A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte promoveu nesta quinta-feira (24) mais um encontro mensal de diretoras e coordenadoras das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei's) no Moinho da Castrolanda. Entre os assuntos tratados estão as Redes de Aprendizagem, o Fórum Estadual de Educação Infantil, que será realizado em Castro nos dias 11 e 12 de maio, no Teatro Bento Mossurunga, apresentação do Plano de Ações Articuladas, o concurso "Mergulhando na História de Castro" e o Sistema Municipal de Avaliação.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, a avaliação municipal será feita nos dias 29 e 30 de abril para alunos da 3ª e 4ª séries, nas disciplinas de português e matemática, para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação em Castro (IDEC) "A partir do resultado da avaliação poderemos adequar o planejamento para os professores interagirem em sala de aula. Só quando medirmos o nível de qualidade é que poderemos avançar na educação", diz o secretário. No final deste ano uma nova avaliação será feita com os alunos.
Pesquisa
Sanches explanou ainda sobre as Redes de Aprendizagem, um trabalho realizado pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) nacional, Ministério da Educação e Unicef em 37 cidades brasileiras, e que apresentou excelentes resultados no desempenho da avaliação da educação. "Em muitos desses lugares não havia estrutura adequada e a educação que tinha tudo para dar errado, apresentou ótimos resultados porque todo o trabalho estava focado no aprendizado do aluno, com participação das diretoras e envolvimento com a comunidade", explica.
Sanches destaca que a pesquisa é importante para que as diretoras e coordenadoras saibam que é possível avançar mais no trabalho com a comunidade, atraindo a atenção do aluno para que ele goste de estudar.
Já o Plano de Ações Articuladas é um projeto para que os municípios brasileiros construam um planejamento para quatro anos centrado na Gestão Democrática na Educação, Formação de Professores e Trabalhadores em Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infra-estrutura. A secretaria montou uma equipe que fez um diagnóstico e um plano que será executado nos próximos quatro anos. "Já verificamos que é necessário implantar imediatamente os conselhos escolares, investir na infra-estrutura e rever o avanço dos professores e trabalhadores", diz o secretário.
Quanto ao concurso cultural "Mergulhando na História de Castro", o objetivo é resgatar a história do município. O concurso é aberto aos professores e o prêmio para o primeiro lugar é de R$ 1000,00.
das assessorias: