O projeto Educação no Trânsito, desenvolvido pela Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com o Departamento de Segurança Pública, foi classificado em terceiro lugar na categoria “Entidades Diversas”, no Prêmio Denatran de Educação no Trânsito.
O Educação no Trânsito é desenvolvido desde 2006 em 16 escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, atendendo mais de nove mil alunos diariamente. Trinta e três jovens do Ensino Médio treinados pelo Departamento de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Educação orientam o trânsito em frente aos estabelecimentos escolares no horário de entrada e saída. Eles recebem noções de trânsito urbano, primeiros socorros e de como devem agir em situações de risco, como acidentes e incêndio. Os instrutores também desenvolvem atividades dentro das escolas como monitores.
De acordo com o diretor do departamento, Antônio Sérgio de Oliveira, desde que iniciou o projeto não houve ocorrências de acidentes em frente à essas escolas devido ao desempenho dos orientadores.
O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior destaca que o prêmio é o reconhecimento a um projeto que contribui para maior segurança no trânsito em frente às escolas, oferecendo tranqüilidade aos pais e orientando os alunos para um bom comportamento como futuros motoristas. “Esse trabalho é fruto do esforço de toda uma equipe que procura oferecer à comunidade escolar uma educação de qualidade na formação dos cidadãos”, diz.
Departamento de Comunicação Social – Prefeitura de Castro