sábado, 2 de maio de 2009

Grupo de Cavalgada Sant'Ana do Iapó fez sua saida rumo a Aparecida do Norte

Cavaleiros vão percorrer 800 quilômetros em um mês

Pela segunda vez, o grupo de cavalgada Sant'Ana do Iapó, de Castro, fará uma viagem até a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. A saída foi no dia 1º de maio, às 7h15, em frente à igreja matriz de Senhora de Sant'Ana, após uma bênção. A primeira parada será para o almoço na região das Pedras e o pouso na localidade de Vassoura. A chegada está marcada para o dia 27 de maio. Na cidade, os seis cavaleiros ficarão por dois dias. “A viagem é com intenção de fé e agradecimento mesmo”, explica um dos integrantes do grupo, Dirceu Valenga.

O trajeto a ser percorrido é de 800 quilômetros e o grupo contará com um caminhão de apoio que levará alimentação para os cavaleiros e os animais. Cada cavaleiro viajará com dois animais e percorrerão 33 quilômetros por dia. “Quando paramos para o almoço, fazemos a troca de animais” conta.

O grupo existe há dois anos e foi formado com o objetivo de reunir amigos para cavalgar. Todos os meses os cavaleiros fazem passeios em regiões próximas e também para outros municípios.

A cavalgada para Aparecida do Norte conta com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

das assessorias:

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Prefeitura e Crea firmam convênio

Troca de informações vai otimizar a fiscalização de obras no município

A Prefeitura Municipal de Castro e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura

(Crea/PR) firmaram convênio nesta quinta-feira (30) para troca de informações e fiscalização de obras no município.

De acordo com o gerente regional do Crea, Vander Moreno, também está previsto que para a retirada do alvará na Prefeitura, sejam apresentados todos os projetos exigidos pelo Crea para a construção. “Assim será possível fazer uma fiscalização preventiva”, diz.

Pelo convênio, haverá um trabalho conjunto entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura e os fiscais do Crea para analisar obras clandestinas no município para que sejam regularizadas de forma correta, seguindo a legislação do órgão e da Prefeitura.

O presidente do Crea/PR, Álvaro Cabrini Junior, destacou que o convênio é inédito no Paraná e pretende que o modelo implantado em Castro possa abranger outras prefeituras do Estado por meio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) presidida pelo prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, para potencializar a fiscalização em conjunto. “As prefeituras têm sido parceiras do Crea e temos interesse em fazer convênios para colaborar com as administrações”.

Cabrini disse ainda que o Crea está desenvolvendo um programa de interação entre os poderes Executivo e Legislativo para auxiliar os gestores no cumprimento do Plano Diretor, Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA). O trabalho em conjunto vai permitir a execução de políticas públicas do governo federal para habitação. “Há recursos do governo federal para redução do déficit habitacional e as prefeituras têm que ter profissionais de planejamento. Castro tem uma associação de engenheiros experientes em habitação que podem colaborar na elaboração dos projetos”, diz.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressaltou que com a crise, houve queda na arrecadação e o convênio vai otimizar a fiscalização. “Poderemos saber onde estão as obras irregulares, fiscalizar e cobrar. Dessa forma, vamos aumentar a arrecadação do município sem aumentar impostos. Este projeto vai beneficiar a Prefeitura de Castro e vou levar ao conhecimento de outros prefeitos para que também possam firmar convênios”.

Fadel disse ainda que na gestão passada, havia recursos disponíveis dos governos, mas não havia estrutura para a elaboração de tantos projetos. “Nesta nova gestão montamos uma equipe de engenheiros para a elaboração de projetos e a utilização desses recursos. Sei que que podemos contar com o Crea que faz a sua parte e cumpre a lei”.

das assessorias: