quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Irmã Elsa retorna à Itália como madre superiora

Religiosa trabalhou em Castro por quase vinte anos se dedicando à educação

A diretora do Centro de Educação Infantil Irmãs Cavanis, Irmã Elsa Bezzi, está se despedindo de Castro, depois de 19 anos de dedicação à educação e ao trabalho religioso. Na próxima segunda-feira (9) ela retorna à Itália, para a cidade de Luca, para assumir como madre superiora da Congregação Irmãs Cavanis. Na tarde desta quinta-feira (5) ela foi recebida pelo prefeito Moacyr Elias Fadel Junior que agradeceu à religiosa pelo trabalho prestado aos castrenses. “Agradecemos à Irmã Elsa por seu trabalho e dedicação com nossas crianças e nossa sociedade. Tudo o que ela realizou ficará para a nossa história, porque serviu a todos nós”.

Irmã Elsa disse que sente-se satisfeita pelo trabalho realizado em Castro. “Me sinto gratificada pelo que fizemos com as crianças. Sinto sair de Castro, mas tenho que fazer a vontade de Deus e isso me faz ficar tranquila. Levo daqui o coração do povo”.

O Centro de Educação Infantil passará a ser dirigido pela Irmã Maria Tereza Gargani.

Irmã Elsa chegou no Brasil em 29 de junho de 1985, fixando-se na cidade de Renascença, sudoeste do Paraná. Em 13 de fevereiro de 1990 veio para Castro e até 1996 deu aulas de ensino religioso na Escola de Vila Rosário. Também neste período ensinava artesanato na Capela de Vila Rosário. Ministrou aulas de ensino religioso na Escola Municipal Bernardo Litzinger e auxiliou nos trabalhos junto à Paróquia São Judas Tadeu, Vicentinos, Liturgia, Chama Cavanis e Coroinhas.

Em 8 de dezembro de 1997 foi inaugurada o Centro de Educação Infantil Irmãs Cavanis, conhecido pelo povo castrense como “a creche da Irmã Elsa”, que atende atualmente 150 crianças de zero a seis anos.

Irmã Elsa ingressou na vida religiosa em 1963, aos 21 anos e antes de vir para o Brasil, foi missionária na Itália, África, Áustria e Equador.

A Sociedade Santo Nome de Deus (Irmãs Cavanis) foi fundada em 1808, em Veneza, Itália, pelos padres Antonio e Marcos Cavanis. Os irmãos Antônio Ângelo Cavanis e Marcos Antônio Cavanis, iniciaram, em 1802, com um movimento mariano – início do apostolado dos dois irmãos - uma experiência de formação humana e cristã em prol das crianças e jovens pobres de Veneza. Em 1804 nasceu a primeira Escola de Caridade Cavanis, com um professor e 15 alunos. Desta maneira, os irmãos anteciparam a fundação das "escolas públicas" por parte do Estado e iniciaram uma obra de saneamento social e espiritual.

Posteriormente, os dois irmãos fundaram a "Congregação das Escolas de Caridade", reconhecida pela Igreja como manifestação do Espírito Santo em 1838, pelo Papa Gregório XVI.

A Congregação das Escolas de Caridade – Instituto Cavanis, representado na pessoa de seu superior geral, fez sua primeira viagem de visita e contatos com dioceses brasileiras no período de 26 de março a 31 de abril de 1968. Fora escolhida a cidade de Castro no Paraná, para instalar-se a primeira comunidade Cavanis no país, sendo os padres Lívio Donati, Mário Merotto e Francisco Giusti os pioneiros.

Em 28 de novembro de 1968, os padres Donati, Merotto e Giusti chegaram no Brasil na cidade de Castro. Aqui, Monsenhor Geraldo Pellanda, Bispo de Ponta Grossa, confiou o Colégio de Santa Cruz e uma chácara aos três primeiros religiosos Cavanis que chegaram em território brasileiro.

O edifício já antigo por exigência de melhor funcionamento foi transformado no ano de 1971 com a finalidade de acolher os primeiros 19 seminaristas e somente foi reconstruído como Seminário Cavanis em 1974 e ampliado em 1985.

Iniciou em Castro a integração e expansão missionária dos Padres Cavanis em vários estados do Brasil. Com o decreto do Conselho Geral em 1973 foi instituída a Região do Brasil, transformando-se em Pró-Província em 1985 e como sinal de aumento da sua vitalidade em 1996 passou a ser Província com sede na cidade de Curitiba.

Atualmente está presente nas cidades de Castro (PR), Ponta Grossa (PR), Guarantã do Norte (MT), Ortigueira (PR), Realeza (PR), Pérola d'Oeste (PR), São Mateus do Sul (PR), Curitiba (PR); São Paulo (SP); Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG); Celso Ramos (SC); Novo Progresso (PA) e Maringá (PR).