quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Município apresentou superávit de R$ 4,4 milhões
GUIA DE CASTRO 2011
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
80 anos de Albino Schultz
O Sr. Albino Schultz e sua família receberam os amigos para a comemoração de seus 80 anos no Moinho Castrolanda, neste sábado 19/02/11.
A festa transformou essa noite de sábado em um momento agradável e muito descontraído. No seu transcorrer, o aniversariante confraternizou a sua data de mesa em mesa junto aos seus companheiros do Lions Clube, da Turma dos Secas (Seca Pimenteiras), amigos e familiares, e por fim bailou animadamente entre todos os seus convivas.
O fino serviço de buffet e decoração foi elaborado por Silvana Boratto e a animação que embalou a noite foi por conta do showman Pingo, da Ping Produções Artísticas, ambos de Ponta Grossa.
Muito além de mostrar-se um bom anfitrião, o brilho de sua pessoa já se fez ao formalizar o convite impresso. Anexo ao mesmo seguiu um pequeno lembrete com a sugestão do que gostaria de receber daqueles que quisessem presenteá-lo: Ao invés de um mimo material à sua pessoa, pediu como gesto de carinho uma doação para a APAE de Castro, seguida do nº da conta bancária desta associação local.
Humanismo, solidariedade, caridade, fraternidade, filantropia, altruísmo, caráter cívico e ético são algumas das qualidades de quem dedica nobres intenções a seus semelhantes.
Parabéns Sr. Albino, além de um gesto mais do que elegante, esta sua virtude foi gesto de amor. E que fica como exemplo.
Cmei Despertar para o Mundo ganha bebeteca
Os 116 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Despertar para o Mundo contam, a partir desta segunda-feira (21), com a bebeteca instalada em uma sala especialmente preparada para receber as crianças com idade de um a cinco anos. A bebeteca dispõe de 437 exemplares que podem ser manuseados, ouvidos e lidos pelas crianças. São livros de banho, dobraduras, texturas, dedoches, fantoches, e musicais, além de materiais como móbiles e cartazes confeccionados pelas professoras e colocados no chão e no teto. Pelo menos uma vez por semana as turmas, divididas em grupos, utilizarão o espaço por um tempo de 15 a 20 minutos. A professora e bebetecária Zelmara Dalgobo Possato Martins explica que o atendimento será sempre para grupos pequenos para que as crianças possam aproveitar melhor o espaço e os materiais. “Dessa forma poderemos dar mais atenção à elas”, explica.
A coordenadora pedagógica do Cmei, Elisabeth do Rocio Teixeira, destaca que a bebeteca contribuirá para que as crianças iniciem o contato com os livros desde os primeiros anos de idade. “Esse contato é importante para despertar o gosto pela leitura e formar futuros cidadãos leitores”, diz.
Além das crianças do Cmei, a bebeteca será colocada à disposição de escolas próximas.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Castro e responsável pelo Projeto Bebeteca, Nanci Rodrigues, a ideia é que todos os Cmeis tenham suas bebetecas, adequando e estruturando espaços que serão específicos para a leitura. Quanto aos resultados, ela diz que são a longo prazo. “O passo mais importante foi dado, que é o contato direto com o livro. O objetivo da educação infantil é estimular o gosto pelos livros, e a partir disso, naturalmente a criança vai evoluir para a leitura”.
Esta é quinta bebeteca implantada nos Cmeis de Castro. O projeto pioneiro foi desenvolvido no Cmei Cavalinho de Pau em 2007. Em seguida foram instaladas as bebetecas nos Cmeis Pequeno Reino, no Socavão, Rubens Quintilhano, João Paulo II e Despertar para o Mundo. No ano passado, todos os Cmeis receberam o Kit Bebeteca com 60 livros.
das assessorias: