quarta-feira, 10 de setembro de 2008

4º Salão Popular de Artes entrega prêmios

A Divisão de Cultura realizou na sexta-feira (5) a premiação do 4º Salão Popular de Artes Plásticas de Castro – "A arte dos Campos Gerais", promovido pela Prefeitura Municipal de Castro, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Divisão de Cultura.

As três obras mais votadas foram "Papel de Parede", de Albergina Aparecida Farias Piza (Castro) recebeu o prêmio Dorothéa Wiedemann (1º lugar); "Paixão", de Edeli A.M. Ferreira (Castro) ficou com o prêmio Ismail Macedo (2º lugar) e "Brincadeira entre amigos" de Delmar Fierka, com o prêmio Judith Carneiro de Mello (3º lugar).

Foram entregues ainda certificados de menção honrosa para outros dez artistas.

A obra do primeiro colocado é reservada a Prefeitura de Castro e as outras foram sorteadas entre o público visitante do salão.

A visitação segue na Casa da Praça até o dia 12 de setembro, e em seguida as obras ficarão expostas no hall da Prefeitura Municipal até o final do mês de setembro.

A diretora da Divisão de Cultura, Gisele Coradassi, destaca a participação da comunidade na escolha das obras vencedoras.

Dia de Castro

Durante a premiação do 4º Salão Popular de Artes Plásticas foi aberto o 10º Dia de Castro promovido pela Prefeitura Municipal com apoio do Lions Clube. Dentro da programação cultural foi realizado na sexta-feira (5) o lançamento do livro "Geografia Tropeira" do pesquisador e historiador Fidélis Franco Bueno. No sábado (6) foi a vez do poeta Gilmar Garcia de lima lançar seu livro de poesias "Louco por Você". No Teatro Bento Mossurunga, foi realizada a estréia do espetáculo "Uma Incrível Jornada a Castro – Em busca da Água Sagrada" do Projeto ArtEscola.

Shows

As atividades do 10º Dia de Castro realizadas de sexta-feira (5) a domingo (7), contaram com feira de sabores; visitação aos pontos turísticos da cidade; rodeio crioulo; almoço típico; exposição de fotografias; peça teatral; apresentações artísticas e culturais; desfile cívico; final do torneio de Futsal do interior; Castro Gospel, shows musicais no Parque Lacustre e homenagens.

Cerca de 45 mil pessoas estiveram presentes nas comemorações e eventos.

das assessorias:

Legislativo homenageia três pessoas nascidas no município que se destacam no Brasil e exterior

A Câmara de Vereadores de Castro realizou no sábado (6) a solenidade “Castrense que Brilha”. Os homenageados desta edição foram a Mestra em Educação Maria Aparecida Sídor Coraiola, a Doutora em Matemática Rosângela de Fátima Sviercoski e o empresário Fernando Soares Mitri. Mais de 100 pessoas prestigiaram o evento.

A cerimônia foi comandada pelo presidente do Legislativo, Marcos Simão, e contou com a presença do prefeito em exercício, José Otávio Nocera, Rosa Maria Ribeiro, presidente do Lions Club de Castro e do capitão Sérgio Santos, que representou o major Cláudio Roberto Nunes Grosso, comandante do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

Os vereadores também estiverem presentes. Régis Moreno, Joel Antonio de Souza e Henrique Aurélio Salgado relataram sobre a vida dos três castrenses na tribuna da Casa de Leis. “Esta edição foi marcada pelo saudosismo, os homenageados demonstraram imensa satisfação em receber esse título e nós ficamos muito orgulhosos de ter a presença deles aqui”, enfatiza Simão. Desde 1999, os vereadores selecionam o currículo de três pessoas nascidas no município e que se destacam em suas profissões no Brasil e exterior. Os currículos são enviados à Câmara por amigos e familiares, e são escolhidos pelos vereadores em votação secreta no final do primeiro semestre. A Câmara já entregou o “Castrense que Brilha” a 27 munícipes.

O coral da Fundação Hideo Kayano, sob a regência de Elenise Ramos e execução de Eliane Ramos Kowalski, apresentou os hinos nacional e municipal durante a solenidade. A cerimônia fez parte da programação do 10º Dia de Castro, que movimentou a cidade no último final de semana. Intitulado “Reencontro de Castrenses: Saudosismo, Natureza e História”, o evento foi organizado pelo Lions Club com apoio da Prefeitura Municipal.

das assessorias: