quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PINTANDO UM SORRISO

O projeto Pintando Um Sorriso, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Castro, em parceria com a Secretaria de Educação, já atendeu 3,2 mil crianças desde o lançamento, no dia 26 de agosto. Nesta quarta-feira (6), os alunos da Escola Municipal Vicente Machado participaram durante todo o dia das atividades como teatro de bonecos, de fantoches, escovação e bochecho com flúor, além de recreação na quadra de esportes.

A diretora, Elusanara Carneiro Lopes, destaca que a escola já definiu que no dia 25 de cada mês, os professores farão uma atividade relacionada à higiene bucal. “Os professores estão bastante motivados em dar continuidade a um conteúdo que já era trabalhado. Estamos satisfeitos e sabemos que o resultado será gratificante”.

A pequena Nicole Tatiele Nascimento, de apenas 6 anos, aprendeu a lição. “Escovar os dentes é muito importante para deixar a boca limpinha. Precisa também usar fio dental e flúor”.

O projeto

O projeto Pintando Um Sorriso tem por objetivo ensinar métodos de prevenção, repasse de informações de auto cuidado e manutenção de saúde bucal para os cerca de 10 mil alunos da rede municipal de ensino de Castro, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e entidades atendidas pela Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social.

De acordo com o coordenador do Departamento de Odontologia da secretaria, Diogo de Paula Nocera, as crianças aprendem a escovar corretamente os dentes, recebem um kit bucal com escova e pasta, além de uma revista com linguagem didática para orientar a higiene bucal. O ensinamento também é feito através de teatro d

e bonecos e de fantoches. Paralelamente, é realizado um trabalho junto aos pais sobre alimentação correta e cuidados com os dentes. “Professores, alunos e pais estão recebendo muito bem o projeto. Estamos reforçando o hábito da escovação e a importância de cuidar da saúde bucal. Também conseguimos voluntários que se oferecem para colaborar nas atividades”, explica Diogo.

Avaliação

A equipe de profissionais da secretaria passou por capacitação para desenvolver o trabalho junto às crianças e realiza o levantamento do índice de CPO-d (Dentes Cariados, Perdidos e Obturados). O projeto promove ainda a interação entre o PSF e a escola de cada região onde atua.

A Secretaria de Educação criou o Dia Mensal de Saúde Bucal nas Escolas para abordar o assunto. Os educadores incentivam a escovação diária e o bochecho de flúor semanalmente. Diogo diz que a meta de cobrir as 10 mil crianças ainda no segundo semestre de 2010 deverá ser alcançada. “Estamos indo num ritmo muito bom e dez escolas já foram atendidas. Nosso objetivo será alcançado até o final do ano”.

A primeira avaliação do projeto ocorrerá em seis meses após o início dos trabalhos. O levantamento será feito com um grupo de 1.500 crianças e terá uma segunda análise após dois anos para comparar e comprovar se houve uma redução nos índices de CPO-D no município.

Infraestrutura

O Pintando Um Sorriso conta com o trabalho de 25 dentistas, 23 auxiliares de saúde bucal, 5 técnicos de higiene bucal, 1 nutricionista, 1 professor de Educação Física e Agentes Comunitários de Saúde. Serão distribuídos 120 cartazes, 3 macromodelos de boca, um fantoche de teatro, 1 hiperbocão, 4 escovódromos, 10 mil cartilhas didáticas, fluoreto gel e solução, 10 mil kits e 700 camisetas.

O projeto conta com o apoio do Instituto Confiancce e terá um custo de R$ 25 mil.