segunda-feira, 28 de março de 2011
Funcionários participam de encontro de formação
A Secretaria Municipal de Educação de Castro promoveu nesta segunda-feira (28), encontro de formação para todos os funcionários, durante o período da manhã. Foram realizadas palestras para os professores, diretores e coordenadores na ACEC, para os auxiliares administrativos no SENAC e na sede da secretaria para as serventes.
A secretária municipal de Educação, Nilza Gomes de Oliveira Zappe, entregou para as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), coleções de livros e bicatecas (estantes para exposição de livros), além pen drives. “Esse encontro é uma oportunidade de atualização para todos da secretaria e aproveitamos para entregar materiais que aumentarão o acervo das bibliotecas”.
O ex-secretário de Educação, Carlos Eduardo Sanches, destacou o esforço de todos para garantir que as crianças do município permaneçam na escola e aprendam. “Através da educação é que elas terão um futuro melhor e farão um país melhor”.O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, disse que todo o avanço na educação em Castro só é possível com a parceria de todos. Anunciou a compra de 30 ônibus para o transporte escolar e a construção de mais um novo Cmei no Jardim Morada do Sol para atingir 100% das crianças com idade entre e 4 e 6 anos. “Continuaremos investindo na educação para que Castro continue sendo exemplo para o país.
NA ACEC os participantes assistiram palestra com a psicóloga e professora Viviane Mosec que falou sobre as mudanças que vêm ocorrendo na educação, a crise social enfrentada pelo mundo e o descaso com as relações humanas. Comparou que o país cresce economicamente, mas carece de infraestrutura e a educação é o principal gargalo. “Faltam pessoas capacitadas para dar conta desses novos desafios. Não é capacidade em termos de títulos universitários, mas a que está ligada a competência para agir, inovar e refletir”.Aliado a isso, defendeu a necessidade de avançar no desenvolvimento humano para levar as crianças a raciocinarem a partir de eixos como a ética e a sustentabilidade. O papel da escola, sob esse prisma, é o de formar seres humanos pensantes, éticos e que tenham conteúdo para enfrentar os desafios. Viviane enfatizou a importância da língua portuguesa como ferramenta para o desenvolvimento intelectual e psíquico, e como veículo que cria as canaletas da inteligência, completada por outras expressões como a corporal e artística.
Para a psicóloga e professora, é preciso caminhar para a permanência de uma 'escola viva' que dê conta dos desafios. “Precisamos construir uma sociedade autosustentável, usando a inteligência para resolver os problemas. Para tanto, temos que ter seres humanos éticos, responsáveis e comprometidos com todos. Essa é a consciência diante de um novo mundo”.
Assinar:
Postagens (Atom)