sábado, 7 de fevereiro de 2009

Vândalos invadem campo de futebol da Prainha

O campo de futebol do Parque Libânio Estanislau Cardoso, a Prainha, foi alvo de vandalismo na madrugada desta sexta-feira. Às 4h10 da madrugada, dois veículos invadiram o local e danificaram o campo. Testemunhas anotaram a placa de uma caminhonete preta e um gol branco. Os números foram repassados à polícia que tomará providências a pedido do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior.

Destruir o patrimônio público é crime de dano qualificado e a pena é detenção de seis meses a três anos e multa.

Vicente Machado inicia aulas em nova escola

Espaço do Seminário Cavanis foi totalmente reformado

Os 740 alunos da Escola Municipal Vicente Machado começarão o ano letivo, na próxima segunda-feira (9) em novo endereço. As obras de reforma em parte do Seminário Irmãos Cavanis, que vai abrigar a escola, estão aceleradas e de acordo com a superintendente da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Nilza de Oliveira Gomes Zappe, funcionários das secretarias de Educação e de Obras estão fazendo um mutirão para que tudo fique pronto.

A reforma incluiu construção de salas, rampa, refeitório, troca de piso, forro e vidros, colocação de corrimão nas escadas, portões, portas e jardinagem. A nova escola tem 20 salas de aula, banheiros, refeitório, cozinha, biblioteca, sala de informática, salas para diretoria, coordenação pedagógica e secretaria, e três quadras para esportes. A escola também recebeu mobiliário novo.

A Educação, em parceria com o Departamento de Segurança Pública do município colocou guarda-corpo na calçada em frente à escola para segurança dos alunos. Na segunda-feira, funcionários da secretaria estarão trabalhando para orientar a chegada e saída dos alunos.

O investimento da Prefeitura na reforma é de R$ 250 mil. Todas as obras da nova escola devem estar concluídas até o final deste mês com o término da sala de informática, banheiros externos, muro de fundo e as canchas.

A diretora da escola, Elusanara Carneiro Lopes, destacou que a novo espaço é um sonho antigo e os professores estão animados. "É um novo espírito para a escola, e aos poucos deixaremos tudo de forma ideal", diz.

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches destaca que a obra atende às necessidades da rede e no novo espaço, professores e alunos terão mais qualidade. "Com certeza esse investimento estará beneficiando toda a comunidade escolar que passa a contar com um espaço amplo, equipado para atender melhor os nossos professores e alunos", diz.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressaltou que o investimento na estrutura das escolas e na educação tem sido uma das prioridades da administração. "Esse é o nosso compromisso. Investir constantemente em educação, capacitando e valorizando nossos profissionais, proporcionando melhores condições de trabalho para nossos professores e de estudo para nossos alunos. Pensamos a educação em longo prazo, para nossos alunos de hoje e de amanhã, mas agimos no presente. Nosso objetivo é uma educação para formar cidadãos", finalizou.

Preparação

Na próxima segunda-feira (9), cerca de 8.500 alunos iniciam o ano letivo nas 18 escolas municipais e 9 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do município. As atividades para os profissionais da Educação começaram com a Semana Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação desde a última segunda-feira (2). Nas escolas e Cmeis, professores e funcionários preparam a acolhida para os alunos. A diretora da Escola Municipal José Antonio Flygare Telles, Sueli Aparecida de Souza, conta que todos estão animados para receber as crianças. Para este ano, a escola deve ampliar as atividades em contra-turno escolar. A perspectiva, segundo Sueli, é que os resultados sejam ainda melhores do que o ano passado. "Para muitos alunos, a escola é a única oportunidade da vida deles, então queremos fazer o melhor", diz.

Silvana Aparecida Hey Westphal, diretora da Escola Municipal Dalila Ayres, conta que as atividades estão concentradas na arrumação das salas para a volta dos alunos. Um dos desafios para este ano será melhorar o nível de aprendizagem das crianças e buscar maior participação dos pais na escola. "Queremos um ano bem proveitoso, temos várias objetivos a vencer e vamos nos encaminhar para isso".

No Cmei Rivadávia de Grácia Lara a organização dos ambientes foi realizada até esta quinta-feira. Hoje os professores farão planejamento. Sandra Mara Alves Santos, diretora do centro, diz que pela experiência do grupo, o trabalho deve acontecer ainda melhor que em anos anteriores. "Temos uma equipe de educadores envolvidos. Trabalhamos com a comunidade que hoje, tem um olhar diferente do Cmei".

No Cmei Elisabete Macedo Kugler os "cantinhos" de arte e brinquedos das salas de aula já estão prontos, segundo a diretora Meri Carmem Gonzalez Pose. "Essa semana será de adaptação e na sequência vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido".

Na Bernardo Litzinger a volta às aulas será diferenciada na primeira semana, de acordo com a diretora Célia Maria King. "Estamos preparando as boas vindas com brincadeiras e dinâmicas de grupo", conta. Para Célia, o foco de 2009 será para melhorar a qualidade na aprendizagem. "Queremos manter o bom desempenho das nossas crianças".

das assessorias:

Palestra aborda dislexia e distúrbios de aprendizagem

Professor alerta para abordagem correta das escolas para o sucesso do aluno

Com o tema "Dislexia e distúrbios de aprendizagem" o professor-doutor Jaime Luiz Zorzi ministrou palestra nesta quarta-feira (04) para diretores e coordenadores das 2ª, 3ª e 4ª séries, classes especiais, sala de recursos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Teatro Bento Mossurunga e faz parte da Semana Pedagógica que iniciou na segunda-feira (2), promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Castro.

Zorzi destacou que a maior parte das crianças com dislexia – dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita-, têm idade entre 7 e 11 anos e as escolas precisam ter uma abordagem propícia para o aluno com esse problema, conhecendo o perfil, os pontos fracos e fortes desta criança. "É uma mudança de atitude. A escola tem de lidar de forma adequada com esse aluno", diz.

Para Zorzi, o professor precisa incentivar, conduzir e valorizar esta criança. Saber que tipo de habilidade deve ser focada para não comprometer o sucesso em outras áreas de sua vida. "O grande cuidado é não deixar as dificuldades mascararem o potencial que a criança tem. Esse cuidado tem de ser da família e da escola para não impedir todo o sucesso social", alerta.

União

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches deu as boas-vindas aos participantes da Semana Pedagógica e destacou que o trabalho que já vem sendo feito terá continuidade. "Temos grandes desafios. O grande objetivo é garantir que cada criança vá para a escola e tenha seu direito constitucional de aprender com qualidade, respeitado", disse.

Sanches ressaltou que as avaliações feitas na rede municipal para medir os índices de aprendizagem das crianças como o Ideb (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação) e o Idec (Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro) são ferramentas que mostram a realidade da educação, e permitem corrigir distorções para o avanço no setor.

Encerrando sua fala, o secretário convocou os educadores para mais um ano de trabalho em conjunto. "Acreditamos em nossos professores. Eles são determinados e apaixonados pela educação. Juntos vamos avançar e conseguir grandes resultados", finalizou.

quinta e sexta-feira (05 e 06), as atividades voltam a acontecer nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Os professores de educação física estarão reunidos no Teatro Bento Mossurunga na sexta-feira (06), das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30, para a palestra "Planejamento e Organização em Educação Física Escolar", ministrada pelo professor doutor Amauri Bassoli Oliveira.

As zeladores do grupo dois terão atividades específicas nos dias 05 e 06 na nova sede da Escola Municipal Vicente Machado.

assessorias:

Prefeito garante apoio a artistas da Yapó Arte

Moacyr Fadel quer continuar trabalho de democratização da cultura

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior recebeu quarta-feira (04) a visita da diretoria da Yapó Arte. O grupo estava acompanhado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Izidro Constantino Guedes. Fadel destacou que, dentro do possível, apoiará a entidade nos projetos culturais, e que dará continuidade ao trabalho desenvolvido em seu primeiro mandato de levar a cultura para os bairros, proporcionando oportunidade para que crianças e adolescentes tenham contato com a arte através de oficinas. "Além de aprender sobre arte, essas crianças e adolescentes não ficam nas ruas, e aproveitam o tempo com atividades que contribuem com o desenvolvimento intelectual e pessoal. No final do ano passado tivemos o espetáculo de Natal, que é o resultado desse trabalho", disse.

A presidente da Yapó Arte, Maria Beatriz Batista, agradeceu o apoio do prefeito e se colocou à disposição para parcerias.

Guedes ressaltou que Castro tem um grande potencial artístico e turístico, e a idéia é levar a arte e a cultura da cidade para outros lugares através da participação em eventos e feiras. "Temos que mostrar a cara", enfatizou.

das assessorias:

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Castro terá Unidade de Pronto Atendimento

Ministério da Saúde quer implantar rede de atenção às urgências

O Município de Castro vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) equipada com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para dar suporte de cobertura ao município, Carambeí e Piraí do Sul. A informação é do chefe da Terceira Regional de Saúde de Ponta Grossa, Adroaldo Corrêa de Araújo, que se reuniu com o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior na última quinta-feira (29). A UPA faz parte da implantação das Redes Loco-regionais de Atenção às Urgências conforme determinação do Ministério da Saúde e poderá ser instalada no hospital ou em uma unidade de saúde, com recursos do governo federal, além de custeio de R$ 100 mil mensais.

O objetivo da unidade é prestar atendimento 24 horas a pacientes com quadros clínicos agudos ou crônicos agudizados; em casos cirúrgicos e de trauma realizar o primeiro atendimento com estabilização e investigação inicial, e em casos de complexidade, intermediar entre as unidades de saúde e a rede hospitalar. "A idéia é dar retaguarda às unidades básicas e diminuir a sobrecarga dos hospitais fazendo um entreposto de estabilização para o SAMU 192", explica Araújo.

O prefeito destacou que a UPA vai contribuir para melhorar ainda mais o atendimento na saúde, dando agilidade aos serviços de urgência e emergência. "Vamos contar com uma ambulância de suporte avançado e poderemos realizar procedimentos de urgência e emergência em mais um local, desafogando o atendimento no hospital".

das assessorias:

Palmeira conhece Plano de Cargos e Salários de Castro

Representantes da Prefeitura conheceram funcionamento do PCCS

Representantes da Prefeitura Municipal de Palmeira dos setores de Saúde, Recursos Humanos, Obras e Câmara Municipal se reuniram nesta terça-feira (03), em Castro com Amarilda Kmiec, da Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura de Castro para conhecer o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Amarilda explanou sobre a elaboração, aplicação e funcionamento do plano, enfatizando a questão orçamentária e o acompanhamento do setor jurídico durante os trabalhos. Também falou sobre como são feitas as avaliações de desempenho dos funcionários públicos. "A troca de experiências foi muito importante, percebemos que as dificuldades são similares. Eles vieram para aprender, mas também deram sua contribuição", diz.

De acordo com Marcos Ribas, a Prefeitura de Palmeira quer implantar o PCCS para todos os funcionários e está estudando o que foi feito em Castro. "Atualmente apenas os professores possuem plano de carreira, mas a intenção é beneficiar todos os funcionários. Estamos conhecendo as experiências que deram certo aqui", diz.

O Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Município de Castro, implantado em maio de 2007, foi elaborado pela equipe de governo da primeira administração do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior e uma comissão formada pelos próprios servidores, e tem como fundamentos a valorização da função pública, a profissionalização, o aperfeiçoamento do servidor e a melhoria dos níveis de eficiência e eficácia do serviço público municipal .

das assessorias:

Prefeito define secretariado em Castro

Nova estrutura visa melhorar funcionamento da máquina administrativa

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, já definiu como será a estrutura no primeiro escalão de sua segunda administração. O secretariado terá mudanças e deve estar totalmente estruturado até o mês de março.

Nesta gestão, o prefeito Moacyr decidiu por enxugar o quadro de cargos comissionados e aumentar as pastas do primeiro escalão. “Acreditamos que com essa mudança teremos condições de melhorar o funcionamento da máquina administrativa sem aumentar os gastos aos cofres do município”, explicou o prefeito.

A criação da Secretaria de Transporte, conforme Moacyr, era um anseio da comunidade, principalmente do interior. “Sentimos que as pessoas que vivem no interior precisavam de uma secretaria. Nosso município é muito grande, essencialmente agrícola e precisamos de uma estrutura mais adequada pra esse trabalho, além de ser um compromisso de campanha que está sendo concretizado”, afirmou.

Moacyr também decidiu separar a Indústria e o Comércio do Desenvolvimento Social. “Queremos privilegiar ainda mais a comunidade que mais precisa dos serviços da prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social e vou estar acompanhando com muito carinho essa pasta. Em contrapartida, também precisamos impulsionar o desenvolvimento econômico do município, privilegiando o empresariado local e atraindo novos investimentos ao município”, disse Fadel.

A definição do nome para assumir a pasta do Esporte será divulgada depois que a administração realizar alguns ajustes no setor.

Como fica a estrutura:

Secretaria Municipal de Planejamento – Renata Macedo de Paula

Secretaria Municipal da Fazenda – João Antonio Duarte de Meira

Secretaria Municipal de Gestão Pública – Álvaro Telles

Secretaria Municipal de Transporte – José Otávio Nocera

Secretaria Municipal de Agricultura – Márcio Lopes

Secretaria Municpal de Educação – Carlos Eduardo Sanches

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Maurício Fonseca Fadel

Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – Izidro Constantino Guedes

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Kátiba Fonseca Fadel

Secretaria Municipal de Saúde – Maria Lídia Kravutschke

Secretaria Municipal de Esporte – ainda a definir. das assessorias:

Começa semana pedagógica em Castro

Encontro reúne profissionais de educação com atividades específicas

A Secretaria Municipal de Educação realiza durante toda esta semana um encontro pedágico da rede municipal de educação. A semana pedagógica visa capacitar e trazer informações aos profissionais da educação de Castro para as atividades desse ano letivo.

A programação da semana é diferenciada para professores, professores de educação física, secretárias, auxiliares administrativos e zeladoras. Para os professores, diretores e coordenadores de educação infantil, as atividades iniciaram nesta segunda-feira, no Teatro Bento Mossurunga, às 8h30, com a palestra "O currículo na educação infantil", apresentada pela pedagoga Regina Emiko Shudo. Em sua apresentação, a palestrante falou da importância de se realizar investimentos nas crianças desde cedo, já que esta é a fase mais importante do desenvolvimento humano. "Pra isso, as escolas precisam investir em qualidade da educação de maneira a promover o desenvolvimento das capacidades. É a aprendizagem que precede o desenvolvimento da criança", explica.

Segundo Regina, hoje no Brasil nem todas as crianças nesta faixa etária estão na escola, até porque o ensino não é obrigatório. "Essa oportunidade ainda depende de cada município. Castro, por exemplo, é um município que está investimendo muito em educação infantil de qualidade e esse é o caminho", comenta. Um das prioridades para se alcançar a aprendizagem com eficiência e resultado, segundo a palestrante, é a formação de professores.

Para os professores de 1ª, 2ª e 3ª séries as atividades foram realizadas à tarde, no Teatro Bento Mossurunga, também com a palestrante Regina Emiko Shudo, que abordou o tema "Construindo Conhecimentos". A palestrante destacou a importância de uma metodologia bem aplicada e na atenção que os municípios devem dar aos números do IDEB. "Sabemos que cerca de um terço dos municípios tiveram diminuição no índice de IDEB", comenta, ressaltando que os números podem melhorar a partir do momento em que se priorizar a formação dos professores, gestão e organização escolar, práticas educativas eficientes e envolvimento da comunidade.

As secretárias e auxiliares administrativos se reuniram nesta segunda-feira (02) no Senac, e continuam suas atividades nesta terça. Para os professores de 1ª, 2ª e 3ª séries as atividades se concentram nas escolas e cmeis nesta terça-feira.

Já no dia 04, quarta-feira, os diretores e coordenadores das 2ª, 3ª e 4ª séries, classes especiais, sala de recursos e professores da EJA terão atividades no Teatro Bento Mossurunga, a partir das 13h30, com palestra ministrada pelo doutor Jaime Zorzi. Na quinta e sexta-feira, as atividades voltam a acontecer nas escolas e cmeis.

Os professores de educação física estarão reunidos no Teatro Bento Mossurunga na sexta-feira (06), das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30, para a palestra "Planejamento e Organização em Educação Física Escolar", ministrada pelo professor doutor Amauri Bassoli Oliveira.

As zeladores também terão atividades específicas neste ano e estarão divididas em dois grupos de trabalho. As atividades serão realizadas na nova escola Vicente Machado, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O grupo 1 terá atividades nos dias 03 e 04 e o grupo dois nos dias 05 e 06.

Os professores da escolas rurais tiveram atividades nesta segunda-feira pela manhã, no auditório da Secretaria Municipal de

Educação, através de reunião pedagógica com as coordenadoras da secretaria. À tarde, também participaram da

palestra no Teatro Bento Mossurunga.

das assessorias: