quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Esporte Cidadão lança capacitação em Castro

A Secretaria de Esporte e Cultura recebeu professores e coordenadores de voleibol de Castro, Ponta Grossa e Campo Largo, participantes do programa Esporte Cidadão Unilever. A capacitação aconteceu durante todo o dia, nesta quinta-feira (6), na sede da secretaria, com aulas técnicas ministradas pelo professor e coordenador de núcleos, Fábio Heitor Okazaki. Na cidade de Castro, 160 jovens com idade de 11 a 15 anos praticam voleibol no programa, em oito turmas que funcionam em contraturno escolar.

Segundo o coordenador técnico-pedagógico do programa, Josmar Coelho, a capacitação é um reforço no processo metodológico. “Queremos perceber as dificuldades e traçar planos para o segundo semestre. O professor tem que estar em constante formação para ter uma boa aplicabilidade dos conteúdos para os alunos”, diz.

No período da manhã, o professor Okazaki passou a metodologia de como preencher os relatórios dos conteúdos das aulas. À tarde, foi dada ênfase nos fundamentos do voleibol. Os coordenadores do programa procuram um trabalho uniforme para a região. “A perspectiva é grande. O formato da capacitação está sendo feito aqui em Castro. A gente consegue voltar para as atividades com foco na linha de trabalho”, revela Coelho.

O professor de voleibol do projeto em Ponta Grossa, Evaldo Godoy Filho, dá aulas para 101 alunos em seu núcleo. Para ele, a capacitação é produtiva. “Estão tirando dúvidas do trabalho de quadra, do gesto dos técnicos. Está sendo positivo”, anima-se. O secretário de Esporte e Cultura, Clovis Coradassi, explica que o curso é um processo de reciclagem na conduta do professor em relação à sequencia pedagógica elaborada no projeto de voleibol. “É bom porque tira as dúvidas em relação à forma de atuação dos professores. Recebemos elogios pelo grande número de alunos que temos em Castro e pela qualidade das profissionais envolvidas, professoras Ana Karen e Silmara Stella”, conta o secretário.

O Programa Esporte Cidadão Unilever foi lançado em Castro em outubro de 2005 com o nome de 'Projeto Rexona-Ades de Voleibol' e contou com a presença do técnico Bernardinho. A intenção é democratizar o voleibol e utilizá-lo para dar noções de cidadania, tornando os jovens conscientes de seus direitos e deveres e ajudar na formação do cidadão.

Colégio Olegário Macedo terá novos alojamentos

O superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Luciano Mewes, visitou nesta quinta-feira (6) as obras de ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Olegário Macedo. No local estão sendo construídos dois alojamentos masculino e um feminino para 180 alunos com investimento de R$ 2,9 milhões do governo do Estado. As obras devem estar concluídas até novembro e a direção do Centro fez outras reivindicações à Superintendência para adequação dos laboratórios e refeitório.

Mewes vistoriou ainda obras no Colégio Estadual Joana Torres e destacou que vários colégios estaduais de Castro receberão quadras poliesportivas. Informou que dentro de 30 dias terminam as obras da nova Escola Jardim das Araucárias, construída em parceria com a Prefeitura de Castro. Essa escola receberá os alunos que atualmente têm aula no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC). “O governo tem um carinho especial pela cidade de Castro e está investindo para melhoria das escolas justamente pelo comprometimento do prefeito Moacyr Fadel e do secretário Carlos Eduardo Sanches com a Educação”.

Com a construção do novo espaço e a readequação de laboratórios e salas de aula, o CEEP implantará o curso de agroindústria de leite, complementando a grade atual que conta com os cursos de Técnico em Agropecuária integrado e subsequente, este último para alunos que já concluíram o ensino médio. Atualmente, 240 alunos estudam no local, sendo 120 internos.