sábado, 2 de agosto de 2008

Vila Rosário recebe asfalto

Trinta e nove quadras serão pavimentadas

Moradores da Vila Rosário estão comemorando a pavimentação asfáltica que está chegando ao bairro. O pó e os buracos da rua que dificultavam o trânsito, principalmente em dias de chuva estão ficando para trás. No local, a Rua São Tomé e travessas estão recebendo asfalto totalizando 16 mil metros quadrados em 39 quadras. O investimento é de R$ 590.197,00 com recursos do município e do governo federal.

A dona de casa Roseli Santos mora no local há 10 anos e diz que há muito tempo os moradores esperavam pelo asfalto. "Tinha muito pó, agora vai ficar bom. Estou muito contente", diz.

"É maravilhoso, o sonho que esperávamos há tanto tempo agora vai se concretizar. Nós sofríamos muito com os buracos e a poeira. Valeu a pena", conta a dona de casa Nilce da Silva.

João Alcebíades Maciel diz que o bairro está ficando mais bonito com o asfalto. "Está 100% esse asfalto. Saiu o que nós esperávamos há muitos anos", destaca.

"Está ficando com outra aparência o nosso bairro", diz Terezinha Vaz que mora no local há cinco anos.

Acemir Pinheiro fala que com as ruas asfaltadas vai acabar o sofrimento com o pó. "Ficava difícil em dia de chuva, agora não vai mais ter barro", conta.

Iolete de Fátima Bueno tem um comércio na Rua São Tomé há 15 anos. Em parte desta rua, as obras de asfaltamento estão adiantadas. "Uma rua asfaltada é tudo de bom, vai melhorar bastante para todo mundo", ressalta.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, estão parcialmente prontas a drenagem pluvial e a implantação de meio-fio. Na quarta-feira (30), a Prefeitura de Castro iniciou a pavimentação asfáltica das ruas Ignes de Quadros Krelling, Lúcio A. Carneiro, Alcebíades V. Barreto. A previsão de conclusão das obras é novembro.

das assessorias:

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Prefeito transmite cargo ao presidente da Câmara

José Otávio Nocera fica no comando da Prefeitura até outubro

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior transmitiu nesta quinta-feira (31) o cargo ao presidente da Câmara Municipal de Castro, vereador José Otávio Nocera. Fadel se licencia da Prefeitura para disputar as eleições de outubro.

Fadel agradeceu a toda equipe pelo trabalho desenvolvido durante os três anos e sete meses de sua administração e explicou que se afasta para dar maior transparência à sua candidatura e desejou boa sorte ao prefeito em exercício.

Nocera agradeceu a confiança e disse que dará continuidade ao plano de governo que vem sendo executado. "Sei que posso contar com toda essa equipe para trabalhar".

Fadel divulgou uma carta aberta à comunidade explicando as razões de seu licenciamento.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE CASTRO

Querido povo de Castro:

Tomei a decisão de licenciar-me oficialmente do cargo de prefeito para me dedicar de forma integral à minha campanha de reeleição. Faço isso em nome da ética e da transparência. Faço isso em nome do compromisso que tenho com a verdade. Faço isso em respeito ao povo de Castro.

Estou me afastando do cargo de prefeito, mesmo que a lei não me obrigue a tomar tal atitude; mas faço isso de forma voluntária porque não quero confundir a administração pública com as eleições. Isto é ética.

Essa é uma prova de que vou fazer minha campanha eleitoral dentro do rigor da Lei, obedecendo e cumprindo o que ditam as normas, sem abuso ou qualquer irregularidade. E faço um alerta para que os eleitores fiscalizem com atenção para coibir a ação daqueles que possam vir a descumprir a legislação eleitoral.

Sou candidato mais uma vez porque tenho consciência de como o nosso município está evoluindo em nossa gestão. Sei das conquistas que obtivemos, mas também sei do que ainda precisa ser feito. Minha missão é dar prosseguimento a este trabalho e abrir novas perspectivas para Castro.

Neste momento quero agradecer a toda a equipe que sempre me apoiou na administração. Agradeço a todos aqueles que ocupam cargos de confiança e nunca negaram seu apoio e seu trabalho. E agradeço, em especial, a todo o funcionalismo público que no dia-a-dia dá mostras de sua competência e capacidade. Sem vocês não seria possível realizar as transformações que tanto beneficiam o povo de Castro.

Agora, sigo para um novo desafio. E que não é um desafio pessoal, mas o desafio coletivo de um povo que trabalha e se dedica para construir um município que orgulhe a todos nós e às futuras gerações.

Obrigado.

Castro, 31 de julho de 2008.

Moacyr Elias Fadel Jr

das assessorias:

terça-feira, 29 de julho de 2008

EDUCAÇÃO

Palestras abordam aprendizado e avaliação

Evento faz parte da programação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação

Neste segundo dia (29) da programação pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, os professores assistiram a palestras. A primeira, na Câmara Municipal com a professora Regina Shudo, de Curitiba, com o tema "Projetos Educativos".

A professora destacou que é preciso melhorar a qualidade do ensino na escola pública com foco na aprendizagem e quem pode dar essa condição ao aluno é o professor, através do estudo, de muita leitura e da formação continuada.

Regina destacou que em geral, o professor está desmotivado, não apenas pelos baixos salários, mas por um desânimo coletivo com a profissão e que é preciso buscar cada vez mais a profissionalização. "Lidamos com pessoas e sua formação e precisamos estar aptos para isso", diz.

Ela defende que a união de esforços para melhorar a educação, incluindo que os recursos do governo federal cheguem às escolas, estrutura mínima necessária nos estabelecimentos, formação continuada dos professores e gestão participativa. "Precisamos de políticas públicas que pensem no aluno. Também é necessário uma reestruturação curricular em que o conteúdo esteja relacionado com a realidade brasileira, ou seja, temos que educar para pensar", diz.

Quanto à realidade do aluno, Regina destaca que é preciso incentivar a leitura compreensiva e maior integração entre a família e a escola para que os resultados sejam melhores para o aprendizado do aluno.

A segunda palestra, no Teatro Bento Mossurunga, abordou o tema "Gestão e Avaliação: construindo caminhos para o sucesso escolar", com o professor José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Soares destacou que há uma nova idéia de avaliação, cujo resultado é o aprendizado, porque o aluno tem direito à educação e não somente ao acesso à escola. "Durante muito tempo, a idéia era de que o aluno aprenderia em conseqüência natural do acesso à escola, então houve falta de planejamento com este foco", explica.

Para ele, a criança aprende menos do que poderia porque falta ênfase no aprendizado. "Temos que aprender o que nos une e o que nos liberta. A cultura nos une e o conhecimento nos liberta. A criança precisa aprender a ler, escrever, entender o que lê, aprender a contar", ressalta.

Nesse aspecto, o professor enfatiza que é preciso refletir se a organização, a rotina, os recursos e o clima escolar estão ajudando no aprendizado. Tanto a avaliação escolar dos alunos, como a avaliação externa, da própria escola, servirão para medir os resultados. "A sociedade precisa do aprendizado e não há escola respeitada onde a criança não aprende", finaliza.

Educação Infantil

Professores da Educação Infantil assistiram no período da tarde palestra na Câmara Municipal com o tema "Avaliação na Educação Infantil", com a professora Elizandra Girardelli Godoi, de São Paulo. Ela destacou que a análise a ser feita deve ter sentido qualitativo e não quantitativo. "A avaliação deve ser construída de forma coletiva, valorizando o contexto educativo e as práticas pedagógicas", diz.

Para uma constante evolução, deve ser priorizado o registro das experiências vividas no espaço educativo e levado posteriormente às reuniões para debate da formação continuada.

Atualmente, ressalta a professora, a avaliação é feita com fichas e relatórios, de forma comparativa, que julga, classifica e exclui. O ideal, segundo ela, é que cada escola defina com a comunidade escolar os indicadores de avaliação que devem estar incluídos dentro do projeto político-pedagógico e não apenas focalizando a criança isoladamente. "É preciso levar em conta a organização dos espaços e o contexto educacional. Tudo isso deve favorecer o planejamento, a mudança e a avaliação", diz.

Como uma prática relativamente nova no Brasil, a avaliação infantil, considera a professora, é importante para dimensionar o trabalho pedagógico e para o professor conhecer a criança e suas necessidades. "É preciso conhecer a infância para melhor planejar essa fase da vida", conclui.

das assessorias

Festa da Padroeira reuniu 30 mil pessoas em três dias

As comemorações em homenagem à Sant'Ana do Iapó reuniram 30 mil pessoas de Castro, região e outros estados nos três dias de festa realizados de 25 a 27 de julho (sexta a domingo) na Praça da Matriz.

De acordo com o chefe da Gerência de Eventos Turísticos da Superintendência de Turismo, Indústria e Comércio, Juliano J. Roberto, o clima colaborou para o sucesso do evento. "A festa transcorreu bem e o resultado para os comerciantes também foi bom", destacou.

Em parceria com o curso técnico de turismo do Colégio Major Vespasiano Carneiro de Melo foi realizada uma "pesquisa de satisfação" junto aos participantes da festa questionando sobre o que mais chamou a atenção nas comemorações, se houve visita a algum atrativo turístico e ainda pedindo sugestão para a próxima festa. O levantamento dos resultados deve estar concluído dentro de alguns dias. "Pelo que já vimos, a aceitação foi muito boa", diz.

As comemorações da 85ª Festa de Sant'Ana do Iapó incluíram missas, sorteio de brindes, chegada da imagem da santa pelo Rio Iapó, procissão, carreata, almoços, shows nas três noites do evento, queima de fogos, além de Praça de Alimentação, Feira de Sabores e Artesanato, e parque infantil na Praça da Matriz.

O evento foi promovido pela Paróquia de Sant'Ana e Prefeitura Municipal de Castro, com apoio do Conselho Municipal de Turismo.

confira aqui as fotos do evento:

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=3154298675882580394

das assessorias: