Jovens com idade entre 18 e 29 anos terão auxílio financeiro para estudar
O coordenador de Políticas de Juventude da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, Márcio Carvalho, lançou nesta sexta-feira (12) em Castro, no Senac, o programa Pró Jovem Urbano que oferece 400 vagas para qualificação profissional e conclusão do ensino fundamental para jovens com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever.
Carvalho destaca que o programa tem como objetivo reincluir jovens no processo de escolarização e no mundo do trabalho, além de incentivar a participação cidadã através de ações comunitárias. "Nossa meta é fazer com que 400 jovens de Castro tenham mais escolaridade e oportunidade de se preparar para o mercado do trabalho", explica.
O programa funcionará com aulas diárias durante 18 meses meses. Além das disciplinas para conclusão do ensino fundamental, o aluno terá qualificação profissional nas áreas de Telemática nas modalidades de telemarketing, televendas e operador de microcomputador e na área de Administração as modalidades de arquivista, office-boy e office-girl. Cada aluno receberá auxílio financeiro de R$ 100,00 por mês desde que tenha 75% de freqüência nas aulas.
O programa é financiado pelo governo federal por meio do governo estadual que repassará ao município de Castro mais de R$ 1milhão em 18 meses.
Parceria
Para mobilizar os jovens com idade entre 18 e 29 anos, a Secretaria de Estado está fazendo parceria com a Prefeitura através das secretarias municipais para divulgar o programa. Os interessados podem fazer a matrícula até o dia 20 de dezembro e depois de 20 de janeiro a 20 de fevereiro no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello e Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Nisgoski. As aulas iniciam em 6 de março de 2009.
A superintendente da Criança e do Adolescente de Castro, Rosemara Alves destaca que o programa oferece uma chance para os jovens resolverem a vida escolar e obter profissionalização. "Dessa forma, conseguirão concorrer com mais igualdade no mercado de trabalho".
das assessorias: