quinta-feira, 10 de julho de 2008

PROJETO COOPERJOVEM

Alunos aprendem sobre princípios da cooperação

Objetivo é difundir o cooperativismo junto à comunidade escolar, fortalecendo a identidade cooperativista

Alunos da Escola Municipal de Estação do Tronco realizaram nesta quinta-feira (10) apresentações de atividades do projeto Cooperjovem desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Castro através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Cooperativa Castrolanda e o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O objetivo é incentivar o cooperativismo como filosofia de vida e união de esforços

para o bem comum, a geração de emprego e renda.

O projeto piloto foi implantado na Escola Municipal Relindes Capilé, na Castrolanda, e Escola Municipal de Estação do Tronco para alunos da 3ª série do Ensino Fundamental. Com os temas "Transporte Escolar" e "Alimentação", os professores da escola do Tronco trabalham os princípios da cooperação abordando os cuidados como não ficar em pé nos bancos do ônibus, cuidar da limpeza, não colocar a cabeça para fora e não desperdiçar alimentos, entre outros quesitos.

Os alunos produziram cartazes contando a linha do tempo do cooperativismo no mundo e no Brasil, textos, acrósticos e um rap falando sobre a cooperação. Eles apresentaram dados como o surgimento o início do cooperativismo no Brasil em 1847 em diversos ramos e o contingente de mais de cinco milhões de pessoas trabalhando neste sistema atualmente.

Para o aluno Murilo Serafim, trabalhar em grupo é melhor do que sozinho. Ele conta que aprendeu a cuidar mais do ônibus escolar. "É muito legal. Uma ajuda o outro e o ônibus que antes era sujo, agora está limpinho".

Resultados

De acordo com a diretora da escola do Tronco, Eva Kuk, o projeto está apresentando excelentes resultados. "As crianças estão trabalhando a cooperação e já mudaram seus hábitos. É muito gratificante", ressalta.

A representante do Sescoop, Fabianne Turra, destacou que a iniciativa de trabalhar o cooperativismo com as crianças é um incentivo para que eles possam fazer um mundo melhor. "É maravilhoso ver eles apreendendo a cooperar", diz.

O presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, disse que através do projeto uma semente foi plantada com o objetivo de que a próxima geração tenha uma filosofia de cooperação na organização da sociedade. "Todos temos interesses em comum e a convicção de que a cooperação faz parte da caminhada para atingir este objetivo".

O secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, ressaltou que através do programa as crianças têm a oportunidade de aprender a trabalhar em conjunto. "Elas vão viver e crescer juntas e verão que na vida, se estiverem unidas, poderão obter resultados melhores". Segundo ele, a idéia é ampliar o projeto para outras escolas do município.

O programa

O Cooperjovem foi lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Cooperativa Castrolanda.

Com o objetivo é difundir o cooperativismo junto à comunidade escolar, fortalecendo a identidade cooperativista, estão sendo desenvolvidas ações, projetos e parcerias para que a criança experimente a proposta da cooperação com princípios cooperativistas, baseado em ajuda mútua e interesse pela comunidade.

O Cooperjovem terá duas fases. A primeira, "Iniciando a Cooperação", será desenvolvida com alunos da faixa etária de 6 a 13 anos e visa estimular a formação de uma consciência inicial sobre cooperação e cooperativismo. A segunda, "Vivendo Cooperação", vai abranger alunos na faixa etária dos 14 aos 24 anos e está estruturada para ampliar a percepção do sentido e da prática da cooperação e do cooperativismo, tendo como principal preocupação a preparação do jovem para o entendimento do mundo do trabalho por meio do empreendimento cooperativista.

Para desenvolver o projeto, os professores passaram por capacitação no mês de agosto de 2007 e receberam da Sescoop todo o material didático para trabalhar em sala de aula. As crianças ganharam cartilhas sobre noções do cooperativismo.

das assessorias: