quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Legislativo realiza duas sessões nesta quarta

Projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo exercício financeiro foi aprovado em primeira discussão

A Câmara Municipal de Castro realizou nesta quarta-feira (26) duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária. Na primeira, os vereadores discutiram em votação única projeto de lei que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 27.875,00 para a superintendência de obras e serviços urbanos.

Em primeira discussão, os parlamentares votaram três projetos que autorizam o Executivo a pagar diferenças salariais em decorrência da lei 921/98, conforme ação judicial proposta por servidoras municipais. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Foi votado ainda um requerimento que pede informações à Prefeitura sobre processo de licitação da merenda escolar em Castro. O requerimento que solicita ao Presidente do Legislativo, José Otávio Nocera (PMDB) a criação de uma comissão especial de inquérito para verificar possíveis irregularidades na contratação de obras de pavimentação asfáltica da Morada do Sol e Araucária II e III foi retirado da pauta a pedido da autora da matéria, a vereadora Aline Sleutjes (DEM).

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior (PMDB) usou a tribuna na ocasião para falar sobre questões políticas. O engenheiro civil da Prefeitura, Marcos Nápoli, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, também utilizaram o espaço para responder os questionamentos levantados pela vereadora na última sessão ordinária.

Na sessão extraordinária, os vereadores analisaram em primeira discussão a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2009. De acordo com o projeto de lei nº 87/08, aprovado nesta tarde, o orçamento fiscal do município para o próximo ano, abrangendo os órgãos de administração direta e indireta e os fundos municipais, estima a receita e fixa a despesa em R$ 77,5 milhões.

A próxima reunião ordinária acontece no dia 3 de dezembro, em horário regimental. Nesta mesma data, às 16 horas, haverá sessão extraordinária para discutir em segundo turno o projeto da LOA. das assessorias;

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Meio Ambiente distribui mudas de árvores nativas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento, em comemoração ao Dia do Rio (24/11), está distribuindo mudas de árvores nativas e sacolas retornáveis nas escolas municipais da zona urbana e rural. As atividades iniciaram na segunda-feira (24) e seguem até sexta-feira (28). No total, serão entregues três mil mudas e 500 sacolas.

De acordo com a educadora ambiental Sandra Mara Carneiro de Oliveira, as crianças recebem as mudas com muita alegria. "Além da entrega das mudas e das sacolas é feito um trabalho de conscientização quanto aos cuidados com a natureza, a preservação do meio ambiente e a recuperação da mata ciliar. Um exemplo da necessidade de preservação é o Rio Iapó que tem várias áreas degradadas devido a falta de cuidados", exemplifica.

Estão recebendo visitas as escolas municipais Vila Rosário, Professora Mariana Garcez Duarte, Dalila Ayres, Lourival Leite de Carvalho, Dr. Lineu Madureira Novaes e Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo II.

das assessorias: