segunda-feira, 31 de maio de 2010

Imersão traz educadores de Tocantins a Castro

Diretores e técnicos de secretarias da rede municipal de

ensino de Palmas conheceram projetos em Castro

A Secretaria Municipal de Educação de Castro recebeu nesta segunda-feira (31) a visita de 72 educadores através do projeto “Imersão dos Diretores” da rede municipal de ensino de Palmas (TO), no Teatro Bento Mossurunga. A programa

ção, que iniciou no dia 29 de maio e vai até dia 04 de junho, incluiu um dia inteiro na cidade de Castro. Diretores e técnicos de secretarias viajaram mais de 1800 quilômetros para conhecer o sistema de logística e rastreamento do transporte escolar, o Índice de

Desenvolvimento da Educação de Castro (Idec) e o projeto “Valorizando as Trajetórias”, da educação infantil.

A superintendente de Educação de Castro, Nilza Zappe, apresentou a estrutura atual da secretaria e como é feita a eleição e escolha dos diretores das escolas públicas na cidade. Após a fala de Nilza, o diretor do Departamento de Alimentação e Transporte Escolar, Giovanni Zadra mostrou aos visitantes como funciona o sistema online de rastreamento dos veículos, como foram definidos os carros ideais para cada rota (baseados na topografia do município), a padronização da frota, como é feita a planilha de custos e como são feitas as vistorias e os pagamentos aos prestadores de serviços. “Se não tivéssemos implantado o sistema de rastreamento, em 2010 a cidade gastaria cerca de um milhão de reais a mais com o transporte escolar”, aponta.

A diretora do Ensino Fundamental e responsável pelo transporte escolar de Palmas (TO), Roneidi Pereira Alves, disse que ano passado pagavam R$ 2,77 por quilômetro rodado e que este ano subiu por falta de concorrência. “Em Palmas nós sofremos com o monopólio. O quilômetro rodado mais barato está em R$ 5,42 e o mais caro custa R$ 5,87 para o município”, revela. Em Castro, o quilômetro mais barato custa R$ 2,07 e o mais caro R$ 2,32 para os cofres públicos.

IDEC

O sistema municipal de avaliação, Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro (Idec), foi apresentado pela coordenadora de logística, Ana Valéria Vilela Pithan, que mostrou como funciona, como se chega ao índice com a soma das notas dos alunos das terceiras e quartas séries. “O Idec possibilita monitorar o desempenho dos alunos ao longo do tempo. A utilização de gabaritos facilita a entrega de resultados às escolas”, disse

Educação Infantil

A comitiva trouxe professoras e diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Palmas para conhecerem o projeto “Valorizando as Trajetórias”. A coordenadora da Educação Infantil de Castro, Nanci Rodrigues, contou que o projeto foi iniciado em 2007 com a proposta de “pensar nas crianças nos projetos”, para beneficiar os alunos com um trabalho rico e criativo nas salas de aula. Ela explicou que as coordenadoras receberam treinamentos e uma formação específica para trabalharem na elaboração de projetos com as professoras dos Cmeis. “Nosso intuito é o de que o professor cresça”, afirma.

Em 2008, o projeto ganhou força e teve como objetivo proporcionar às crianças espaços de aprendizagens apropriados. Em 2009, foram 54 projetos que deram ênfase às novas situações de aprendizagens de forma lúdica e prazerosa. “Aprender na Educação Infantil tem que ser gostoso”, brinca. Em 2010, novas propostas vindas do Ministério de Educação (MEC) e Conselho Nacional de Educação sugerem que os projetos se baseiem nas interações e nas brincadeiras próprias da infância.

A diretora de Organização Escolar da cidade de Palmas (TO), Marília Oliva, disse que o projeto “Imersão dos Diretores” começou em 2009. “Nosso secretário de Educação, Danilo de Melo Souza, conhecia algumas experiências de Castro e sugeriu a inclusão da cidade no roteiro deste ano”, conta. A troca de ideias foi custeada pela prefeitura de Palmas, que conta com uma estrutura de 38 escolas municipais de Ensino Fundamental e 19 Cmeis.

Os visitantes almoçaram na Colônia Castrolanda e conheceram o Moinho do Imigrante Holandês. Na parte da tarde, foram recepcionados na Escola Municipal Professora Dalila Ayres e o Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo II. Visitas ao Centro Histórico de Castro, Museu do Tropeiro, Igreja Matriz de Sant'Ana, Casa de Sinhara e Casa da Praça também estavam no roteiro.