sexta-feira, 19 de outubro de 2007

SEGURANÇA

Fórum reúne 150 pessoas em combate à violência
Conselho Comunitário de Segurança de Castro leva 150 participantes à Câmara para o II Fórum Regional de Combate à Violência Cerca de 150 pessoas participaram do II Fórum Regional de Combate à Violência realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Castro, na tarde de sexta-feira (19), na Câmara Municipal. A programação trouxe palestras que falavam de drogas e sobre a autoridade de pai e mãe. Com apoio da Prefeitura Municipal de Castro, órgãos de segurança, polícias e conselhos, o evento pretende multiplicar os conteúdos na comunidade.
A palestrante e médica, Tatiana Cordeiro, falou das substâncias psicoativas e suas conseqüências no organismo humano. Às 15h30, a doutora em direito e juíza da vara de família da comarca de Ponta Grossa, Denise Damo Comel, palestrou sobre a responsabilidade dos pais na área jurídica, com o tema "Autoridade de pai e mãe, ainda existe?". A coordenadora do evento, Maria do Rocio Ortiz, fez um levantamento positivo do Fórum de Combate à Violência. "São 150 participantes multiplicadores, que é o que importa para nós. Realmente, atingimos nossas expectativas, tanto de público quanto de conteúdo das palestras", afirma.
das assessorias: Barbara Tostes

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Moradores do Jardim Primavera conversam com o prefeito

Projeto "Prefeito nos Bairros" já atendeu mais de 100 pessoas

moradores do Jardim Primavera foram atendidos nesta quinta-feira (18), na Escola Estadual Basílio Chrum, durante a visita do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior à comunidade, dentro do programa "Prefeito nos Bairros".

O prefeito também conversou com alunos e professores da escola. Dentre as reivindicações feitas pelos moradores estão mais moradias e empregos. Fadel aproveitou para contar sobre vários projetos que estão sendo desenvolvidos pela administração municipal.

Além do Jardim Primavera, o Prefeito nos Bairros já foi realizado no Jardim Arapongas, Cantagalo e Vila Rosário. A idéia é descentralizar o atendimento e dar a oportunidade para que mais pessoas tenham contato com o prefeito levando reivindicações e sugestões, construindo uma administração participativa.

"Ouvir a população e suas necessidades mais urgentes é a forma mais democrática de governar. O que for possível fazer para melhorar a vida das pessoas, nós faremos", finalizou.

das assessorias: Ceres Regina Vieira

COOPERJOVEM

Projeto incentiva a cooperação

Na primeira etapa participam 500 alunos de duas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Cooperativa Castrolanda, lançou nesta quinta-feira (18), no Memorial da Imigração Holandesa, o projeto Cooperjovem que será realizado com 500 alunos das escolas municipais Relindis Capilé e Estação do Tronco para difundir o cooperativismo junto à comunidade escolar, fortalecendo a identidade cooperativista.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Rejane Nocera, a idéia é desenvolver ações, projetos e parcerias para que a criança experimente a proposta da cooperação com princípios cooperativistas, baseado em ajuda mútua e interesse pela comunidade.

Para a representante do Sescoope, Vanessa Cristófoli de Castro, é preciso quebrar o paradigma de que para ganhar é necessário 'derrubar' alguém. "A cooperação ensina que é possível o resultado em que todos ganham".

Etapas

O Cooperjovem terá duas fases. A primeira, "Iniciando a Cooperação", será desenvolvida com alunos da faixa etária de 6 a 13 anos e visa estimular a formação de uma consciência inicial sobre cooperação e cooperativismo. A segunda, "Vivendo Cooperação", vai abranger alunos na faixa etária dos 14 aos 24 anos e está estruturada para ampliar a percepção do sentido e da prática da cooperação e do cooperativismo, tendo como principal preocupação a preparação do jovem para o entendimento do mundo do trabalho por meio do empreendimento cooperativista

Conhecimento

Os professores passaram por capacitação no mês de agosto e receberam da Sescoop todo o material didático para trabalhar em sala de aula. As crianças ganharão cartilhas sobre noções do cooperativismo. Ainda neste mês, os educadores participam em Londrina de um evento para troca de informações e novos conteúdos sobre programas já em desenvolvimento em outras escolas. Para as crianças as atividades incluem visita ao Moinho e à Cooperativa Castrolanda para aprofundar o contato com a cultura holandesa.

O secretário de Educação, Carlos Eduardo Sanches, destacou que a proposta do projeto resgata valores como a convivência e busca também a cidadania. "Tenho certeza de que será um sucesso porque a criança é um grande agente transformador na comunidade".

Para 2008, a meta é estender o projeto para outras escolas da rede municipal de ensino.

das assessorias:Ceres Regina Vieira

.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Espetáculo com bonecos infláveis atrai dois mil alunos

Bonecos gigantes agradaram ao público

Cerca de dois mil alunos da rede municipal e estadual de Castro assistiram nesta quarta-feira (17) ao espetáculo "Gigantes de Ar", da Companhia Pia Fraus, na pista de atletismo ao lado da Secretaria de Educação.

Através de bonecos infláveis gigantes, animais de circo são representados de forma lúdica: girafas-bailarinas, um elefante azul de quatro metros, um leão medroso e um tigre engraçado foram algumas das atrações de Gigantes de Ar.

O espetáculo de rua, também adaptado para o palco italiano, reúne cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro. Comédias, dramas, habilidades, risco e coragem, todo o universo do circo popular brasileiro é representado por quatro palhaços que fazem as vezes de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentador, trazendo para a rua o espírito do circo.

O espetáculo é patrocinado pela RodoNorte por meio do projeto CCR Cultura nas Estradas, reafirmando o compromisso de contribuir com o desenvolvimento social e cultural das comunidades de sua área de atuação.

das assessorias: Ceres Regina Vieira

Professores recebem homenagem

Cerca de 500 professores da rede municipal de ensino de Castro foram homenageados na segunda-feira (15) pelo Dia do Professor com um jantar na Associação Esportiva e Cultura de Castro (ACEC), seguido de show com a banda New York. O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Carlos Eduardo Sanches, destacou o trabalho desenvolvido pelos professores e que tem resultado em mais qualidade de ensino para as crianças de Castro. "O empenho dos professores é fundamental para os índices cada vez melhores na educação". Disse ainda que projetos como o da Bebeteca, do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Cavalinho de Pau, estão servindo de modelo para o grupo Positivo, o maior do Brasil.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Júnior parabenizou os professores e disse que a educação é o caminho para se formar verdadeiros cidadãos. "Esse dia é especial, porque o papel do professor é fundamental para construirmos um futuro melhor para todos", finalizou.

das assessorias: Ceres Regina Vieira

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Prefeitura doa terreno para OAB

Nova sede será construída próxima ao Tribunal Regional Eleitoral

A Subseção da Ordem dos Advogados em Castro (OAB) recebeu quinta-feira (11) um terreno para construção de uma nova sede. O espaço foi doado pela Prefeitura e fica próximo ao Tribunal Regional Eleitoral, do Fórum e da área onde será construído o novo prédio do Legislativo. A assinatura do termo de doação foi realizada na atual sede da subseção de Castro com a presença do vice-prefeito Álvaro Telles, o presidente da OAB-PR, Alberto de Paula Machado, do presidente da OAB de Ponta Grossa, Henrique Hennemberg, do secretário-geral adjunto da OAB-PR, Aramis de Souza Silveira, da presidente da OAB de Castro, Selma Aparecida Garcia Rodrigues, advogados do município e região, além de vereadores.

Selma destacou que o projeto da nova sede já foi aprovado e as obras devem iniciar em sessenta dias. "É uma grande conquista para todos nós. No local vamos ter biblioteca, sala para diretoria e para os advogados", conta.

Alberto Machado ressaltou que a OAB está investindo na construção de sedes no interior e a de Castro poderá disponibilizar um espaço para palestras e reuniões, valorizando os advogados de Castro e da região. "A OAB tem forte inserção nos interesses dos municípios e da sociedade. Agradecemos o empenho da Prefeitura que doou o terreno para que a OAB de Castro tenha sua sede própria".

Ceres Regina Vieira: das assessorias

REFIS

Contribuinte pode quitar dívidas com desconto

Prazo para pagamento de débitos na dívida ativa vai até 30 de novembro

A Prefeitura de Castro lançou nesta segunda-feira (15) o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal Municipal (REFIS) com o desconto de 100% de incentivo fiscal sobre juros, multa e correção monetária para pagamento à vista dos débitos inscritos em dívida ativa até 2007, incluindo IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano); taxas de conservação de logradouros; limpeza pública; de coleta de lixo; alvará; Vigilância Sanitária; publicidade; iluminação pública; combate a incêndio; vistoria de segurança contra incêndio, contribuição de melhoria e ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

O prazo para o pagamento desses débitos vai até o dia 30 de novembro de 2007. Os valores em execução fiscal poderão ser beneficiados pelo programa. São excluídos do programa os débitos decorrentes da aquisição de lotes urbanos e de eletrificação, aquisição de títulos de concessão nos cemitérios municipais e de programas habitacionais, multas, parcelamentos, reparcelamentos e aluguéis de bens próprios do Município.

O contribuinte também pode optar por parcelar as dívidas em até 24 vezes, porém, sem qualquer desconto. A parcela mínima deve ser de R$ 40,00.

das asssessorias:Ceres Regina Vieira

Rua do Morro recebe asfalto

Investimento será de R$ 744 mil; obras devem ficar prontas em cinco meses

A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, iniciou as obras da Rua Coronel Olegário de Macedo, a Rua do Morro. O pavimento poliédrico será substituído por asfalto. No total, serão asfaltadas dez quadras totalizando 11.184 metros quadrados com investimento de R$ 744 mil, com recursos do Paraná Urbano. As obras iniciaram no dia 10 de outubro e a previsão de conclusão é de cinco meses incluindo trabalhos de paisagismo e sinalização. O pavimento poliédrico retirado do local será aplicado na Rua Jonas Borges Martins, no trecho que servirá como desvio para o tráfego durante as obras.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, quando foi elaborado o projeto para a Rua do Morro, o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior encomendou para o Departamento de Segurança Pública, a implantação de controladores de velocidade (pardais).

O secretário também pede que os moradores compreendam que as obras trazem alguns transtornos, porém, o resultado final vai compensar.

Quanto

Desde o início da atual administração, a Prefeitura já pavimentou 240 quadras totalizando 200 mil metros quadrados beneficiando a Vila Rosário, Jardim Bom Pastor, Jardim Morada do Sol I, II e III, Invernada do Matadouro, Padre Piva, Jardim das Araucárias II e algumas ruas centrais. Também já estão contratadas outras 93 quadras somando 79 mil metros quadrados para o Jardim Morada do Sol IV, Jardim Primavera e Primavera II e Prado Velho.

Ceres Regina Vieira: das assessorias

domingo, 14 de outubro de 2007

CASTRO ESPORTE CLUBE

Cerca de 90 adolescentes participam de todo sábado da escolinha de futebol do Castro Esporte Clube ,no estádio Estefano Mocroski no bairro vila morada do sol. Que hoje é liderada por Rivanil Ribas,e tambem Ricardo Baniski diretor de eventos e Marino Costa do Nascimento preparador físico e tecnico,que fala no video abaixo da atuaçao com os jovens .