 37 anos, que estava na torcida pelo filho Roger, 11 anos, que estuda na 6ª série do Colégio Amanda e jogaria uma partida de futsal. “Acompanho sempre os jogos do meu filho, mas hoje facilitou por ser feriado”, disse o vendedor, que se considera um torcedor que grita bastante durante os jogos do filho. Para o garoto Roger, é importante a participação do pai. “É muito bom ele presenciar meus jogos. Ele está sempre junto”, contou o garoto, que participa pela quarta vez do Jeca e já faturou uma medalha de bronze nessa edição, ficando em terceiro lugar nos 75 metros rasos no grupo 2. A auxiliar de processos Márcia Haueisen, 38 anos, também estava na torcida do futsal para apoiar seu filho Anthony, 11 anos, aluno da 5ª série do Colégio Vespasiano. “Sempre acompanho que eu posso, eu que incentivei ele a praticar esporte. Hoje ficou mais fácil vir ao ginásio pelo feriado”, disse. Para o garoto, o apoio da mãe o deixa mais confiante. “Eu gosto que ela venha, eu jogo até melhor”, afirmou o menino, que ainda participará da modalidade de basquete nos jogos. Programação Neste sábado (03), mais três modalidades coletivas têm suas rodadas iniciais nos Jogos Estudantis de Castro. O basquete tem jogos do grupo 1 masculino e feminino no Ginásio Estefano Milinkovic. O futebol será disputado no Campo Dorival Kiel (prainha) com jogos dos grupos 3 e 4 masculino. O Campo Douglas Pereira recebe à noite duas partidas do futebol suíço do grupo 5 masculino, único grupo a participar da disputa. E acontece mais uma rodada do futsal, em quatro ginásios da cidade (Epaminondas Xanda Nocera, Gerson Torres Pereira, Harry Midkiff e Padre José Pagnacco).Os Jogos Estudantis de Castro acontecem até o dia 11 de novembro.
Eduardo Biagini – assessor de imprensa dos Jogos Estudantis de Castro

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Saem campeões das damas, tria e xadrez dos Jeca

Na manhã desta sexta-feira (02) foram conhecidos os campeões das damas e tria do grupo 1 (para alunos da 3ª e 4ª séries) da 20ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). As competições duraram três dias e movimentaram o Clube dos Alemães, local das disputas.

Nesta sexta, além dos alunos e professores, muitos pais marcaram presença para acompanhar os filhos. “Acompanho todos os jogos do meu filho. Acho muito importante, serve como um estímulo para ele jogar”, disse a veterinária Ronilda Bonawitz, 38 anos, mãe de Alysson, campeão das damas pela Escola Municipal da Terra Nova. “Comecei a praticar no começo do ano. Agora gosto muito e vou tentar ganhar outra medalha no ano que vem”, afirmou o garoto de 9 anos, que encarou viagens de 40 minutos de ida e volta para competir. “Tentamos não atrapalhar as disciplinas para os treinos. Como eles não têm contra turno escolar, usamos as aulas de Educação Física na própria sala de aula para os treinamentos”, disse a professora das modalidades coletivas na escola, Neide Silva. Nas damas categoria masculino, a prata ficou o Colégio Emília Erichsen e o bronze para o Sepam.

No feminino, o ouro foi para o Emília Erichsen, prata para o Elza Macedo e bronze mais uma vez para o Sepam.

Tria

Na tria, o domínio foi do Colégio Emília Erichsen, que faturou o troféu de campeão tanto no feminino quanto no masculino. No feminino, a prata foi para o Sepam e o bronze para a Escola Mariana Duarte. No masculino, a Escola Bernardo Litzinger ficou com o vice e o Sepam terminou a competição em terceiro.

“A cada ano, a briga fica mais acirrada. As competições de mesa rendem muitos pontos na classificação geral das escolas, por isso nas damas e tria chegamos a ter 18 equipes na disputa”, disse a coordenadora das modalidades de mesa no Jeca, Simone Hekavei. Nessa edição dos jogos, 162 alunos foram inscritos nas damas, 174 na tria e 278 no xadrez.

Os Jogos Estudantis de Castro, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, contam com a participação de 6294 atletas de 41 escolas da rede pública e privada da cidade. Ao todo, a organização dos jogos distribuirá 3200 medalhas e mais de 300 troféus nas 16 modalidades em disputa. As competições acontecem até o dia 11 de novembro.

Confira os resultados finais da sexta-feira (02)

Damas grupo 1

Masculino

1º Terra Nova

2º Emília Erichsen

3º Sepam

Feminino

1º Emília Erichsen

2º Elsa Macedo

3º Sepam

Tria grupo 1

Masculino

1º Emília Erichsen

2º Bernardo Litzinger

3º Sepam

Feminino

1º Emília Erichsen

2º Sepam

3º Mariana Duarte

Xadrez

Grupo 1

Masculino

1º Linneu

2º Dalila

3º Vicente Machado

Feminino

1º Vicente Machado

2º Bernardo Litzinger

3º Mariana Duarte

Grupo 2

Masculino

1º Amanda

2º Sepam

3º Cavanis

Feminino

1º Cavanis

2º Emília Erichsen

3º Sepam

Grupo 3

Masculino

1º Cavanis

2º Jardim Araucária

3º Vespasiano

Eduardo Biagini – assessor de imprensa dos Jogos Estudantis de Castro

Competições movimentaram o Clube dos Alemães durante três dias

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Atletas de competições internacionais na arbitragem dos Jeca

Experiência auxilia nas disputas do atletismo As competições de atletismo ganharam um reforço na arbitragem durante a 20ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca). As atletas de Ponta Grossa Wanessa Zavolski e Aline Batista Rosa, que competem nos 400 metros com barreira e possuem experiência em torneios internacionais, integram a equipe de 30 árbitros da modalidade dos jogos. “Já participamos de outras competições na arbitragem, como o Paranaense pré-mirim no mês passado em Ponta Grossa. É sempre uma responsabilidade ficar como árbitra. Como quando a gente compete queremos uma boa arbitragem, tentamos passar para os atletas daqui um bom trabalho também”, disse Wanessa, campeã sul-americana na categoria menores em 2004 e com uma participação no Mundial da categoria, em 2005, no Marrocos. As duas atletas estão responsáveis pela cronometragem das provas de pista, cada uma sendo responsável por marcar o tempo de um competidor. “Além de trabalhar, estamos acompanhando a competição. Jogos como esses são importantes para incentivar novos atletas desde pequeno”, afirmou Aline, 5ª colocada no Sul-Americano de menores no ano passado, na Venezuela. O coordenador da modalidade nos Jeca, Miguel Dombrowski, destacou a importância de mesclar acadêmicos de Educação Física e atletas profissionais na arbitragem. “De um lado, temos o acadêmico, que tem o conhecimento teórico e do outro o atleta, que vivenciaram competições e sabem o posicionamento de um árbitro e o funcionamento da arbitragem”, disse.Para Dombrowski, o nível técnico das provas de atletismo está bom. “O que falta é pegar os destaques do Jeca, que são muitos, e dar continuidade ao trabalho”, afirmou o coordenador, que elogiou o sistema de súmulas informatizado utilizado nos jogos, único no Paraná. “Eu queria ter um sistema desses em Ponta Grossa. Não tem como ter fraudes. Nem os Jogos da Juventude do Paraná tem súmulas informatizadas”, disse. As competições no atletismo terminam nesta sexta-feira (02)
Eduardo Biagini – assessor de imprensa dos Jogos Estudantis de Castro

Conselheiros recebem capacitação

Conselho de Saúde será responsável pela formulação e deliberação de políticas públicas para a área
A Secretaria Municipal de Saúde de Castro realizou, na segunda-feira (30), o primeiro de cinco encontros de capacitação para os Conselheiros de Saúde do Município na sede do Senac (Serviço Nacional do Comércio). A capacitação faz parte do Pólo Regional de Educação Permanente em Saúde em parceria com a 3ª Regional de Saúde. Em dezembro será realizada uma oficina onde participarão os membros dos Conselhos de Saúde de Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Piraí do Sul. O secretário de Saúde, Júlio César Sandrini, destaca a importância do papel dos conselhos na descentralização das ações do Sistema Único de Saúde (SUS), no controle do cumprimento dos seus princípios e na busca pela participação da comunidade na gestão da saúde. O conselho também será responsável por colaborar na formulação e deliberação de políticas públicas comprometidas com a qualidade de vida da população. “Capacitar os conselheiros possibilita que eles compreendam melhor a estrutura e funcionamento do SUS”, explica. O Conselho Municipal da Saúde de Castro é composto pelos segmentos dos usuários dos serviços de saúde, prestadores de serviços, profissionais, trabalhadores e gestores da saúde que foram eleitos na 8ª Conferência Municipal de Saúde realizada em julho de 2007. Os conselheiros tomarão posse em janeiro de 2008 para um mandato de dois anos.Os Conselhos de Saúde foram legalmente instituídos através da Lei n.º 8.142/90 e vêm sendo gradativamente formados nos municípios brasileiros e acumulando as mais variadas experiências em busca de ações e instrumentos que favoreçam o desempenho de suas atribuições legais, como atuar na formulação de estratégias de operacionalização e controle da política de saúde.
das assessorias:Ceres Regina Vieira