sábado, 16 de maio de 2009

DESFILE DE MODAS DA REDE LOTA A SEDE SOCIAL DO CASTRO CLUBE DE CAMPO

As 16 horas do dia 16 de maio a REDE FEMENINA DE COMBATE AO CÂNCER Na sede social do Castro Clube Campo realizou um desfile beneficente onde varias empresas do comércio apresentaram seus modelos na passarela.
Confira o vídeo abaixo

terça-feira, 12 de maio de 2009

Evento encerra debate sobre currículo

Série de encontros discutiu adaptações para o currículo escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Castro encerrou nesta terça-feira (12) a série de encontros com o tema “Indagações sobre o Currículo”, projeto desenvolvido nacionalmente desde 2006 pelo Ministério da Educação (Mec) que tem como foco o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.

Durante cinco encontros, diretoras e coordenadoras pedagógicas discutiram a concepção de currículo e sua finalidade dentro de cada escola da rede municipal, indagando como está a prática dos professores na escola e retomando uma visão humana do conteúdo.

Os encontros trataram dos temas “Currículo e desenvolvimento humano”; “Educandos e educadores: seus direitos e o currículo”; “Currículo, conhecimento e cultura”; “Diversidade e currículo” e “Currículo e avaliação”.

Para a diretora da escola municipal Mariana Garcez, Luciana Barbosa Soares, os encontros foram produtivos pela reflexão coletiva. Ela destaca que no atual momento, em que a escola passa por diversas avaliações, as reflexões não devem ficar restritas, mas precisam ser discutidas nas escolas e com a comunidade. “Através destas ações podem surgir as mudanças necessárias. Eu entendo isso como um movimento de reforma”, diz.

Márcia Hey, diretora da Escola Municipal de Vila Rosário, diz que a proposta é indagar o que pode ser mudado e trabalhar para que essa mudança aconteça. “Vamos levar tudo o que discutimos para os professores, multiplicar o conhecimento. É preciso rever sempre, mas a modificação precisa acontecer dentro de cada um, para então ocorrer a mudança necessária”.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho, Dione Bueno, destacou que os conteúdos serão levados até os professores para uma reflexão conjunta. “Temos que ver qual o olhar do professor dentro da sala de aula. O professor não tem resposta pronta para nada, todos os dias temos que estar mudando, nos adequando”, completa.

Parceria

A diretora do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Rejane Nocera ressaltou que o trabalho realizado entre a secretaria e as escolas foi um sucesso. “É uma parceria em que todos têm o mesmo objetivo que é o de melhorar a qualidade do ensino. Estamos felizes por essa reciprocidade. Nas apresentações de cada escola constatamos o potencial que nossos profissionais têm”.

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, reafirmou que a prioridade da secretaria é o trabalho em rede, despertando a atenção coletiva para o sucesso e os avanços na educação. “Planejamento é isso. É investir no trabalho em grupo, provocar as pessoas para pensarem e buscarem soluções e replicar o conhecimento e o aprendizado”, finalizou.

das assessorias: