sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sanepar lança projeto para regularizar ligações

A Sanepar está implantando em Castro o programa "Viva a natureza, se ligue na rede" com o objetivo de identificar ligações irregulares na rede de esgoto em residências e comércios. O projeto conta com o apoio da Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná e Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Castro. De acordo com o gerente regional da empresa, Ademir Quintino, serão verificadas 9.990 ligações em Castro. O trabalho já iniciou pelo Jardim Cantagalo e das 385 vistorias, aproximadamente 20% estão irregulares. A Sanepar também vai verificar se as oficinas mecânicas, postos de combustíveis e empresas de lava car estão operando de acordo com a legislação ambiental. Após a vistoria, o Instituo Ambiental do Paraná (IAP) será informado para que atue junto às empresas na regularização. Quintino explica que a estação não é preparada para tratamento de resíduos como óleos e graxas que caem na rede e acabam poluindo rios, solos e água. "Um litro de óleo polui um milhão de litro de água. Então é preciso conscientizar as pessoas para que tomem os devidos cuidados para preservar o meio ambiente", diz.

Castro tem atualmente 80% de cobertura da rede de esgoto. Para 2009 serão implantados mais 25 mil metros de rede de esgoto e substituídos 48 quilômetros da rede de água que ainda tem tubulação de ferro.

Irregular De acordo com o fiscal do IAP, Manuel Arsenio Passos, a maior parte dos postos de combustíveis, lava car e oficinas mecânicas estão irregulares em Castro, ou seja, funcionam sem a licença de operação do órgão ambiental. O IAP, a pedido do Ministério Público vai vistoriar todos os estabelecimentos. "Quem não estiver adequado será notificado ou ainda multado", diz.

Para a diretora de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Castro, Maria Inez Pedrosa Machado, a iniciativa da Sanepar é importante pela conscientização da população quanto aos cuidados com o meio ambiente. "Em se tratando de postos de combustíveis, oficinas e lava car, o Departamento estará à disposição para mais esclarecimentos com relação ao licenciamento ambiental, já que a atividade é potencialmente poluidora", diz.

Maria Inez destaca que a Prefeitura quer revitalizar a Associação de Postos de Combustíveis, criada há alguns anos, e convidar os proprietários de oficinas e lava car para que também participem para fortalecimento do ramo e redução dos custos de tratamento de resíduos.

das assessorias:

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Praça Manoel Ribas recebe nova iluminação

Os departamentos de Vias e Logradouros e de Obras da Prefeitura Municipal de Castro estão trocando os antigos postes de iluminação da Praça Manoel Ribas por postes republicanos, padronizando a iluminação como a das praças Sant'Ana, Indalécio de Macedo, João Gualberto, Pedro Kaled e Rosário.

A praça está recebendo 16 postes. Além desses, outros três serão colocados no calçadão em frente ao Clube União e mais oito nas laterais da Escola Municipal Vicente Machado, na parte interna. Até o final da próxima semana, estarão ligados todos os postes.

Os postes que serão colocados no Vicente Machado são iguais aos que estão sendo colocados no calçadão, em cima de colunas.

De acordo com a diretora de Vias e Logradouros, Elisabeth Rolim, a nova iluminação vai melhorar a luminosidade da praça. "O local vai ficar mais claro, além do visual mais bonito", diz.

A Prefeitura também está fazendo a reposição nas praças com flores de verão.

Revitalização

Desde o início deste ano o município promoveu a revitalização de quatro praças e a construção de uma nova no Jardim Cantagalo. A Praça João Gualberto, um dos cartões de visita da área central recebeu novo pavimento em paver formando desenhos, meio-fio interno, paisagismo, lixeira, floreiras, iluminação e bancos novos.

A Praça Pedro Kaled recebeu paisagismo, estacionamento com asfalto, fonte, bancos novos, lixeiras e iluminação compõem o cenário da praça totalmente revitalizada.

A Praça do Rosário, na Vila Rio Branco, também foi totalmente recuperada. O local recebeu paisagismo, calçadas em paver, fonte interativa, bancos e iluminação nova. Na Praça Indalécio de Macedo, Vila Santa Cruz, foi realizada a recuperação da imagem da santa que fica ao centro. No Jardim Cantagalo foi construída uma praça com quadra de areia, pavimento em paver, bancos de concreto e iluminação. Os investimentos na revitalização de quatro praças e construção de uma nova somam R$ 413 mil.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior destaca que as praças além de embelezarem a cidade, são pontos de encontro das famílias, principalmente no verão. "Desde o começo do ano revitalizamos quatro praças e construímos uma nova no Cantagalo. Ficamos felizes porque a população está aproveitando e cuidando desses locais",diz.
das assessorias:

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Prefeito entrega livro para integrantes da SuperAção

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, entregou na noite de segunda-feira (10) exemplares do livro "Um olhar muito especial" a 20 integrantes da Companhia de Dança SuperAção durante evento realizado no Teatro Bento Mossurunga.

O projeto foi incluído no livro editado pelo Instituto Muito Especial, do Rio de Janeiro, que selecionou 28 trabalhos em todo o país desenvolvidos com portadores de necessidades especiais. No Paraná, apenas dois municípios foram escolhidos por seus projetos.

Para o prefeito, investir em pessoas é importante para a cidade. "Este tipo de investimento, o que não aparece, é o investimento maior que um prefeito pode fazer. O investimento em pessoas, em crianças, em educação e cultura, para que possamos resolver a grande maioria dos problemas do nosso município", disse Fadel.

Durante o evento, também foi realizada a premiação do concurso "Mergulhando na História de Castro", feito para professores da rede de ensino do município. A vencedora foi a professora Shirley da Silva Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau, que recebeu como prêmio R$ 1 mil. No concurso foi realizada uma prova com 100 questões sobre a história do município. Dos 60 inscritos, 35 fizeram a prova.

Ainda durante a noite houve a apresentação do espetáculo teatral "A incrível jornada a Castro em busca da água sagrada" desenvolvida pelo projeto Artescola, em algumas escolas municipais. Os atores mirins da peça receberam certificado.

Para a diretora da Divisão de Cultura de Castro, Gisele Coradassi, a inclusão do projeto no livro é uma conquista para Castro, porque somente dois municípios do Paraná foram selecionados. "O livro é bilíngüe e quem tiver interesse em conhecer o livro terá um exemplar à disposição na biblioteca da Secretaria de Educação e um no teatro", diz.

Gisele explica que, em 2005, quando foi lançado o projeto de dança com os portadores de deficiência, o objetivo principal era utilizar a dança como meio de sociabilização através da atividade física, melhorando a qualidade de vida dos cadeirantes. "A dança é apenas um instrumento para que eles tenham mais qualidadde de vida e o foco não é transformá-los em bailarinos profissionais", conta.

das assessorias: