sábado, 10 de julho de 2010

Conferência discutiu direitos dos idosos

Cerca de 150 pessoas participaram nesta sexta-feira (9), no Teatro Bento Mossurunga, da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa promovida pela Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal da Criança e do Desenvolvimento Social. A abertura teve a participação do coral do Centro Ocupacional do Idoso que cantou o Hino Nacional e o Hino de Castro.

O encontro debateu as diretrizes gerais da política municipal da pessoa idosa e elegeu os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Carla Schremeta, disse que a conferência serve para discutir a elaboração de propostas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos. “É um momento importante para todos”.

A secretária municipal da Criança e do Desenvolvimento Social, Kátiba Fadel, apresentou aos participantes a rede de proteção social do município para os idosos, os serviços e as atividades desenvolvidas. Destacou que no Brasil, o idoso ainda não tem todos os seus direitos reconhecidos. Dessa população, 49% são analfabetos e 25% já sofreram maus tratos. Atualmente, os idosos representam 8% da população, mas serão 16% em cinco anos.

Kátiba alertou que com o crescimento do índice da população idosa acarretará dificuldades de inclusão dos idosos nos setores produtivo e social, além da falta de pessoas especializadas para cuidar deles. “A conferência é um espaço para discutir políticas públicas para garantir o direito dos idosos. A administração municipal acompanha a evolução da assistência social e contamos com instrumentos para concretizar essas políticas, mas temos muito trabalho para promover o bem estar e o envelhecimento digno das pessoas da terceira idade”.

O evento contou ainda com palestra do coronel Janarí Maranhão Bussmann, membro do Conselho Estadual dos Diretos Humanos com o tema “Prosseguindo na avaliação do processo de reestruturação e construção da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Renadi-PR)”. Participaram do evento o Centro Ocupacional do Idoso, grupos da Terceira Idade do Tronco e do Abapan, Asilo São Vicente de Paulo, Lar Mariliana Barbosa, Pastoral do Idoso e Organizações não Governamentais, além de pessoas da comunidade.