sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Atletas do Tronco recebem uniformes

Os atletas do Tronco que participam da Escolinha de Futebol do Caramuru, projeto desenvolvido em parceria entre a Ricardinho Esportes e a Prefeitura de Castro, receberam nesta quinta-feira (22) uniformes. Foram doados 86 uniformes e na próxima semana outros conjuntos serão entregues. No total, são 100 atletas entre meninos e meninas que a partir de agora passam a fazer os treinos de futebol uniformizados. Os atletas da Escolinha do Caramuru, no Tronco, treinam diariamente, a partir das 18 horas, com um professor voluntário. Para 2008, a Prefeitura deverá disponibilizar um professor de Educação Física para coordenar o pólo. Atualmente, 516 atletas integram o projeto da Escolinha de Futebol em três categorias: Sub 13, Sub 15 e Sub 17. Esta última, invicta na região na disputa de amistosos. Os treinos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras das 8 às 17h30, no Estádio do Caramuru. Para participar, o atleta tem que estar matriculado na escola e para disputar jogos pela seleção, deve apresentar boas notas. Um dos atletas do Caramuru, Jonathan Cruz da Silva, 13 anos, foi o destaque nos XX Jogos Estudantis de Castro, e já foi selecionado para treinar em Curitiba no próximo ano. De acordo com o coordenador do projeto, Reginaldo Paranhos, a partir de 2008, a Escolinha será estendida para o Abapan e Socavão. A meta é ampliar a participação para mil atletas, inclusive utilizando o campo da Prainha como um dos pólos.
Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Castro Jornalista Ceres Regina Vieira

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Reforma da Casa do Papai Noel está em fase final

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social está finalizando a reforma do Centro de Informações Turísticas, que será a casa do Papai Noel a partir do dia 1º de dezembro, dentro do projeto Natal 24 Horas, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro) em parceria com a Prefeitura de Castro. Pintada com as cores vermelho, branco e verde e decorada com móveis antigos cedidos pelo antiquário Espaço das Artes, no local o Papai Noel receberá a população durante todo o dia. À noite, ele ficará na Praça Manoel Ribas, onde também haverá apresentações culturais de dança e coral, todas as terças e sextas-feiras. Após as apresentações, o Papai Noel retorna para sua casa. Também no dia 1º de dezembro, o Papai Noel acompanhará o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior nos sorteios da promoção Imposto Premiado, que vai entregar diversos prêmios na sede urbana, Abapan e Socavão. Às 18 horas, ele fará a abertura oficial do Natal na Praça Manoel Ribas com o acendimento das luzes. Nesta noite, também haverá diversas atrações como a apresentação de coral com crianças nas janelas do Clube União e Progresso.Ainda na primeira semana de dezembro, o Papai Noel visitará todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's) para conversar com as crianças.
Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro Jornalista Ceres Regina Vieira

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Crianças mostram talentos no 3º Festival Arte

Cerca de mil crianças e adolescentes se apresentaram no Bento Mossurunga Música, teatro e dança foram as habilidades mostradas em 29 apresentações feitas por cerca de mil crianças e adolescentes que freqüentam as sete entidades da zona urbana e rural mantidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, através do Departamento da Criança e do Adolescente. O 3º Festival Arte aconteceu nesta quarta-feira (21), no Teatro Bento Mossurunga. A coordenadora das entidades de proteção social e básica, Elisangela Canha, destaca o trabalho feito durante todo o ano e que culmina com o festival. Ela conta que a cada ano os cenários e figurinos estão mais caprichados. “O impacto visual chamou a atenção, a qualidade está nota dez para tudo”, diz. O Festival Arte é o resultado de oficinas realizadas pelas professoras e a montagem das apresentações envolve todos os funcionários das entidades, dependendo da habilidade de cada um. Para Elisângela, o retorno de todo o trabalho é a oportunidade para que as crianças e adolescentes tenham acesso à cultura e a espaços como o teatro. “Eles têm ainda uma convivência com mundos diversos, respeitando as diferenças”. Para o diretor do Departamento da Criança e do Adolescente, Alessandro Kremer, Castro cumpre seu papel na prevenção e proteção à criança e ao adolescente. “Investimos quatro vezes mais do que os recursos destinados ao município pelo governo federal. O retorno disso tudo será a longo prazo, com a formação de uma nova geração, consciente e pautada pela justiça social”. Diariamente, nas sete entidades, duas mil crianças são atendidas. Paralelamente, é desenvolvido um trabalho com as famílias através do Grupo de Apoio à Família para o desenvolvimento da convivência com os filhos e o resgate da auto-estima, além de programas de qualificação. No próximo dia 28 cerca de 500 mães participarão de um almoço no Educandário Manoel Ribas, finalizando o processo de socialização desenvolvido pelo departamento. ParticipaçãoParticiparam do festival crianças do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Comunicar e Crescer (Socavão), Ladislau Sviercoski (Abapan), Aprender e Viver (Guararema), Educandário Manoel Ribas, Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Marly Rolim, Centro de Capacitação de Adolescentes Padre Lívio Donatti, Centro de Cultura Popular Consulesa Van den Berg. Também se apresentarão jovens do Ceebeja da Fazenda Escola e do Pelotão do Futuro, que são programas do Departamento da Criança e do Adolescente, além da Casa da Esperança.
Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro Jornalista Ceres Regina Vieira

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Diretoras e coordenadoras têm palestra sobre educação fiscal

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com o Provopar, promoveu nesta terça-feira (20) de novembro para diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas municipais, palestra sobre “Educação Fiscal ao Pequeno Cidadão”, dentro do projeto da Receita Federal “Programa Nacional de Educação Fiscal”, que leva aos alunos do ensino fundamental, médio, superior e à sociedade em geral, noções de cidadania e educação fiscal.

O auditor da Receita Federal, Demetrius de Moura Soares, explica que a idéia é despertar a consciência sobre o bem público custeado com recursos da sociedade, e os serviços que surgem através da arrecadação de impostos. O projeto mostra também a importância de exercer o controle sobre o gasto público e de saber como o dinheiro é investido. “Queremos conscientizar para a função sócio-econômica do tributo e levar conhecimento para a sociedade sobre administração pública, além de estimular uma relação harmoniosa entre Estado e cidadão, e criar um ambiente propício para a redução da carga tributária”, diz.

Cada escola recebeu um kit com cartilhas contendo informações sobre arrecadação e aplicação dos recursos oriundos dos impostos.

O secretário de Educação, Carlos Eduardo Sanches, destacou que é preciso trabalhar o conceito de educação fiscal. “Nós, enquanto cidadãos, temos que desenvolver o papel de educadores fiscais”.

O que é

O Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) foi implantado em setembro de 1996 com o objetivo de criar uma consciência tributária para despertar a prática da cidadania. Aborda as questões de alocação de recursos públicos arrecadados e sua gestão.

A Educação Fiscal tem como missão estimular a mudança de valores, crenças e culturas do indivíduo, na perspectiva da formação de um ser humano integral, como meio de possibilitar o pleno exercício da cidadania e propiciar a transformação social.

A proposta do PNEF é desenvolver a consciência crítica da sociedade para o exercício do controle social; fortalecer a educação como mecanismo de transformação; obter o equilíbrio fiscal a longo prazo e atenuar as desigualdades sociais. O programa foi concebido para abranger o ensino fundamental, médio, superior e a sociedade em geral. das assessorias: Ceres Regina Vieira