O Projeto de Xadrez da Secretaria Municipal de Educação realizou torneio com 46 alunos participantes da Escola Professora Dalila Ayres na tarde de sexta-feira (26). Segundo educadores, o jogo tem melhorado a disciplina e concentração das crianças.
Na Escola Dalila Ayres, a diretora Silvana Westphal já sente uma melhora no desenvolvimento de seus alunos. "A gente vê que o jogo tem conquistado um grande número de alunos e, além de trabalhar o xadrez, em si, existe uma melhora na disciplina, na concentração, respeito ao próximo", explica. No evento, a escola premiou até o 5º lugar em três modalidades. No feminino, Jéssica Helouise Ferreira, da 2ª série, ficou em 1º lugar. No masculino, Clayton Machado Carvalho, da 4ª série, recebeu a primeira colocação. E, no grupo dos iniciantes, o primeiro lugar foi conquistado por Gabriel Matos da Silva, da 2ª série.
Trabalhado pela professora e responsável pelo projeto, Josiane Müller, o xadrez é apresentado desde a história, as regras, as jogadas em forma de exercícios para alunos de escolas municipais de Castro. Josiane passa um bimestre em cada escola e trabalha em duas escolas por semana. Os alunos praticam nas salas de aula e em torneios programados. O projeto já atinge 10 escolas na cidade e tem outra professora responsável, Simone Hekavei, que trabalha com as escolas do interior. Cerca de 600 crianças já estão praticando xadrez diariamente. "A gente vai continuar com os pólos em cada escola, com o trabalho de monitoramento uma vez por semana. O xadrez tem sido muito bem aceito pela equipe pedagógica das escolas e pelos alunos", conta Josiane
das assessorias: